• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

NOVO CAUSO: O VW FUSCA DE PLÁSTICO

NA INFÂNCIA DO HERNÁN UM BRINQUEDO, SEU PRIMEIRO VW FUSCA, MARCOU-O DE UMA MANEIRA INESQUECÍVEL.

identicon por Alexander Gromow
14/12/2020
em AG, Falando de Fusca & Afins
Foto site WorthPoint

Foto site WorthPoint







Hernán Saavedra Herrera já é conhecido em minha coluna, pois ele já participou com o causo “Meu Fuscão 1971 azul Pavão”. agora ele volta com outro causo que certamente vai emocionar muitos de vocês.


O VW Fusca de plástico

Por: Hernán Saavedra Herrera

“Já contei aqui a história do meu Fuscão 1971, o “Fusca de plástico”. Se vocês a leram, sabem que nasci na Bolívia e vim para o Brasil com seis anos de idade, após meu pai ter sido contratado para trabalhar na Petrobrás. Radicados em Santos, os primeiros anos foram dedicados a criar novas amizades, aprender o português, e viver como brasileiros.

Meu pai tinha um amigo boliviano, dos tempos de infância e adolescência, que vivia em São Paulo. Seu nome era Fernando, o “Nano”. De vez em quando subíamos a serra e íamos visitar o Nano e a família.

Uma observação: os bolivianos têm o costume de colocar apelidos nas crianças, que muitas vezes perduram até a vida adulta, e somos capazes de simplesmente esquecer o nome próprio das pessoas, chamando-os somente pelo apelido. Então, o Fernando era o Nano, e é assim que vou continuar a chamá-lo.

Esta história, bem diferente da primeira, é sobre outro Fusca de plástico. Mas não coloquemos o motor na frente do Fusca, e vamos contá-la seguindo a linha do tempo.

Como disse, de vez em quando íamos visitar o Nano e a família. Ele tinha três filhos, a mais velha da minha idade, os outros regulavam com a minha irmã, ano mais, ano menos.

O Nano morava numa mansão (pelo menos, aos meus olhos de criança, a casa era enorme), com garagem para dois ou três carros, e vários quartos. Sempre éramos convidados para ficar no fim de semana, então pernoitávamos durante a noite de sábado e voltávamos para Santos domingo à tarde.

Um dos carros na garagem era — claro! — um Fusca, que era o carro do Nano no dia a dia de trabalho, e para quebra-galho nos fins de semana.

Não lembro em que bairro de São Paulo ficava a casa dele, mas na ocasião em especial em que esta história aconteceu, ele me chamou e o meu pai para acompanhá-lo a fazer umas compras.

Embarcamos no Fusquinha, eu de joelhos no banco traseiro, segurando-me no banco do passageiro onde meu pai estava sentado, e fomos.

Na volta, tínhamos que passar por uma ladeira muito íngreme. Na nossa frente, um carro tentava subir e no meio da ladeira estancava, e tinha que descer de ré para tentar de novo. Tentou duas ou três vezes, e acabou cedendo a vez ao Nano, que pacientemente esperava lá embaixo.

O Nano colocou primeira, e acelerou de leve, mas firmemente. O Fusquinha subiu em primeira e foi devagar e sempre, até vencer completamente o percurso.

“Essa é a diferença da experiência”, ele disse. “Meu carro não tem nem a metade da potência desse outro, mas para quem está acostumado a andar em La Paz, e principalmente, para quem sabe usar seu carro, isto não é problema”. Eu fiquei fascinado, porque o Fusquinha era minúsculo perto do outro carro, provavelmente um americano. Minha memória não guardou registro dele.

Uma das coisas que o Nano havia comprado era uma caixa de uvas. Era uma caixa dessas que até hoje existem, de madeira, com uns cinco quilogramas de uvas vermelhas, que ele abriu e entregou para as crianças. Foi uma festa, principalmente para mim, que sempre gostei de uvas…

Resumindo: comi até não mais poder! E o resultado: dor de barriga e febre.

Chamaram um médico, que disse que em um par de dias eu estaria novo de novo, mas recomendava que eu ficasse de cama.

A esposa do Nano, muito simpática, prontificou-se a ficar comigo até o outro fim de semana. Minha mãe, morrendo de vergonha, não teve outra opção a não ser aceitar. E lá fiquei eu, num quarto que não era meu, sozinho por quase uma semana inteira, já que durante o dia as crianças iam à escola.

Sempre gostei muito de ler, e por isso me trouxeram alguns livros e gibis. Mas o Nano, talvez percebendo que eu não estava feliz, me trouxe um presente: um Fusquinha de plástico!

Vou descrevê-lo: o Fusca era um modelo em escala, com a carroceria transparente, o chassi preto, rodas provavelmente de borracha, com calotas, bancos vermelhos, e volante branco.

Ele podia ser completamente desmontado, inclusive as calotas. A carroceria era inteiriça, as portas não abriam, muito menos o capô e o cofre do motor.

Na foto aparece o chassi (neste caso marrom) de um Fusca semelhante mostrando todas as peças que podiam ser desmontadas e montadas de novo (Foto: site The Samba)

Não tenho ideia de qual era a marca ou a origem desse modelo, mas tenho a impressão de que devia ser alemão, até pelas ligações do Nano com importadores alemães.

Fiquei o resto da semana montando e desmontando o modelo, e no fim de semana seguinte o levei feliz da vida para Santos. Durou muito na minha mão.

O Nano mudou-se com toda a família para a Espanha, um par de anos depois, e nunca mais o vi. Tenho gratas recordações dele.

Esse foi o meu primeiro Fusca de plástico, lá pelos anos de 1955 ou 1956. Depois veio o outro “Fusca de plástico”, só que em escala 1:1 — como relatado em meu causo anterior”.


Agradeço ao Hernán Saavedra Herrera por mais esta espontânea participação em minha coluna. Não foi lá muito fácil encontrar as ilustrações para esta matéria, e eu fui conferindo o material encontrado com o Hernán por mensagens no WhatsApp. Quando, finalmente, foi encontrado um carrinho parecido com aquele que o Hernán tinha ganho do Nando ele, emocionado, disse “Que coisa fantástica. Ver de novo algo que fez parte da tua infância e que ficou guardado na memória. É um verdadeiro renascimento!”

Muitos dos causos têm o condão de emocionar e é frequente que leitores e leitoras se identifiquem com eles. Neste ponto eu reitero o meu convite para que quem tiver um causo para contar que o envie para nosso arquivo e análise para uma eventual publicação. O meu e-mail está nas notas logo abaixo.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsHernán Saavedra Herrera
Anterior

FIAT ARGO TREKKING 1,8 AUTOMÁTICO, NO USO

Próximo

CHEGADAS E PARTIDAS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Foto: Racing Point

CHEGADAS E PARTIDAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In