• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

INOVAR-AUTO CRIOU FALSA EXPECTATIVA

identicon por Fernando Calmon
24/12/2020
em Coluna Fernando Calmon, Especial - Fernando Calmon - Destaque do Editor, FC
Foto: AE/Paulo Keller

Foto: AE/Paulo Keller







A notícia, obviamente, não é boa. Porém a segunda desistência da Mercedes-Benz de produzir automóveis no Brasil, além de já esperada, tem algumas explicações menos evidentes. Tudo começou em meados dos anos 1990, quando o País decidiu responder aos estímulos oferecidos pela Argentina para atrair novos fabricantes. O real estava muito valorizado em relação ao dólar e, ainda assim, aqui se instalaram Renault, Toyota, Honda, Dodge, Mitsubishi, Audi (associada à VW) e Mercedes (a última, em abril de 1999). No entanto, a maxidesvalorização do real de cerca de 100%, no início de 1999, levou a indústria automobilística a sofrer redução drástica de vendas.

Dodge foi a primeira a parar (2002), seguida pela Mercedes (2005) e Audi (2006). Dólar alto, custos elevados (a marca da estrela de três pontas construiu fábrica exclusiva e usava muitas peças importadas), além de dimensões acanhadas levaram ao fim prematuro do monovolume compacto Classe A. Mas a instalação, em Juiz de Fora, MG, ainda montou o Classe C para exportação e hoje produz cabines de caminhão.

A segunda onda de incentivos começou com o Inovar-Auto, em 2012. O governo federal prometeu isentar e devolver o chamado superIPI aos fabricantes que se comprometessem a produzir no Brasil pelo menos 20.000 unidades anuais. A BMW (foto de abertura) já tinha uma fábrica recém-inaugurada (2014) em Araquari, SC. Não acreditou na promessa e toca sua vida até hoje sem reclamar, além de liderar o mercado de modelos mais caros, chamados de premium, cujo conceito hoje me parece elástico demais.

Audi voltou a produzir (2015) em São José dos Pinhais, PR e foi a que acumulou mais créditos (extraoficialmente, mais de R$ 200 milhões). Já com atividades fabris encerradas este ano, continua coberta de razão ao cobrar os créditos devidos. O governo reconhece, promete pagar e não cumpre.

Jaguar Land Rover inaugurou em 2016 uma fábrica pequena em Itatiaia (RJ). Publicamente não reclama de seus créditos, pois sempre se acautelou em relação a esse assunto.

A Mercedes-Benz construiu instalações novas, também em 2016, para 20.000 unidades anuais, em Iracemápolis, SP. A decisão de fechar a unidade deve-se a pelo menos três fatores: situação econômica do País e do mundo, vendas fracas aqui e medida estratégica da matriz Daimler, que acaba de alienar a fábrica Smart, na França, para enfrentar os elevados gastos de investimentos em novas tecnologias. O IPI não recuperado de R$ 70 milhões parece menos relevante, neste caso.

A Daimler, no entanto, decidiu construir em 2018 um grande campo de provas em Iracemápolis mesmo com os problemas à vista. E no ano passado anunciou que a Bosch entrou na sociedade com 50%, primeiro acordo desse tipo entre fábrica e fornecedor.

Por fim, o Brasil não está tão afastado assim do radar dos investimentos na indústria automobilística. Há fortes rumores de que a Hyundai desembolsará R$ 350 milhões até 2022 para iniciar fabricação de motores em Piracicaba, SP, onde produz o HB20, HB20S e Creta. 

ALTA RODA

APESAR deste ano muito difícil e do dólar nas alturas, as vendas de veículos importados demonstram resiliência. Em razão dos estoques de modelos com o real menos desvalorizado no início de 2020, a participação (incluídos modelos argentinos) de janeiro a novembro foi de 10,5% do total contra 10,7% em 2019. Tudo indica que viagens internacionais, em razão da pandemia, foram substituídas por um zero-km na garagem.

PRINCIPAL executivo do Grupo VW, Herbert Diess, recebeu voto de confiança do Conselho de Administração em meio a decisões difíceis que as grandes corporações devem tomar daqui para frente para redirecionar a produção e investir em carros conectados. Quem subiu na hierarquia foi Thomas Schmall, ex-presidente da VW do Brasil. Será responsável na diretoria por nova área de tecnologia.

SÉRGIO HABIB, que comanda as operações JAC Motors no Brasil, foi o primeiro executivo a prever que as vendas totais de veículos vão se igualar às de 2019 (em torno de 2,7 milhões de unidades) já em 2021, numa recuperação em “V”. A marca chinesa aqui acaba de renovar sua linha de suves T40 Plus, T50 Plus e T60 Plus com mudanças estilísticas, teto solar, multimídia de 10 pol. e seis airbags para os dois últimos. Tudo de série.

INSTITUTO RENAULT comemora 10 anos com a edição de um livro para reportar suas atividades sociais em comunidades em que atua. O foco é oferecer oportunidades e novos caminhos para indivíduos e grupos. As ações atingiram um universo de 775.000 pessoas direta ou indiretamente.

INICIATIVAS surgem para purificação de ambientes pequenos e fechados como o interior de automóveis. SterBox é uma caixa compacta que utiliza tecnologia ultravioleta-C gerada por LED para neutralizar vírus, fungos e bactérias, segundo a fabricante O2led. Ligado a uma porta USB a purificação exige o carro de vidros fechados, parado ou em movimento, mesmo com pessoas a bordo. Tempo: 30 minutos a duas horas.

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.





Anterior

MERCADO EM NOVEMBRO: VENDAS EM ALTA NO MÊS MAIS FORTE DO ANO

Próximo

NATAL (COM VÍDEO)

identicon

Fernando Calmon

Próximo
Arte:crosswalk.com

NATAL (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In