• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

PROVOCAÇÕES PARA O ANO NOVO

FINAL DE TEMPORADA LEVANTA QUESTÕES QUE DEVERÃO MARCAR A F-1 EM 2021

identicon por Wagner Gonzalez
29/12/2020
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foto: Renault

Foto: Renault







As mudanças já confirmadas para a temporada 2021 da F-1 são material suficiente para prever possíveis situações complicadas ou embaraçosas para o campeonato que inicia em março, em Melbourne (Austrália). Testes de pré-temporada inicialmente previstos para serem no Bahrein (foto de abertura) deverão se realizar entre 2 e 4 de março, em Barcelona, Espanha. Para perpetuar o domínio que exerce desde 2014, a Mercedes conta com a ajuda de receitas inéditas ou reeditadas de seus rivais, onde ingredientes como Sérgio Perez, Helmut Marko, Daniel Ricciardo, McLaren, Fernando Alonso e Renault podem fazer desandar ou melhorar sabores já conhecidos e que vão além disso, tal como o modelo de transmissão das corridas.

Até quando Marko (E), Pérez e Horner sorrirão juntos? (Foto: Red Bull/Getty Images)

A grande incógnita do maior rival do time alemão é a combinação proposta pela Red Bull: o entrosamento entre Max Verstappen, Sérgio Pérez e Helmut Marko. Verstappen é um piloto criado e moldado na equipe e tem as bênçãos de Marko, dirigente de temperamento distante de ser classificado como diplomático. Quanto aos dólares trazidos pelos patrocinadores de Pérez e como o austríaco vai processar as inevitáveis disputas de posição entre o mexicano e o holandês é uma interrogação das mais interessantes. Helmut protege Max, que, assim como Sérgio, não gosta de pegar leve com seus companheiros de equipe. A contribuição dos novos patrocinadores mexicanos para comprar os direitos intelectuais do motor Honda é a chave para evitar que a convivência do trio Marko-Perez-Verstappen deixe de ser uma verdadeira bomba-relógio

Após uma temporada em que saiu das trevas, McLaren enfrenta novo desafio (Foto: McLaren)

Após um ano de brilhante recuperação e terminar em terceiro lugar no Campeonato dos Construtores, a McLaren enfrente o desafio de adaptar um motor de concepção bastante diferente em um chassi projetado para o V-6 a Renault. Certamente as dificuldades inerentes a tal mudança foram pensadas e repensadas antes de assinar com a Mercedes, o que alivia, mas não elimina, as dificuldades inerentes a uma alteração de tamanha grandeza. Se der certo, Daniel Ricciardo terá que impor sua experiência frente a um jovem em ascensão, Lando Norris. Se der errado, será a consagração do australiano como um piloto que muda de equipe no momento errado.

Alonso pode se tornar o renascimento da Renault ou um embaraço para a Alpine (Foto: Renault)

O retorno de Fernando Alonso à F-1 é uma das grandes atrações da próxima temporada e acontece em grande estilo: a Renault transforma sua operação na categoria para atuar sob a égide da marca Alpine e vive essa experiência com a presença de um piloto conhecido por seu alto nível de comprometimento e cobrança. É possível que Alonso tenha amadurecido o suficiente para não detonar publicamente seu próprio time, mas os arroubos típicos de sua latinidade certamente não desapareceram por completo.

Red Bull confirma que está próxima de comprar os direitos intelectuais do motor Honda de F-1 (Foto Red Bull/Getty Images)

Negociações em curso entre a Liberty Media e Amazon poderão dar novo rumo às transmissões da F-1 pelo que outrora se chamava simplesmente de “TV”. As possibilidades de mostrar as corridas e o ambiente por sistemas de streaming (transmissão em tempo real via internet) afeta o modelo econômico praticado há décadas pelas principais redes de TV do mundo. Em tal sistema essas empresas pagavam alguns milhões de dólares para ter direitos de transmissão das provas em um determinado país e arrecadavam um valor entre cinco e dez vez vezes mais alto entre anunciantes para cobrir os custos de produção e ter lucro. Entre as falhas desse sistema estão a pirataria praticada por emissoras de mercados pouco interessantes em termos econômicos e demográficos e por diluir o potencial de lucro da própria F-1. O tempo necessário para mudar o hábito de assistir uma corrida pela TV e passar a acompanhar pelo celular ou computador é um valor ainda em discussão, assim como a necessidade de ter a informação de áudio no idioma do usuário.

Desejo a todos um Feliz Ano Novo!

WG

 A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram

 





Anterior

DE SUVE POR AÍ

Próximo

O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: unifabra.com.br

O ANO EM QUE VIVEMOS EM PERIGO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Wagner Gonzalez

OBITUÁRIO: JOSÉ ALOIZIO CARDOZO BASTOS

14/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ SL COMPLETA 50 ANOS

13/04/2021
Foto: Lamborghini

F-1: SPRINT RACE É A RECEITA PARA CORRIDAS CURTAS E LUCRO LONGOS

13/04/2021
Foto Radschool Association Magazine - Vol 28

VW KOMBIS TORRES DE CONTROLE

12/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In