• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

RESPEITEM AS PRIORIDADES

identicon por Celso Franco
12/12/2020
em CF, Trânsito
Foto: youtube.com

Foto: youtube.com







Minhas atuais atividades remuneradas de presidente de uma Jari no Detran-RJ e de consultoria para companhias seguradoras de veículos permitem manter-me atualizado quanto aos acidentes de trânsito e suas causas.

É evidente que, em sua esmagadora maioria, advêm da velocidade indevida no momento do acidente, mas sempre por desobediência ou ignorância do que determina o nosso Código de Trânsito.

As prioridades nas interseções ou cruzamentos são definidas, claramente, pelos artigos 208 e 215, do dito Diploma Legal.

O artigo 208 considera infração GRAVÍSSIMA avançar o sinal vermelho do semáforo ou o de parada obrigatória.

Os ingleses criaram um slogan a fim de coibir a meia-trava no sinal gráfico vertical de PARE, que é o seguinte: parar significa parar totalmente (stop means full stop).

Infelizmente não é o que normalmente ocorre, o motorista apenas verifica se pode entrar na preferencial e não para totalmente, como se estivesse diante de um semáforo exibindo o verde.

Muitas das vezes é surpreendido por um veículo na preferencial e acontece o choque.

Recentemente, um segurado da Companhia Seguradora Azul queria ter razão por já ter invadido o cruzamento quando desrespeitou, com a meia-trava, a ordem de parar do sinal gráfico vertical regulamentar de “PAR”E,e foi abalroado.

Caso típico de ignorância da lei que, infelizmente, em mais de cinco anos de Jari, nunca vi processo por multa por este procedimento gravíssimo.

O ideal seria que a engenharia colocasse um redutor de velocidade capaz de fazer parar o veículo oriundo da via secundária, antes da palavra “PARE” pintada no solo complementando o sinal gráfico vertical.

Aliás, tanto o sinal gráfico vertical de “PARE”, como o de “Dê a Preferência”, quando pintados no solo , reforçando a sinalização gráfica vertical, deveria ser com tinta amarela, com o propósito de chamar, de fato, a atenção do motorista. Na Europa já começaram a utilizar esta norma.

Infelizmente, também, a insegurança nas altas horas, não recomendam esta obediência nem à placa “PARE”, nem do semáforo vermelho, burramente funcionando àquelas horas.

Quanto ao artigo 215, do mesmo Diploma Legal que, considera infração GRAVE deixar de dar preferência de passagem:

1- Ëm interseção não sinalizada:

  1. A veículo que estiver circulando por rodovia ou rotatória
  2. A veículo que vier pela direita

II – Nas interseções onde houver a sinalização de regulamentação de “Dê a preferência”

Estas exigências, no continente europeu são sagradas, tendo a sua obediência facilitada pelo limite de 50 km/h da velocidade urbana.

Nos dois anos em que residi em Haia, na Holanda, dirigia com absoluta confiança do respeito do tráfego circulante ao item:

Ao veículo que vier pela direita.

Tão séria e útil, é esta determinação que, nos acessos de tráfego, oriundo da direita na rotatória, quando ele perde o direito de prioridade, existir, em alguns cruzamentos em rotatória o aviso:

“Lembre-se que você não tem prioridade sobre a rotatória”

Outra desobediência contumaz, principalmente dos motociclistas, é a determinação de ceder a sua prioridade, quando existir sinalização determinando-a.

Também, nos casos de acesso das secundárias às vias preferenciais, enquadradas neste artigo, a engenharia de tráfego deveria incluir uma sinalização de redutores, calculados para 40 km/h. A esta velocidade o motorista pode frear quando houver algum imprevisto ao adentrar o cruzamento.

Tão importante para segurança do trânsito é o conhecimento do motorista de quais são as prioridades, não somente nos pontos de conflito mas, nos percursos na malha viária que, eu no meu livro, já em segunda edição, “O Código de Trânsito Brasileiro e seu Novo Código, editado em 2005, pela editora E-PAPERS (e-mail:editor@e-papers.com.br) dedica em seu último capítulo sete páginas  contendo quarenta e quatro (44) figuras de testes de prioridade, com o seguinte título:

“As figuras dos testes que se seguem são extraídas dos questionários do exame para motoristas da Escola de Polícia da cidade de Frankfurt,na Alemanha.As respostas encontram-se na página 184;”

Se desejarem se graduar neste assunto, formando-se um Doutorado, basta ler o que está lá, onde todas as possíveis situações são mostradas.

Completando sua aprendizagem, lembrem-se de que se deve sempre usar o freio em vez de usar a buzina. Este é o segredo da “direção defensiva”.

Boa sorte ao volante é o que sinceramente lhes desejo.

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente aos sábados no AE sobre questões de trânsito.





Tags: Celso FrancoCTBRotatóriaTrânsitoVia preferencial
Anterior

NOVA RAM 1500 É APRESENTADA

Próximo

DEDICAÇÃO INTEGRAL, AMORTECIMENTO VARIÁVEL

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
(Foto: Quatrorodasabril)

DEDICAÇÃO INTEGRAL, AMORTECIMENTO VARIÁVEL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In