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Home BS

ECOSPORT TITANIUM 2020: ANDANDO COM PNEUS QUE RODAM VAZIOS (COM VÍDEO)

identicon por Bob Sharp
21/03/2019
em BS, Testes
Fotos de Paulo Keller - 
Vídeo e edição de Márcio Salvo

Fotos de Paulo Keller - Vídeo e edição de Márcio Salvo



Para a linha 2020 do suve EcoSport a Ford empreendeu duas mudanças importantes. Uma, a versão Titanium passa a ser propulsionada pelo motor  tricilindro 1,5-litro de 130/137 cv e 15,6/16,2 m·kgf, e não mais o 2-litros Direct Flex, de injeção direta, 170/176 cv e 20,6/2,5 m·kgf, Esse a partir de agora passa a ser exclusivo da versão Storm AWD, de tração nas quatro rodas do tipo sob demanda nas rodas traseiras.

Outra mudança, e restrita ao Titanium, é a eliminação do estepe externo fixado na porta de carga, solução aplicada no primeiro EcoSport, em 2003. Não o foi por razões estéticas, mas por não haver espaço para o estepe no porta-malas ou mesmo  sob ele, já que derivara do Fiesta, um hatchback compacto cuja arquitetura praticamente não mudou desde então — houve ligeiro aumento do entre-eixos em 31 mm, para 2;521 mm, na segunda geração, em 2012.

Visual da traseira ficou “normal”, para muitos mais simpático

Nesses anos todos o estepe externo foi alvo de discussão acalorada entre os que o apreciavam e os que não. Era defendido sob alegação de que era o jeito por não haver espaço no veículo e também — pode-se estimar meio a meio — pelo ar aventureiro, de carro “de briga”. Já os contra argumentavam ser muito feio e ser uma preocupação a mais ao estacionar para não danificar o carro de trás, além de certa vulnerabilidade para a o furto. Eu pertenço a esse grupo.

A Ford brasileira resolveu acompanhar seus pares no mundo, como Espanha, e criar a versão “sem estepe na traseira”, ou melhor, sem estepe nenhum. Para isso só havia um jeito, dotar o modelo de pneus tipo run flat, capazes de rodar sem ar sob pressão. Todo esse processo foi amplamente mostrado na matéria do Carlos Meccia, “Sem estepe!” há menos de dois meses.

A grande novidade da versão está nas rodas, com o uso de pneus que rodam vazios, os chamados run flat fornecidos pela Michelin

O EcoSport Titanium tem preço público sugerido de R$ 103.890. Os únicos opcionais são as cores, que variam de R$ 700 a R$ 1.450, porém a do veículo testado, vermelho Arpoador, não implica custo adicional.

O Titanium é bem recheado de equipamentos desejados como teto solar, controle de estabilidade e tração bem como anticapotagem, sete bolsas infláveis (a sétima é para os joelhos do motorista), direção eletroassistida, ar-condicionado automático digital,.multimídia SYNC 3, câmera de ré, controle de cruzeiro com comando no volante, e claro, câmbio automático epicíclico de 6 marchas “da casa”, o Ford 6F-15. Na lista de equipamento no final, em seguida à ficha técnica, pode-se conhecer todos os itens da versão, que são de série.

A lamentar, como vem ocorriendo cada vez mais na indústria, a falta da faixa degradê no para-brisa e das alças de teto..

No uso

O EcoSport continua prazeroso de andar. O interior claro tem minha apreciação e considero-o uma boa decisão da Ford, mesmo sabendo que muitos preferem o mais comum preto. Dentro tem-se impressão de ser mais arejado e amplo. A posição de dirigir é boa e há ajuste de altura e distância do volante, bem como de altura do banco do motorista. O diâmetro mínimo de curva, de 10,6 metros, é adequado.

Pode ser efeito psicológico, mas só de saber que não há mais aquele “trambolho” na porta de carga dá um certo alívio, uma sensação de normalidade. Sem o estepe lá atrás ficou mais fácil, mais natural, e mais leve, abrir e fechar esta porta.

Motor tricilindro moderno, 1,5 litro, duplo comando e 4 válvulas por cilindro entrega saudáveis 130 cv com gasolina e 137 cv quando com álcool

Motor e câmbio estão bem casados, esse automático epicíclico é agradável, possui os modos D e S, e as trocas manuais sequenciais são feita apenas pela borboletas no volante.Em 6ª a 120 km/h, velocidade verdadeira, o motor está a 3.000 rpm. As marchas sempre sobem quando o motor atinge a rotação de potência máxima, 6.500 rpm, e o estol do conversor de torque é a 2.200 rpm. Este bloqueia da segunda marcha em diante.

 

A Ford, lamentavelmente, não informa os dados básicos de desempenho (aceleração 0-100 km/h e velocidade máxima), mas estimo 10~10,5 segundos e 190 km/h, respectivamente.

O consumo declarado, segundo o Inmetro, é 9,8/6,8 km/l na cidade e 11,6/8,2 km/l, na estrada. Esses números do Inmetro, como tenho dito, são realistas. Tanto que no meu percurso misto habitual Moema-Maison Blanche o computador de bordo registrou 11,1 km/l de gasolina. Na estrada pode ser igual ou mesmo superar o consumo oficial, como numa ida ao litoral (ver adiante), em que a média ficou em 12,8 km/l. Em uso normal na cidade o consumo variou entre 9,5 km/l e 10,5 km/l.

Eu “atrás de mim”, espaço bem razoável; note que não há alças de teto

A outra questão era como se comportariam os pneus run flat no uso normal. Fora o ruído de rolagem maior do que estamos habituados hoje, o comportamento dinâmico — curvas e frenagem — não mostra diferença palpável. Tampouco o grau de conforto nosso deteriorado piso é menor. Fiz questão de dirigi-lo num trecho de terra severo, a subida ao Morro do Capuava em Pirapora do Bom Jesus, e nenhum desconforto a adicionai senti. Fui ao litoral (Guarujá) e nada fora do normal foi observado.

 

A conclusão é mesmo eu sendo apreciador do estepe 100% operacional, é tranquilizador saber que um furo de pneu não obrigará a fazer a troca eventualmente em situação inconveniente ou mesmo perigosa. Não tive oportunidade de testar o procedimento de reparo com o selante e a bomba de ar elétrica que acompanha o veículo, mas creio ser eficaz.Agora é esperar a resposta do mercado à novidade, porque mesmo que seu porta-malas pudesse ser maior que 356 litros e sua carga útil seja de apenas 390 kg, os demais atributos que se espera de um carro, o EcoSport Titanium em sua configuração atual tem todos

Assista ao vídeo:

 

BS

Atualizado em 21/3/19 às 23h10 com ampliação da lista de equipamentos e informação do consumo Inmetro.

FICHA TÉCNICA NOVO FORD ECOSPORT TITANIUM RUN FLAT 2020
MOTOR
Denominação 1,5 3C Ti-VCT FLEX
Tipo 3 cilindros em linha, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, 4 válvulas por cilindro, duplo comando de válvulas acionado por correia dentada imersa em óleo, variador de fase na admissão e escapamento, atuação das válvulas indireta por alavancas roletadas com fulcro hidráulico, injeção no duto, flex, sistema de partida a frio Ford Easy Start sem injeção de gasolina
Diâmetro e curso (mm) 84 x 90
Cilindrada (cm³) 1.496
Taxa de compressão (:1) 12
Comprimento da biela (mm) 143,2
Relação r/l 0,314
Potência (cv/rpm, G/A) 130/137/6.500
Torque  (m·kgf/rpm, G/A) 15,6/16,2/4.500
Rotação de corte (rpm) 6.750
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente uma a ré; tração dianteira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,584; 2ª 2,964; 3ª 1,912; 4ª 1,446; 5ª 1.000; 6ª 0,746; ré 2,943
Relação de diferencial 3,94
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade
Relação de direção n.d.
Número de voltas entre batentes 2,6
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Tambor/n.d.
Controle ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente para frenagens de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 7Jx17
Pneus 205/50R17V Run Flat (Michelin ZP)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, suve, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,35
Área frontal calculada (m²) 2,39
Área frontal corrigida (m²) 0,83
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.096
Largura (sem/com espelhos) 1.765/2.057
Altura 1.693
Distância entre eixos 2.521
Altura livre do solo 200
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 356 (1.178 com banco traseiro rebatido)
Tanque de combustível 52
PESOS)
Em ordem de marcha (kg) 1.310
Bruto total (kg) 1.700
Carga útil (kg) 390
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h, s G/A) n.d.
Velocidade máxima (km/h, G/A) n.d.
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/l, G/A) 9,8/6,8
Estrada (km/l, G/A) 11,6/8,2
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 última marcha (6ª, km/h) 39,4
rpm a 120 km/h em 6ª 3.000

 

EQUIPAMENTOS FORD ECOSPORT TITANIUM RUN FLAT 2020
SEGURANÇA
Abertura e fechamento global das portas, vidros e teto solar
Ajuste de altura de ancoragem dos cintos dianteiros nas colunas
Ajuste elétrico dos retrovisores
Alarme antifurto
Alerta de manutenção programada por tempo e/ou quilometragem
Assistêbcia de emergência em conexão com o Samu
Assistente de partida em aclives
Aviso de cintos de segurança dianteiros desatados
Aviso de pressão baixa dos pneus com leitura da individual da pressão
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais, de cortina e para joelhos do motorista (7)
Câmera de ré com linhas de trajetória
Chave programável com funções de segurança (MyKey)
Cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça nos três lugares do banco traseiro
Comando de travamento dos vidros traseiros pelo motorista
Conrole de estabilidade e tração (AdvanceTrac)
Controle anticapotagem
Controle de descida
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior
Faróis de neblina
Faróis haógenos tipo projetores
Imobilizador de motor
Luz de acompanhamento
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego transversal à retaguarda
Pneus Run Flat Michelin ZP
Repetidoras de setas nos espelhos
Retrovisores com espelho asféricos (dois raios)
Sensor de estacionamento traseiro
Travamento automatico das portas ao o veículo atingir 15 km/h
Travas para crianças nas portas traseiras
TECNOLOGIA
Acendimento automático dos faróis
Acesso e partida do motor por botão com chave presencial
Comandos de voz para áudio, telefone e navegador
Computador de bordo
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante
Controle ativo da grade frontal
Controle de áudio no volante
Direção eletroassistida indexada à velocidade e com compensação de vento lateral e caimento da pista
Espelho interno fotocrômico
Limpador de para-brisa com temporizador e velocidade variável
Multimídia SYNC 3, tela tátil de 8 pol, navgador,compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, App Link, rádio AM-FM
Sensor de chuva
Sistema de áudio Sony Premium Sound com 9 alto-falantes
Tela em cores de 4,2 pol no quadro de instrumentos
Tomada USB (2)
INTERIOR
Acionamento elétrico um-toque em todos os vidros com proteção antiesmagamento
Ajuste de altura do banco do motorista
Ajuste de altura e distância do volante de direção
Ajuste lombar no banco do motorista
Apoios de cabeça dianteiros com ajuste de altura
Aquecedor
Ar-condicionado automático e digital
Assoalho do porta-malas com dois níveis alternáveis
Aviso de faróis ligados
Aviso de portas malfechadas
Banco traseiro dividido 60:40 e com encostos rebatíveis
Bancos revestidos de couro ecológico Light Stone
Bolsas porta-revistas no dorso do encosto dos bancos dianteiros
Console central com compartimento climatizado
Console central com porta-objetos
Controle da intensidade da iluminação dos instrumentos
Descansa-braço integrado ao console central
Desembaçador do vidro traseiro
Fechadura elétrica do porta-malas
Ganchos para sacolas no porta-malas
Iluminação do porta-malas e do porta-luvas
Luzes de leitura dianteiras
Para-sóis com espelhos
Ponto de energia de 12 V
Porta-luvas climatizado
Porta-óculos
Tapetes de borracha
Volante de direção revestido de couro
EXTERIOR
Alças para reboque traseira e dianteira
Aplique preto na colunas centrais
Bagageiro de teto
Carcaças dos espelhos e maçanetas externas na cor do veículo
Faróis com acabamento cromado
Grade dianteira cromada
Lavador e limpador do vidro traseiro
Luzes de rodagem diurna em LED
Maçanetas externas na cor do veículo
MolduRa do farol de neblina em preto
Para-choques na cor do veículo
Teto solar de vidro elétrico

 

 



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Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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