• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

DEZ “MÁGICAS” NO AUTOMÓVEL DEVIDAMENTE ESCLARECIDAS…

identicon por Boris Feldman
09/01/2021
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: m.youtube.com

Foto: m.youtube.com







Sim, motor funciona com água. Tem também carro elétrico “turbo”. Mas, não exatamente como se imagina… Vejamos as “mágicas”.

 

Ligar motor flex em baixa temperatura sem partida a frio?

Carros flex abastecidos com álcool precisam de ajuda para pegar nas manhãs mais frias, pois o álcool tem dificuldade de vaporização. Nos mais antigos, por exemplo (foto de abertura), há um pequeno reservatório e uma pequena bomba elétrica que injeta gasolina e que pode não funcionar. Entretanto, dá para contornar o problema, sem recorrer ao mecânico.

Mágica? Claro que não! Basta misturar 20% de gasolina  com o álcool, o suficiente para dar partida no motor.

 

Carro funciona com água?

Sim: do depósito de água, retira-se o H2 (hidrogênio) presente na H2O e que pode ser utilizado para a combustão do motor.

Mágica? Claro que não! O motor funciona, mas a operação não é viável, pois a energia elétrica necessária para a hidrólise (que separa o H2 do O) é maior que a fornecida pelo hidrogênio. Ou seja, a bateria permite que o carro rode alguns quilômetros, mas depois entrega os pontos…

 

Resolver vibração do volante só com uma chave de fenda?

Sim: Se o carro andou em estrada de terra, entrou de volta no asfalto e o motorista percebeu uma vibração ao volante, é o desbalanceamento de alguma roda que se resolve com uma simples chave de fenda.

Mágica? Claro que não! Ela é usada para retirar do sulco do pneu a pedra que nele se incrustou e provocou o desbalanceamento.

 

Sair de uma vaga sem nenhum espaço para manobra?

Sim: se o carro tiver tração dianteira (maioria dos nacionais), basta puxar o freio de estacionamento, virar todo o volante e acelerar.

Mágica? Claro que não! Com as rodas traseiras travadas, as dianteiras “puxam” o carro lateralmente, tirando-o assim da vaga. Sem nenhum espaço na frente ou atrás.

 

Carro elétrico sem bateria?

Mágica? Claro que não! O tanque do carro é abastecido com hidrogênio, que vai para uma célula a combustível (fuel-cell).

Nela, uma reação química (hidrogênio em contato com oxigênio), produz a eletricidade que aciona os motores elétricos.

 

101 cv + 72 cv = 123 cv. Como assim?

Essa conta tomaria “bomba” em qualquer prova de aritmética, mas correta no caso da potência total do carro híbrido (no exemplo, o Corolla).

Mágica? Claro que não! No híbrido, a potência final disponível não corresponde à soma dos motores a combustão (101 cv) e elétrico (72 cv), pois a potência de cada motor varia conforme sua rotação. Quando se pisa fundo no carro híbrido, entram os dois motores juntos. Com rotações e potências diversas que, somadas, não passam de 123 cv.

 

Carro elétrico “turbo”?

Sim, não existe motor elétrico turbinado, mas a Porsche anuncia assim seu elétrico Taycan, com direito a emblema ‘Turbo’ na tampa traseira…

Mágica? Claro que não! Ela diz que as versões mais rápidas de seus carros com motores aspirados são chamadas de “Turbo”,

Resolveu então adotar a mesma denominação em seus elétricos de maior desempenho. Propaganda enganosa…

 

Chip transforma motor a gasolina em flex?

Oficinas anunciam transformar um carro a gasolina em flex com um chip e ele passa a ser também abastecido com álcool. Mágica? Claro que não! Um simples chip não substitui o desenvolvimento do flex pelos engenheiros. Ele simplesmente “engana” a central eletrônica, passando uma informação falsa (de maior temperatura do motor) para que ela aumente a dosagem do combustível.  “Corrige” a relação estequiométrica (ar-álcool), mas não aumenta a taxa de compressão. Nem a linha de combustível para evitar problemas com o álcool.

O motor funciona razoavelmente, mas com elevado consumo, emissões e baixo desempenho. E durabilidade duvidosa.

 

“Reparamos airbags”

É impossível, tecnicamente falando, reparar o airbag depois que se abre num impacto. Mas, tem oficina que anuncia seu reparo.

Mágica? Claro que não! Duas possíveis desonestidades:

  • A oficina simplesmente desliga a luz de alerta no painel para enganar o motorista;
  • É receptadora de ladrões que estão se especializando em arrombar carros para roubar bolsas infláveis.

 

Só pega quando chega o socorro!

Motorista pelejou com o arranque mas o motor não pegou. Desistiu, chamou o reboque. Quando o socorrista chegou e deu no arranque, o motor funcionou imediatamente.

Mágica? Claro que não! Pode ter havido excesso de injeção de combustível, por baixa temperatura ambiente no caso de álcool no motor flex. Até o socorrista chegar, o excesso de combustível se evaporou e o motor pegou.

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

GOSTO ALEMÃO

Próximo

VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fotos: autor

VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autopapo.com.br

“JÁ FIZ DE TUDO, MAS O CONSUMO DO CARRO NÃO BAIXA!”

17/04/2021
Fotos: Divulgação Nissan

NISSAN GT-R NISMO REVELADO

17/04/2021
Foto: Mercedes

F1: HAMILTON, POLE NO SUFOCO EM IMOLA

17/04/2021
Foto: lucasdorioverde.portaldacidade.com

UMA DEFICIÊNCIA INACEITÁVEL

17/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In