• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA?

identicon por Bob Sharp
21/02/2021
em Análises, BS
Foto: autoindustria.com.br

Foto: autoindustria.com.br







“Há qualquer coisa no ar, além dos aviões de carreira”, a frase que imortalizou Apparício Fernando de Brinkerhoff Torelly, que utilizava o falso título de nobreza Barão de Itararé (1895-1971), reflete bem o que se vem observando na indústria automobilística. Ela anda muito estranha.

Reunião da mesa diretora de uma fabricante de automóveis: “Senhores, precisamos encontrar uma maneira de aumentar nossa lucratividade. Carros pequenos deixam pouca margem de lucro, portanto paremos de fabricá-los. Vamos a partir de agora nos concentrar na produção de suves, que deixam uma margem de lucro bem maior.”

A brilhante ideia é aplaudida e aprovada.  A decisão é levada ao conhecimento do mercado geralmente pelo presidente-executivo de fabricante num encontro com a imprensa.

A decisão tem a lógica empresarial de lucro ser fundamental para qualquer negócio ser sustentável. Mas parece que um detalhe importante foi esquecido na nova estratégia: ela foi “combinada com os russos”? O mercado, o consumidor irá se conformar com o fato de não poder mais comprar carros compactos, de baixo preço? Irá  se conformar com o fato de se quiser um carro novo terá que passar forçosamente para um suve e pagar bem mais por isso, mesmo que seja um suve de entrada?

Francamente, é um quadro difícil de compreender. Afinal,  é isso mesmo que o mercado quer ou ele está sendo levado pelos desígnios dos fabricantes e não tem como escapar desse novo cenário? Dará certo a nova estratégia de produto ou não ter combinado com os russos será um tiro n’água?

Na contramão da História

Historicamente, automóveis sempre foram  caros, ao  alcance de poucos. Nos Estados Unidos, Henry Ford viu que poderia alargar a base do mercado com carros de baixo preço, para isso contando com dois fatores: construção simplificada e alto volume. O conceito levou ao Modelo T em 1908, estendendo o automóvel ao homem comum e com preços cada vez menores devido ao aumento de produção, começando com 800 dólares e chegando a pouco menos de 500 dólares nos 27 anos em que esteve em produção.

Citroën 2CV 1948 (Foto: pinterest.com)
Citroën 2CV 1948 (Foto: pinterest.com)

Na Europa esse movimento começou um pouco mais tarde, metade de década de 1930, com tradicionais fabricantes como Opel, Citroën, Peugeot, Fiat visando produzir carros populares, bem como o próprio governo alemão com o projeto do carro do povo (Volkswagen). O que se viu é desnecessário dizer, o automóvel se tornou acessível ao homem comum.

No Japão demorou um pouco mais, foi preciso chegar à década de 1960 para surgirenToyotas e Hondas acessíveis.

Hoje a indústria está na “engenharia reversa” em questão de produto, aos poucos eliminando os carros de fácil acesso, diminuindo a base da pirâmide, em nome da maior lucratividade por unidade. Não aprendeu com Henry Ford (e a própria Ford esqueceu-se dele) e nem com os esplêndidos resultados pós-Segunda Guerra Mundial na Europa e Japão. Daí o “anda muito estranha” citado no começo desta breve análise.

O porvir

Em meio a esse novo cenário  junta-se outro, a eletrificação., seja híbrida ou puramente elétrica. “Forças ocultas”, na verdade bem às claras, estão forçando a indústria a mudar seu rumo em produto. Essas forças são o banimento do motor a combustão nos automóveis dentro de 20 a 30 anos por alguns governos.. De novo, a pergunta: combinaram com os russos? Carros híbridos e elétricos podem ser eficientes, mas, e o preço, por enquanto incomparavelmente mais alto do que um veículo equivalente de motor a combustão, mesmo  subsidiados nos países de origem? Haverá compradores?

Peugeot 208-e elétrico (Foto: AE/Gerson Borini)
Peugeot 208-e elétrico (Foto: AE/Gerson Borini)

Isso sem contar a nossa indústria, local, em que não se vislumbra fabricar elétricos. Só a Toyota, com o Corolla Altis Híbrido, deu a partida, mas tem alto preço, R$ 135 mil e R$ 142,5 mil (Altis Premium). Isso mesmo com desconto de 50% do IPVA (São Paulo) e menos dois pontos porcentuais do IPI.

Tudo isso que está acontecendo tem remédio? É a indústria se convencer que não deve esquecer os menos afortunados que amanhã poderão lhe proporcionar o almejado — e sustentável — maior lucro.

BS





Anterior

NÃO COMPRO CARRO DA APPLE, POIS JÁ PASSEI RAIVA COM OS iPHONES

Próximo

NOVO CAUSO: O 'VW FUSCA' DO VALDEMIR

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo

NOVO CAUSO: O 'VW FUSCA' DO VALDEMIR

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021
Foto: Haas

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

23/02/2021

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ DO VALDEMIR

22/02/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021
Foto: Haas

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

23/02/2021

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ DO VALDEMIR

22/02/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In