• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

POR QUE TANTAS MARCAS DE CARRO ESTÃO MUDANDO O LOGOTIPO?

QUATRO ESTRATÉGIAS AJUDAM A EXPLICAR A RAZÃO DE 7 FABRICANTES TEREM RENOVADO SEUS EMBLEMAS EM MENOS DE UM ANO

identicon por Zeca Chaves
13/03/2021
em Destaques, Panorama, ZC






O logotipo da Coca-Cola é quase o mesmo desde 1887, a General Electric (GE) mantém o seu há mais de um século e o símbolo da IBM já passou dos 50 anos. Se o logotipo de uma empresa é tão importante e duradouro, por que estamos assistindo a uma onda de fabricantes de automóveis alterando seus emblemas ao mesmo tempo?

Em menos de um ano, sete marcas fizeram essa modificação: BMW, Fiat, Nissan, Kia, GM, Peugeot e Renault. O curioso é que estas quatro últimas divulgaram suas reestilizações apenas nos primeiros três meses de 2021.

Um movimento tão coordenado, no entanto, está longe de ser coincidência. Há quatro estratégias que, combinadas entre si, ajudam a explicar essa tendência de renovação visual simultânea.

1) Mudança no seu posicionamento ou do mercado

O logotipo é quase um documento de identidade visual de uma companhia, um RG corporativo pelo qual o consumidor reconhece uma marca assim que põe os olhos nele. Então vamos pensar: por que uma pessoa muda sua carteira de identidade por vontade própria? Porque ela já não se reconhece mais como o mesmo indivíduo que era antes – ou quer que os outros a vejam assim.

Pois é a mesma coisa com as empresas. Neste momento, todos os fabricantes de automóveis estão passando por uma transformação nos seus produtos — de carro a combustão para o elétrico — e no seu modelo de negócio — da venda de veículos para o fornecimento de soluções de mobilidade, como aluguel ou uso dos dados gerados.

Portanto, todas as empresas abraçaram essa renovação visual porque realmente estão mudando sua mentalidade dentro da indústria ou porque querem que o público tenha essa percepção. Porém isso é apenas o principal motivo, não o único.

GM e Nissan assumem abertamente a inspiração nos veículos elétricos

2) Adesão à eletrificação

Depois da mudança decidida, o próximo passo é escolher que direção o novo logotipo vai seguir. E é claro que no momento atual a maioria optou por deixar evidente que está abraçando a eletrificação de corpo e alma, que está olhando para o futuro e abrindo mão de padrões do passado.

É o caso da GM, que fez uma das reestilizações mais profundas. Segundo a empresa, a letra M sublinhada representa visualmente sua plataforma Ultium para veículos elétricos e o espaço em volta lembra a forma de um plugue elétrico.

Nessa categoria também entra o logo da Nissan. Apresentado em julho de 2020, foi projetado para ser iluminado nos próximos veículos elétricos. Assim, ele precisava ser nítido quando aceso na grade do carro e funcional quando exibido no papel ou em plataformas digitais.

3) Clareza e uso em celulares

Por falar em plataforma digitais, algumas marcas fizeram questão de que seus emblemas funcionassem visualmente tão bem nos carros quanto nas diminutas telas de celular. Por isso que estamos vendo uma safra de logotipos apostando em simplicidade e clareza.

BMW, Volkswagen e Fiat apostaram na simplicidade dos emblemas

Às vezes, são tão simples que desagradam uma parte dos fãs mais tradicionais da marca, como ocorreu com a Volkswagen. Mas essa simplicidade deu trabalho: consumiu o esforço de 19 equipes internas e 17 agências externas por nove meses.

Primeiro, adotou a cor azul, típico artifício (que a GM também usou) para se conectar à ideia de meio ambiente, digital e elétrico. Depois, as letras VW perderam o aspecto tridimensional e o efeito cromado, para funcionar desde num enorme outdoor na rua até numa tela muito pequena e pouco iluminada, como num relógio do tipo smartwatch.

Esse também foi o caminho adotado pela BMW, que fez em março de 2020 a maior alteração dos mais de 100 anos de história do seu emblema, e pela Fiat, que mudou o seu em julho do ano passado.

4) Retorno à tradição e caminho alternativo

Quando todos seus concorrentes estão indo na mesma linha de comunicação, talvez seja melhor ir para outro lado, justamente para criar uma diferenciação mercadológica.

Em vez de escancarar com obviedade a aclamação aos carros elétricos nos seus emblemas, duas francesas preferiram se conectar aos valores históricos da sua tradição. É o exemplo da Peugeot, que trocou o leão de corpo inteiro pela cabeça do felino, muito parecido com o símbolo que ela utilizava em 1960.

A Renault fez o mesmo ao substituir o tradicional losango tridimensional por um estilo minimalista, bem semelhante ao que adotou nos anos 1970.

Peugeot e Renault resgataram seu passado e Kia usou letras manuscritas

Já a coreana Kia escolheu um grafismo que parece uma assinatura manuscrita. Segundo a marca, “a linha rítmica e contínua do logotipo transmite o compromisso da Kia em trazer momentos de inspiração”. Seria uma maneira de representar o avanço contínuo da empresa para se tornar “ícone de mudança e inovação”.

Como sempre, o discurso corporativo é envolvente e inspirador, mas no final o que interessa é como o público vai reagir a esses desenhos que deveriam não só simbolizar o que a empresa pretende ser no futuro, mas também traduzir o legado conquistado ao longo das décadas.

Pelo que vimos até agora, alguns desses fabricantes fazem questão de esquecer seu passado. Bem diferente do que Coca-Cola, GE e IBM, por exemplo. E quais delas estão certas? Bem, isso só o tempo dirá.

ZC

A coluna “Panorama” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Anterior

O LAMBORGHINI COUNTACH LP 500 FAZ 50 ANOS

Próximo

LINHA M DA BMW COMEMORA 35 ANOS

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo

LINHA M DA BMW COMEMORA 35 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In