• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ

identicon por Celso Franco
09/01/2021
em CF, Trânsito
Desenho: adsoftheworld.com*

Desenho: adsoftheworld.com*







Há 53 anos era lançado o filme de ficção intitulado “Se meu Fusca falasse”, com estrondoso sucesso. Tal lembrança serviu-me de inspiração para copiar o tema, trazendo-lhe para o mundo atual, totalmente desajustado.

São incontáveis os amigos e amigas que procuram o socorro da análise. Bendito Sigmund Freud! Por que não o automóvel, tão incompreendido, tão desejado, tão odiado e, tão injustiçado, também, se pudesse falar, não o faria?

Agaranto, como diria o caboclo nordestino, que ele também procuraria os psiquiatras ou, mais, suavemente, os analistas.

Cabe a nós, que temos o privilégio de escrever para a mídia, promover esta possibilidade, inclusive, amenizando, com este hiato, as monótonas crônicas sobre o assunto trânsito.

Pois vou tentar esta invasão no mundo da ficção, afinal o papel aceita tudo. Vamos ao tema.

O automóvel, cansado de ser injustiçado, logo ele que o Brasil tem, na sua indústria, dos maiores fatores de sucesso de nossa economia, resolveu recorrer à análise. No seu caso, aconselhado pelos especialistas, para se adaptar ao mundo em que vivemos.

Aconselharam-no a procurar um urbanista, de reconhecida competência. Sugeriram-lhe o urbanista Jaime Lerner, considerado por mim o melhor do mundo.

Recebido com a fidalguia que o caracteriza, embora assustado por se tratar de um cliente inimaginável, foi colocado à vontade e, ao lhe perguntar de que se queixava, pronunciou-se (por não se tratar de um ser humano, vou evitar o verbo falar, privilégio nosso):

“Vivo perseguido por infâmias e ingratidões, logo eu que, segundo o mestre inglês Colin Buchanan, sou assim definido: ‘O veículo a motor é uma notável invenção, tão desejado que se inseriu indubitavelmente numa grande parte de nossas atividades. Não existe nenhuma possibilidade de se reverter este quadro.’

É graças a esta definição sincera do mestre Buchanan que encontro consolo para existir e, além disso, sou acusado:

De impor a minha passagem através da cidade, reclamando linhas claras e desimpedidas do fluxo de tráfego;
De criar problemas de estacionamento, requerendo novas formas de resolvê-las;
De criar problemas de interseção que requerem novos sistemas de movimento;
De criar problemas de intercâmbio modal que requerem novos sistemas de conexão;
De desgastar uma cidade ou promover novas formas construtivas;
De poder destruir a velha arquitetura ou poder colocá-la a seu serviço;
De requerer muitas indicações de destino que sejam de desenho simplificado e inteligente;
De dar origem à confusão da forma urbana, porém posso criar uma nova ordem geral desta forma.”

Ao ouvir este desabafo, baseado nas considerações do urbanista P.D. Spreiregen, em seu livro “Compêndio de arquitetura urbana”, o competente “analista” limitou-se dizer:

“Ciente destes fatos, adaptei Curitiba à existência do automóvel. Agindo na distribuição do uso da terra e criando um meio de transporte de massa capaz de retirar o habito do uso do automóvel, infelizmente soluções de urbanismo estático, precisando, para se manterem atualizadas, da presença do urbanismo dinâmico da engenharia de tráfego.”

E, prosseguindo, sugeriu-lhe procurar um técnico neste assunto, agora enfocado.

Surpreso com a sinceridade do ilustre “analista”, o automóvel aceitou a sugestão manifestando a sugestão de um nome. De maneira suspeitíssima e, demonstrando certo narcisismo do autor desta crônica, disse-lhe: “Procure o Celso Franco, hoje recolhido ao seu lar, que ele mesmo classifica como o seu ‘gueto’, a quem dedico uma amizade sincera desde 1972. Eu o considero, entre os diretores de trânsito com quem convivi, o único que com seu olhar humanístico enxerga o fundamental: o trânsito como parte da questão mais ampla que é a mobilidade urbana, conforme escrevi no prefácio de seu livro ‘Trânsito como eu o entendo’, em 2008”.

Infelizmente, para ser fiel ao aconselhamento de Alberto Dines, o meu primeiro redator-chefe no Jornal do Brasil, em 1968, de que escrevesse pouco para ser lido, devo interromper aqui esta análise do automóvel, continuando numa segunda crônica.

Até lá, daqui a quinze dias.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente no AE sobre questões de trânsito.

*Esta ilustração é uma propaganda do Volkswagen Eos (2005-2014), um cupê-conversível, cujo balão diz: “Às vezes tenho a sensação de ser um conversível”.





Anterior

OZIRES SILVA, O GRANDE BRASILEIRO FAZ 90 ANOS HOJE

Próximo

GOSTO ALEMÃO

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Imagem: uol.com.br

GOSTO ALEMÃO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In