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Home CM

SEM ESTEPE!

Nem pendurado na traseira, nem alojado em lugar nenhum: o Ford EcoSport Titanium 2020 adota pneus run flat, que rodam mesmo vazios.

identicon por Carlos Meccia
01/02/2019
em CM, Lançamentos, Tecnologia






Imagine-se viajando com a família, à noite e o pneu murchar. Se trocar um pneu já não é tarefa fácil de dia, no escuro, então, a situação se torna tenebrosa, inclusive com alto risco de assalto ou até latrocínio, mesmo na cidade.  Posso também citar inúmeras situações em que a segurança de rodagem é afetada. Por exemplo, um pneu murchar repentinamente na estrada em velocidades altas, gerando instabilidade direcional do veículo e podendo causar acidentes graves. Com chuva então nem se fala…

Mesmo que muitos carros hoje tenham geometria de direção de raio negativo de rolagem que anula forças assimétricas como o esvaziamento súbito de um pneu dianteiro, ou sistemas de direção eletroassistida compensem essas diferenças, é preferível um pneu armado na roda do que totalmente murcho, mantendo a resposta de direção mesmo que um pouco menor.

É ai que entra a tecnologia Run Flat (RFT) em que o pneu, mesmo furado, continua mantendo boa parte de sua capacidade de rodagem, graças à sua estrutura interna apropriadamente reforçada.

A Ford brasileira introduziu esta tecnologia no EcoSport 2020, mas exclusivamente na versão Tittanium, com isso logrando eliminar o estepe, especialmente a solução até desde o primeiro EcoSport, em 2003, de fixá-lo externamente na porta de carga — solução polêmica do tipo ame-a ou odeie-a. Um evento de demonstração da tecnologia foi realizado em seu Campo de Provas na cidade de Tatuí, SP, e o AE estava lá para conferir.

Saindo do hotel rumo ao Campo de Provas em Tatuí pela rodovia Castello Branco (Foto: autor)

A primeira parte da apresentação foi conduzida na estrada, um percurso de 54 quilômetros do Hotel Fasano Boa Vista no km 102 da Rodovia SP-280 Castello Branco, até o Campo de Provas, para que os jornalistas pudessem avaliar o comportamento do RFT, em termos direcionais e ruído de rolagem em velocidade entre 100 km/h e 120 km/h. Mas o melhor estava ainda para acontecer.

A Ford preparou em seu Campo de Provas avaliações comparativas do EcoSport de série versus o equipado com RFT, simulando várias situações de rodagem, incluindo slalom. A velocidade do veículo foi sempre de 80 km/h, que é a velocidade máxima recomendada na situação de pneu completamente vazio. O circuito era composto de duas voltas na pista de alta velocidade e duas passagens entre cones espaçados de 9 metros com mudanças alternadas e sucessivas de faixa (slalom).

Teste de mudança continua de faixa a 80 km/h; L = 9 metros

A Ford preparou várias situações de utilização do EcoSport:

• EcoSport com pneus convencionais, calibrados com a pressão recomendada

• EcoSport com Run Flat Tires, também calibrados com as mesmas pressões dos pneus convencionais

• Ecosport com RFT traseiro murcho

• EcoSport  com RFT traseiro murcho,com furo de 19 mm no flanco do pneu

• EcoSport com RTF com os dois pneus traseiros murchos, com furos de 19 mm nos flanos. Esse teste foi para avaliar a condição realmente limite em termos de estabilidade direcional e capacidade de rodagem (esta situação de dois pneus murchos simultaneamente não é recomendada pelo fabricante do pneu).

Note que o pneu foi perfurado no local, com auxilio de furadeira elétrica e serra copo de 19 mm. A saída do ar foi violenta,como esperado..

Preparação para furar o pneu
Pneu RF com furo de 19 mm diâmetro no ombro

 

Resumo dos resultados

No Campo de Provas, os testes foram realizados com o veículo vazio, somente com o motorista.

Pneus convencionais versus Run Flat na condição cheios não apresentaram diferenças perceptíveis entre a capacidade dinâmica e ruído de rolagem.

O pneu RF traseiro murcho deteriora levemente a capacidade dinâmica, porém perceptível apenas por especialistas.

O pneu traseiro murcho com furo de 19 mm no flanco deteriora  sua capacidade dinâmica, porém nada crítico, uma condição aceitável.

Com dois pneus traseiros murchos e furos de 19 mm no flanco, o veículo se torna instável, sendo necessário baixar sensivelmente a velocidade para menos de 50 km/h para garantir dirigibilidade. Porém, esta situação, como já disse, não é recomendada pelo fabricante dos pneus e obviamente também pela Ford.

 

Outros detalhes

Os pneus run flat para o EcoSport foram desenvolvidos em conjunto com a fabricante Michelin, que os chama de ZP (zero pressure, pressão zero), na medida 205/50R17, a mesma do Titanium anterior. Construtivamente, os reforços de rodar vazio se concentram no talão, que tem mais arames estruturais, no flanco, com aumento de borracha e outros detalhes de amarração com a banda de rodagem.

A eliminação do estepe na tampa traseira requereu algumas modificações no EcoSport Titanium:

•  Molas traseiras com altura livre revisada

• Adicionado reforço interno na tampa, pois o suporte do estepe (removido) também tinha função estrutural

• Ajuste fino do controle eletrônico de estabilidade do veículo

• Rodas com rampa de apoio no talão para aumentar a resistência à detalonação do pneu

• Indicação da pressão dos pneus, individualmente, no quadro de instrumentos.

 

Indicador individual de pressão dos pneus (Foto: divulgação)

Não foi tomada nenhuma ação em relação ao aumento de 0,5 dB no ruído de rolagem e ao aumento de 2% na resistência ao rolamento do pneu Run Flat.

As pressões recomendadas foram mantidas iguais às dos pneus convencionais.

Os pneus RF são considerados como peças originais de reposição e estarão disponíveis  em todas as concessionárias Ford no Brasil ao preço de R$ 899,00 cada. Como referência, o pneu convencional na mesma medida custa R$ 663,00.

O fabricante do pneu não recomenda misturar pneus normais com RF. Na realidade a Ford proíbe esta prática, não se responsabilizando caso aconteça um acidente, ficando por conta do consumidor.

 

Reparo

A reparação do pneu num borracheiro é feita como num pneu convencional desde que o furo na banda de rodagem seja de até seis mm de diâmetro, mediante uso de plugue de reparação. Com o pneu furado, sem reparo, a recomendação do fabricante é rodar no máximo 80 quilômetros à velocidade máxima de 80 km/h. Reparação de furos no flanco do pneu não é recomendada.

O conjunto de reparo de bordo consiste de um compressor e um recipiente contendo material selador para ser colocado no compressor ´É incluído no pacote de segurança do EcoSport Titanium para reparo de furos na banda de rodagem de até 6 mm de diâmetro, e o selador permite rodar até 200 quilômetros a 80 km/h.

O kit´para reparação do pneu RF

 

A questão do peso

A Ford informa que o EcoSport Titanium, agora disponível só com motor tricilindro de 1, 5 litro, ficou 13 kg mais leve com retirada do estepe, seu suporte na porta de carga, macaco e chave de roda, e que o peso em ordem de marcha é 1.310 kg, Mas a versão Titanium anterior, com motor Duratec Direct Flex de 2 litros e mesmo câmbio pesa 1.359 kg, portanto uma redução de 49 kg; Mas comparando com o FreeStyle de mesmo motor e câmbio do Titanium, e com estepe, macaco e ferramentas, pesa 1.297 kg, embora com pneus menores (205/60R16) e rodas idem, claro.

.A roda completa (roda mais pneu) da versão run flat certamente pesa mais do que a com pneus convencionais por conta dos reforços no pneus, uma informação fácil de dispor quando se é fabricante. Vou procurar esse dado junto à Ford.

 

Conclusão

Vejo os pneus run flat com muito mais vantagens do que desvantagens, principalmente em segurança de rodagem, podendo evitar graves acidentes ao mantendo a integridade de comportamento muito próxima da oferecida pelos pneus convencionais..

Outra vantagem no caso do EcoSport Titanium é ter acabado o estepe “pendurado” na traseira, que considero um estorvo, especialmente na hora de manobrar para estacionar paralelamente à guia da calçada e também para manusear a porta de carga. Sem o estepe atrás o EcoSport ficou 173 mm mais curto de ponta a ponta,.

A versão Titanium tem preço público de R$ 103.890 e inclui teto solar elétrico, sete bolsas infláveis, sistema de monitoramento de ponto cego e tráfego transversal, painel em material macio, bancos de couro ecológico, sensor de presença para acesso inteligente e partida sem chave, central multimídia SYNC 3 com tela de 8”, faróis de xenônio, luzes de rodagem diurna em LED, sensor de chuva e rodas de liga de alumínio de 17 polegadas.

(quatrorodas.abril.com.br)

Mas o fato é que as mulheres, particularmente, vão adorar não ter que trocar o pneu em caso de furo.

CM





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identicon

Carlos Meccia

Engenheiro mecânico formado pela FEI (Faculdade de Engenharia Industrial) em 1970, trabalhou 40 anos na Ford brasileira até se aposentar. Trabalhou no campo de provas em Tatuí, SP e por último na fábrica em São Bernardo do Campo. Dono de amplo conhecimento de automóveis, se dispôs a se juntar ao time de editores do AUTOentusiastas após sugestão do editor Roberto Nasser.

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