• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Falando de Fusca & Afins

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ DO VALDEMIR

ESTE CAUSO É DE COMO UM FUSCA HÁ MUITO TEMPO PARADO FOI POSTO EM CONDIÇÕES DE USO E FEZ A ALEGRIA DE UM HUMILDE SERVENTE, QUE PASSOU A SER O SEU ORGULHOSO DONO

identicon por Alexander Gromow
01/03/2021
em Falando de Fusca & Afins






Recebi recentemente um e-mail de Luciano Hernandez Gonzalez Júnior, que trabalha na engenharia de uma fabricante de automóveis, mas veremos maiores detalhes na apresentação dele no fim do causo. Ele acompanha o meu trabalho e de vez em quando comenta matérias da minha coluna “Falando de Fusca & Afins”. Ele disse que “Já nos falamos pessoalmente algumas vezes (Box 54, Salão do Automóvel de 2018) e eu gostaria de te enviar um causo interessante chamado ‘O Fusca do Valdemir”. Pois não é que o causo é interessante mesmo?


O Fusca do Valdemir

Por Luciano Hernandez Gonzalez Junior

Aos que me conhecem, sabem que eu possuo alguns Volkswagen mais antigos, e fora estes, sempre estou ajudando algum amigo que também os possui também, seja ajudando na manutenção, na compra de peças, etc. sem contar os Besouros do meu sogro Erivelto (1600 de fábrica 1976) e do cunhado Messias (1300 com motor 1600, também 1976).

Inevitavelmente apareço com estes carros no condomínio onde moro e lá temos um servente chamado Valdemir. Ele sempre dá uma parada para saber dos Volkswagens mais antigos com os quais eu apareço, mas ele fica fascinado mesmo é com os Fuscas.

Em uma manhã de dezembro último eu estava na piscina do condomínio com minha filha e ele foi chegando e puxando conversa sobre carros e me perguntou se eu sabia da existência de algum Fusca para vender.

“Caramba, Valdemir, Fusca bom é caro! Não lembro de nenhum não, mas vou pensar em alguma coisa.”

Ele disfarçou, mas ficou meio cabisbaixo e saiu.

Fui para a casa e fiquei com aquilo na cabeça, até que tirei um coelho da cartola. Lembrei que um amigo de longa data tinha um Fusca 1972 que estava há muito tempo com ele, coisa de uns 20 anos. Tentou vender, mas não fez muita força, talvez porque houvesse algum sentimento para com o carrinho.

Passei a mão no telefone e liguei para ele:

—  Rodrigo, você ainda tem aquele Fusca?
— Tenho sim!
— Quer vender?
— Vender??? Se quiser eu te  faço uma doação. Ele está lá na empresa encostado desde março.
— Coloque preço, Rodrigo, tenho alguém para ele. Mas como está o carro?
— Faz muito tempo que não o vejo. Ah, ele é transformado para “Fafá”, é bom de assoalho e razoável de carroceria. O motor é novo, carcaça 0-km, 1600 a álcool, dupla carburação. Documentos OK e quatro pneus novos.. Tenho que colocar uma bateria nova e arrumar o motor de arranque.
—- Certo, põe preço.
— R$ 1.500,00 está bom?
— Faça o seguinte: troque a bateria, arrume o motor de arranque, faça os ajustes necessários para ele rodar e entregue o carro documentado por R$ 2.500,00. O que acha?
— Fechado!

Este é o carro do Rodrigo

Falando um pouco do carro, o Rodrigo comprou-o quando tinha 18 anos de idade (hoje, 37) por intermédio do seu pai, Messias. O carro à época pertencia à um mecânico amigo do pai do Rodrigo. Abaixo, algumas fotos do interior do carro:

 

Mas, eu conhecia esse carro bem antes de pertencer ao Rodrigo. Coisa de uns 30 anos atrás ele pertencia a um senhor que mora no nosso bairro. Ele montava uns carros bacanas para si;, fazia tudo, desde funilaria e pintura até o acabamento. Salvo engano, fazia tudo em casa.

Detalhe das lanternas traseiras tipo “Fafá” que foram adaptadas pelo Messias

Ele na época fez o carro do zero, transformou-o em “Fafá” e adaptou um painel de Gol primeira-série (1980–1986) no Fusca. Isso chamava a atenção de muitos que gostavam de carro nesse tempo — inclusive eu, nos meus 12 anos.

Um dos detalhes “especiais” deste carro o painel adaptado de Gol primeira série

Esse carro era muito vistoso e bem-feito, mecânica 1600 com dupla carburação, escapamento de Puma e alguns acessórios de época. Porém, em 30 anos muita coisa se passou na vida deste Fusca.

Motor 1600 do Fusca com dupla carburação

Lembro-me deste senhor quase que simultaneamente montar um Brasília da mesma cor, com as mesmas rodas de liga leve e o mesmo painel de Gol adaptado, chamando muito a atenção na época.

Retornando ao causo, passados alguns dias o Rodrigo mandou o guincho buscar o velho besouro na empresa e o enviou a um eletricista amigo meu, o Júlio Mitsuo, que deu um trato na parte elétrica.

Sendo carregado no guincho

De lá, foi para a oficina de outros amigos nossos, o Luizinho Manzini e seu filho Ricardo. Lá foram feitos mais alguns ajustes na carburação, pois o carro estava há quase um ano parado.

De lá, foi direto para a vistoria que hoje se faz necessária, mas o carro foi reprovado devido ao offset das rodas de liga leve de época que estavam montadas no carro.

Batemos um papo e definimos que íamos montar um Jogo de rodas de Brasília, isto atenderia o offset desejado a um preço em conta, sem contar o aspecto visual agradável (até porque algumas versões do Fusca utilizaram essas rodas, tais como o 1600-S, Fuscas Série Especial e Love).

O Rodrigo foi atrás e achou um jogo pertinho de casa, montou no carro, levou o carro novamente para a vistoria e dessa vez o velho besouro passou sem problemas.

No dia 10 de fevereiro último o Rodrigo entregou o Fusca para o Valdemir.

E o Valdemir, como está? Está dando pulos de felicidade! Arrumou uma vaga aqui no prédio com um morador e leva todos os mais chegados para darem uma olhada no seu Fusca!

Valdemir orgulhosamente mostra o seu “possante” na garagem do prédio, o carro já com as rodas de Brasília

Nada como poder fazer alguém feliz fazendo o bem!

 


O Luciano Gonzalez por ele mesmo

Meu nome é Luciano Hernandez Gonzalez Junior, tenho 42 anos, sou casado e tenho uma filha.

O Luciano, sua esposa Gilg e o Voyage 1992

Sou técnico mecânico, engenheiro mecânico e pós-graduado em engenharia automobilística. Sou entusiasta de carteirinha e grande apreciador de veículos Volkswagen.

Uma foto histórica: o Luciano pilotando o Fusca de seu sogro com sua filha Marina aproveitando o bagagito, lugar preferido das crianças!

Trabalho como engenheiro de Desenvolvimento do Produto na Engenharia de Protótipos de uma grande fabricante de veículos multinacional.

Também sou administrador do “Grupo Família Quadrada” que cultua os Volkswagens com desenho mais “quadradão”, características dos Volkswagens das décadas de 1970/80/90.

Nosso grupo tem foco na linha BX da Volkswagen, Passat B1, Santana e Quantum. Incluímos no grupo: Audi 50 B1, Polo, Golf, Derby, Jetta de primeira e segunda gerações, Passat B1, B2, Scirocco, etc.

Também sou grande apreciador da linha Volkswagen ‘a ar”.

Este é meu Voyage 1992, CL 1.8 T, 26 anos comigo. Era do meu pai:

 

Este é meu Gol Special 2001, único dono até 2016:

 

Este é o Fusca 1600 1976 de meu sogro. Levantei esse carro dentro das possibilidades:

E o Luciano roda bastante com ele

E para fechar este relato, aí está a pequena Marina dando um trato no Voyage do papai:

A pequena Marina lavando um dos carros do papai

 

Aqui termina este causo bem ilustrado com fotos e aproveito para agradecer ao Luciano por ter enviado todo este material e ter participado desta coluna com o seu causo.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected]  para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Anterior

O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM A INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA?

Próximo

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Foto: Haas

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In