• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

OS INSUPORTÁVEIS MOTORISTAS QUE DESRESPEITAM AS REGRAS DE TRÂNSITO NAS RODOVIAS

identicon por Boris Feldman
12/12/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: globoplay.globo.com

Foto: globoplay.globo.com







O motorista da Kombi gesticulou para que o Camaro “passasse por cima”. Ele bem que tentou…

FAIXA DA ESQUERDA – Difícil entender o porquê dessa verdadeira teimosia do motorista em ignorar a regra da faixa da esquerda – reservada para ultrapassagens – nas rodovias de duas faixas (foto acima).

Alguns insistem em rodar nela por “estar na velocidade máxima permitida”, e raciocina que “ninguém vai me ultrapassar, pois estará excedendo o limite estabelecido”. Dá vontade de parar o ignorante e perguntar quem o credenciou com poder de polícia. Outros simplesmente nem fazem ideia da regrinha de somente utilizar a faixa da esquerda no caso de ultrapassagem.

Tem também o motorista que não arreda para a direita por pura birra, mesmo que esteja rodando bem abaixo da máxima permitida. “Não quero ser ultrapassado por este marginal que vem como um doido aí atrás”. E quando o “marginal” liga a seta ou pisca o farol pedindo passagem, toma atitude: ou reduz ainda mais a velocidade, ou gesticula para que o outro “passe por cima”.

É comum se deparar com as faixas do centro apinhadas de caminhões, Kombis, vans e ônibus rodando lentamente. E automóveis um pouco menos lentos na da esquerda. A da direita? Quase sempre vazia e estimulando a transgressão…

PISCA-ALERTA –   É impressionante a quantidade de motoristas na estrada sem a menor, a mais remota ideia de como usar corretamente o pisca-alerta. Pois só se acionam essas quatro luzes que piscam simultaneamente no caso do automóvel parado no acostamento, em algum local de baixa visibilidade, num congestionamento de estrada ou quando está reduzindo a marcha até parar o carro na pista. Mas, jamais acionar o dispositivo com o carro em movimento, infelizmente o que se vê com grande frequência quando cai uma chuva um pouco mais forte ou um nevoeiro mais espesso. É exatamente nessas duas situações que se deve ligar, não o pisca-alerta, mas a luz traseira de neblina.

Em resumo, jamais se aciona o pisca-alerta com o carro em movimento, seja na chuva, neblina ou em túneis. Pois elas são luzes perturbam e confundem o motorista que vem atrás, que não sabe se é uma seta direcional ou uma luz neblina.

FARÓIS ALTOS – Também incompreensível a mania de rodar à noite com faróis altos, ofuscando quem vem no sentido contrário ou pelo retrovisor.

Alguns carros ofuscam por estarem com os faróis desregulados. Outros, porque o motorista não muda para os baixos. E finalmente os que saem de férias com toda a família mais respectiva bagagem no porta-malas. Esquecem de que o peso na traseira faz levantar a dianteira e sequer imaginam que existe uma regulagem, manual ou elétrica, para evitar seus faróis cegando os demais.

Automóveis modernos (e alguns antigos também) possuem um sensor que percebe à noite, na estrada, um carro vindo em sentido contrário e muda automaticamente os faróis para os baixos. Só falta, agora, um dispositivo no nosso carro que abaixe os faróis do outro…

AHHH…LUZ DE NEBLINA! – Posicionada na traseira, é vermelha porém com maior intensidade que as lanternas, exatamente para sinalizar a posição do automóvel aos motoristas quem vêm atrás no caso de chuva rigorosa ou nevoeiro espesso.

O problema é que muitos motoristas não percebem quando ela deve ser acionada e a deixam ligada na mais enluarada das noites, ofuscando os motoristas devido à sua intensidade.

Para terminar, a propósito dos “donos da esquerda”, tenho um amigo que rodava na Via Dutra com um potente Chevrolet Camaro dotado de centenas de cavalos sob o capô. Eis que surge na faixa da esquerda uma Kombi rodando a cerca de 60 ou 70 por hora. Ele se aproximou e piscou faróis. Nada. Ligou a seta da esquerda. Nada. Aí buzinou e o motorista da Kombi se aborreceu e gesticulou com o braço para que ele “passasse por cima” Ele não teve dúvida e fez o sugerido: encostou o para-choque na traseira da Kombi, pisou fundo no acelerador e se divertiu em vê-lo apavorado controlando a Kombi. Só reduziu depois de ter chegado próximo de 150 km/h….

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Mais Boris? autopapo.com.br

 

 





Anterior

DEDICAÇÃO INTEGRAL, AMORTECIMENTO VARIÁVEL

Próximo

NOVO NISSAN VERSA SENSE 1,6 MANUAL, NO USO

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo

NOVO NISSAN VERSA SENSE 1,6 MANUAL, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In