• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

DEZ TRAPALHADAS MAIS HABITUAIS DO MOTORISTA

identicon por Boris Feldman
13/03/2021
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto moonbh.com.br

Foto moonbh.com.br







Brasileiro é tão complicado ao volante que até mereceu ensaio do antropólogo Roberto da Matta.

 

Cruzamento –  O trânsito está lento e o motorista apressado para seu compromisso. Ao chegar ao cruzamento, o semáforo está passando do amarelo para o vermelho, mas ele não para. Aproveita o último segundo para se postar bem no meio da outra rua, bloqueando seu fluxo.

Na escola – O filho não anda de “Escolar” pois os pais não querem vê-lo dando voltas até chegar em casa. Vão então buscá-lo de carro, mas nem pensar em pedir que ande 50 metros até o portão da escola. Tem que ser exatamente defronte, nem que tenham de parar em fila tripla ou quádrupla.

“Só um minutinho” –  Nenhuma vaga disponível na longa fila de carros estacionados. Ele encosta então em fila dupla. Ou bem defronte a uma garage. Sai do carro, tranca a porta e vai resolver seu problema.  “É só um minutinho”…. e prende o outro que tentava sair da vaga ou da garage durante quase 30 minutos.

Buzina – Acionar prolongadamente a buzina sem nada que justifique, só para comemorar a vitória do time ou chamar alguém na casa ou apartamento, é infração de trânsito. E mais uma inestimável contribuição para dar nos nervos e irritar ainda mais outros motoristas. Vício internacional: já cansei de presenciar, em outros países, motoristas que pressionam a buzina sem nenhum motivo.

 “É bem devagarinho” – Levar criança no banco dianteiro é irresponsabilidade menor, comparada com o absurdo do pai que o coloca no colo, entre ele e o volante. “Mas é devagarzinho, ele adora brincar de motorista”. Como acidente só acontece com os outros (sic), nem imagina que pode acontecer um impacto e ele mesmo esmagar a criança contra o volante. Mesmo “devagarinho”…

Imagina! – Outra atitude impensada dos pais é acomodar crianças no porta-malas de perua, hatch ou suve. É uma farra e as crianças se divertem até. Até que venha um carro atrás e acerte sua traseira. Os pais irresponsáveis naturalmente nem imaginam que o projeto da traseira da carroceria (onde as crianças se divertem) prevê estruturas menos rígidas, de um material menos resistente, para que recuem no caso de um impacto traseiro. Como uma sanfona se fechando, absorvendo assim as forças do impacto e protegendo o habitáculo onde vão (ou deveriam estar) os passageiros. Alertados para o perigo, pais costumam reagir com um “Imagina se vai acontecer isso conosco!”….

Engate-bola – Um desrespeito aos outros motoristas é o automóvel equipado com o famigerado engate-bola. Aquele aparente, atrás do para choque traseiro, pronto para:

– rasgar a canela do pedestre que passa distraído e não percebe a “arma” engatilhada no seu caminho;
– danificar a placa ou o para choque do carro estacionado atrás;
– provocar um grave e irreparável desalinhamento no monobloco do próprio carro caso receba um impacto de outro automóvel, pois impede a ação de amortecimento do para choque.

Engate-bola é essencial para muitos, mas embutido no para choque. Ou ser retirado facilmente em carros que têm esse possibilidade caso não esteja em uso.

Há alguns anos uma fabricante desses engates, a Berco-Plion, expunha o produto em mostruários nas lojas de autopeças e oficinas, nos quais havia a mensagem “Coloque respeito na traseira do seu carro”. Quem da fabricante mandou fazer isso devia pegar 30 anos  de reclusão em regime fechado sem regressão da pena!

Quebra-mato – Felizmente essa aberração está sumindo das ruas. Uma traquibanda instalada no para-choque dianteiro, pronta para:

– danificar os carros estacionados à frente;
– prejudicar o sistema anti-impacto dianteiro do próprio carro;
– agravar as lesões no pedestre atropelado pelo carro e verdadeiro tiro de misericórdia no caso de uma criança, fatalmente atingida na cabeça. Também chamada de “quebra & mata”…

Luzes traseiras – A maioria dos motoristas ignora que luz traseira de neblina só deve ser acionada, como o nome diz, durante nevoeiro, cerração ou chuva. Em noites enluaradas, ofuscam o motorista que vem atrás. O mesmo com o pisca-alerta: só deve ser ligado ao parar no acostamento ou quase parando num congestionamento. Com o carro rodando, só serve para confundir os outros, que ficam sem saber se é seta direcional ou luz de freio ou tudo junto…

“Mais igual” – O antropólogo Roberto da Matta tem uma explicação para o complicado comportamento do motorista brasileiro em seu livro “Fé em Deus e Pé na Tábua” (Editora Rocco). Ele diz que “o brasileiro normal dirige, em geral, com estilo agressivo. Temos impaciência em ficar ao lado do carro daquele sujeito que, para a gente, é um atrapalhador porque dirige devagar demais. Enquanto isso, ele olha para você e pensa “Aquele cara é um débil mental porque está querendo correr”. No nosso trânsito, vale a teoria de que são todos iguais perante a lei, mas “eu sou mais igual que os outros….” e as ruas viram palco de disputas entre todos. Ônibus fecha automóvel, taxista é mais importante que particular, motoqueiro despreza o ciclista e este o pedestre”.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

LINHA M DA BMW COMEMORA 35 ANOS

Próximo

TOYOTA COROLLA CROSS (VÍDEO DE 1')

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: AE/Gerson Borini

TOYOTA COROLLA CROSS (VÍDEO DE 1')

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: extremetech,com

QUEM PRECISA DE TODA ESSA TECNOLOGIA NO AUTOMÓVEL?

10/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

10/04/2021
(Divulgação)

O QUE NINGUÉM CONTA SOBRE OS CARROS ELÉTRICOS

10/04/2021
Fotos: Divulgação Hummer

GMC HUMMER E CHEVROLET SILVERADO ELÉTRICOS SERÃO PRODUZIDOS

10/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In