• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

MAIS PROTEÇÃO PARA MULHERES, IDOSOS E BEBÊS

identicon por Fernando Calmon
01/04/2021
em Coluna Fernando Calmon, Especial - Fernando Calmon - Destaque do Editor, FC
Foto: visagetechnologies.com

Foto: visagetechnologies.com







Novas exigências de segurança aumentam paulatinamente e os desafios surgem quando os estudos se aprofundam. As pessoas que utilizam veículos leves de transporte têm altura, peso, massa muscular, idade e gênero variados. Todos precisam de proteção, dentro ou fora de um veículo. Da forma que regulamentos de hoje são criados, a maioria dos manequins (dummies, em inglês) de testes de colisão em uso baseia-se no padrão do corpo masculino.

A regulamentação atual exige que todos os modelos de carros novos sejam avaliados, antes de chegarem ao mercado. Segundo pesquisadores da entidade sueca SAFER, o risco de uma mulher ficar gravemente ferida em um acidente com as mesmas forças de impacto é cerca de duas vezes maior do que o de um homem. Mas, se acredita que até 2030 haverá uma evolução.

Outra entidade de pesquisa, sediada na Austrália, afirma que pessoas com mais de 65 anos têm nove vezes mais probabilidade de sofrer lesões graves durante um acidente de carro. Acessórios que mudam a geometria de um cinto de segurança ou a postura de um motorista podem aumentar a chance de lesões no tórax. O correto é ajustar o banco em vez de sentar em uma almofada ou colocar algo atrás das costas. Agindo dessa forma, o idoso provavelmente estará mais protegido.

Um pioneiro sistema de sensor de alta precisão, capaz de detectar sinais vitais de um bebê, ajuda a evitar mortes trágicas por insolação, caso seja esquecido dentro de um carro trancado. Só nos EUA são 39 ocorrências por ano em média. Quando uma criança desacompanhada é detectada, sistemas de alarme e comunicação do veículo alertam os responsáveis ??ou transeuntes por meio de luzes piscando, sons ou mensagens de smartphone. Baseado em tecnologia de radar, o VitaSense da empresa IEE, de Luxemburgo, respeita a privacidade, pois nenhuma câmera é usada.

Atualmente, tanto União Europeia quanto EUA estudam regulamentar esse sistema de monitoramento, que já está em produção. O suve Genesis GV70 (marca de luxo da Hyundai) é o primeiro modelo equipado com esta nova solução de sensoriamento opcional.

Taigo europeu, pouco diferente do Nivus

Previsto para estrear em agosto, com chegada ao mercado até dezembro, o VW Taigo é um crossover compacto. Pelos desenhos divulgados pela marca alemã promete esquentar a concorrência no segmento de suves que significa em torno de 40% das vendas totais no Velho Continente, somando-se todos os portes e preços.

Produzido em Pamplona, na Espanha, o novo modelo é a versão europeia do Nivus, projetado no Brasil. Em comunicado distribuído na Alemanha, no último dia 30, se destacou “uma posição elevada do banco do motorista”, naturalmente para os padrões da Europa. Aqui a diferença entre Nivus e Polo é bem pequena, em termos de vão livre do solo, mas a posição ao volante é a mesma.

O nome Taigo é muito semelhante ao do carro-conceito Taigun, baseado no up!, que a VW do Brasil apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo de 2012. O projeto foi abandonado por suas dimensões internas acanhadas. O nome Taigun será revivido agora na Índia, em meados de abril, mas no caso trata-se do T-Cross com leves retoques.

No Brasil haverá uma versão mais básica do Polo, chamada de Track, a ser produzida em Taubaté (SP) até o começo de 2022. A VW fará algumas simplificações nesta arquitetura, que terá maior índice de peças e componentes locais.

Alta Roda

 YARIS CROSS ADVENTURE, anunciado agora pela Toyota para iniciar as vendas na Europa em setembro próximo, adota a fórmula tradicional que atende à demanda aquecida por essa proposta. Embora o Yaris produzido no Brasil seja diferente do europeu (lá apenas em versão híbrida), parece bastante provável que essa versão também apareça aqui, produzida em Sorocaba, SP. O termo Adventure popularizou-se no Brasil pela Fiat desde 1999. E até hoje é inspirador…

FORD confirmou a chegada do Bronco Sport em maio, produzido no México e assim isento de imposto de importação. Este suve tem estrutura monobloco adequada aos tempos atuais, estilo atraente e pacote tecnológico de ponta. Já está à venda na Argentina. Lá a carga fiscal é só um pouco menor que o Brasil, então os preços em dólar aproximam-se aos daqui. Se convertidos pela taxa cambial de R$ 5,60 o Bronco Sport partiria, teoricamente, de R$ 247.000. A fabricante lançou a série especial Ranger Black e inédita opção de capota marítima elétrica com controle remoto de abertura e fechamento.

EMPRESAS que desenvolvem rastreamento de veículos furtados e roubados poderão oferecer novos serviços, quando a telefonia 5G estrear no Brasil em 2022. Porém, a cobertura atual é eficiente, segundo Amit Louzon, presidente da Ituran: “O fluxo de dados não é tão volumoso e trafega bem até na tecnologia mais antiga, a 2G. Nossos equipamentos atuais são 4G e não teremos problemas para adaptação à 5G”, afirmou.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é  de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Anterior

LAMBORGHINI URUS BATE RECORDE DE VELOCIDADE NA NEVE

Próximo

LIBERADOS TREINOS PARA A COPA BRASIL DE KART 2021

identicon

Fernando Calmon

Próximo
Foto: Mário Ferreira

LIBERADOS TREINOS PARA A COPA BRASIL DE KART 2021

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In