• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Outros

IMPREVISTOS

AO DIRIGIR, MUITOS EVENTOS "FORA DO PROGRAMA" PODEM ACONTECER

identicon por Bob Sharp
08/12/2020
em Outros
Foto: motor1.com

Foto: motor1.com







Dirigindo, se tudo à nossa volta ocorresse como deve ser dificilmente haveria acidentes ou, pelo menos, não seriam tantos como estamos fartos de saber. Infelizmente há imprevistos sobre os quais, obviamente, não temos controle. Você pode notar que nas corridas de automóveis há sinalizadores de pista (foto de abertura), comumente chamados de “bandeirinhas”, para avisar aos pilotos sobre qualquer anormalidade na pista. O aviso mais comum é a bandeira amarela agitada, hoje cada vez mais complementada ou mesmo substituída por luz amarela piscante.

Sob bandeira amarela, o piloto deve reduzir velocidade e ficar pronto para parar o carro, e nessa condição ultrapassagens são proibidas, o que faz todo sentido.

Um exemplo prático no nosso dia a dia, situação em deveria haver bandeira amarela mas, obviamente, não há, é vir por uma rua de duas faixas de rolamento e haver um carro parado numa delas antes de uma faixa de pedestres não semaforizada. Deve-se presumir que há algo anormal, tirar o pé do acelerador, encostar o pé no pedal de freio e passar ao largo do carro parado. Por quê? Uma pessoa pode ter visto o carro parado e começar a atravessar a rua.

Foi o que presenciei muitos anos atrás numa avenida de três faixas (para quem é de São Paulo, avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini). Era noite, um carro na faixa da direita praticamente parou, eu na faixa do meio  reduzi bastante a velocidade e vi um pedestre começando a atravessar a avenida. Alguns metros adiante após ultrapassar o tal carro, quase simultaneamente vi pelo espelho um carro se aproximando rápido na faixa da esquerda, e como minha janela estivesse aberta, fiz o aviso com braço para sinalizar que havia problema. Só vi o atropelamento pelo espelho.

Exatamente como num vídeo do Rali Dakar, também anos atrás, um carro parou e outro competidor, de motocicleta, ultrapassou-o como vinha, atingindo um boi. A tomada de imagem foi aérea. Acho que houve óbito, mas não tenho certeza.

Autoestrada

Embora não definida no Código de Trânsito Brasileiro, por autoestrada entenda-se uma rodovia construída para altas velocidades, que por isso mesmo suas curvas são de raio bem grande. Na maior velocidade permitida no Brasil, 120 km/h, suas curvas são “curvas retas”, não exigem cuidado especial desde que trafegando até à velocidade-limite.

Rodovia dos Bandeirantes SP-348 (Foto: saopaulo.sp.gov.br)

Em teoria, autoestradas são muito seguras, mas não são livres de situações imprevistas. A velocidade normalmente é alta e pode resultar em certos incidentes e acidentes.De vez em quando, por exemplo, têm-se notícia de rodas soltas, em geral de veículos pesados, passarem de uma pista para outra e se atingir uma, quase sempre acidente grave ou fatal. Por isso é tão importante ficar na última faixa da esquerda apenas a distância necessária para ultrapassar, voltando assim que possível para a faixa à direita, de maneira a sempre se contar com mais espaço para manobra evasiva — para a esquerda ou para a direita — caso surja uma roda pulando no caminho.

Aqui no nosso país é comum ver motocicletas trafegando em alta velocidade, de 180 km/h para cima. Independente de se querer ou não proteger a integridade física de seus motociclistas, ser atingido uma é acidente grave. Por isso, mesmo que eles estejam errados, é muito importante ficar atento ao tráfego à retaguarda e saber que mesmo avistada nos espelhos, a velocidade da moto é tal que quando menos se espera ela já está bastante próxima do nosso carro. Portanto, mudanças de faixa devem ser efetuadas levando em conta essa questão de velocidade muito alta em relação ao nosso carro.

Rodovias de pista dupla

Estas diferem das autoestradas basicamente pelas curvas não serem de raio tão quanto nas autoestradas. Por esse motivo, ao se trafegar mais rapidamente nelas, determinadas curvas são cegas, não se vê o que está a frente a tempo. Há alguns anos um grupo de motociclistas andando bem acima do limite de 100 km/h na via Anhanguera, no estado de São Paulo, ao fazerem uma curva depararam-se com o tráfego parado que não puderam ver a tempo, ocorrendo grave acidente com mortes. Portanto, um imprevisto.

Lombadas

Lombadas, ou ondulações transversais, ou, ainda, quebra-molas em determinadas regiões do país, nunca podem ser consideradas imprevistos, mas devido ao descaso combinado com irresponsabilidade da autoridade sobre a via — município, estado, Distrito Federal —sua clara e regulamentada sinalização não é cumprida à risca, não raro deixando de ser avistada pelo motorista.

Lombada “invisível” (Foto: ipbuzios.blogspot.com)

Atingir uma lombada em alta velocidade por não tê-la avistado a tempo é um dos eventos mais ameaçadores para a integridade do veículo e, principalmente, para seus ocupantes.Se for uma motocicleta, as consequências são consideravelmente piores, podendo eventual passageiro (“garupa”) ser literalmente ejetado da moto.

Para lidar com esse maldito imprevisto a única solução é prestar a maior atenção possível, mesmo que o dirigir se torne um desprazer.

Películas escurecedoras nos vidros

Igualmente irresponsabilidade e crime de omissão da autoridade sobre a via, não há controle praticamente nenhum dos carros com películas irregulares, levando motoristas a não terem a necessária visibilidade para dirigir em meio ao trânsito. Esse fator é particularmente importante no caso de falta da fundamental visibilidade lateral — há quem pense que basta o vidro do para-brisa não ter película — nos cruzamentos e nas saídas de imóveis. Um imprevisto como qualquer outro, portanto.

Visão lateral comprometida (Foto: quatrorodas.abril.com.br)

Esses são só alguns exemplos de situações imprevistas no trânsito. O leitor ou leitora certamente tem as suas.

BS

 

 

 





Anterior

E AINDA TEM FÁBRICA QUE DIZ ESTAR LANÇANDO UMA GRANDE NOVIDADE...

Próximo

FIAT ARGO TREKKING 1,8 AUTOMÁTICO, NO USO

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

FIAT ARGO TREKKING 1,8 AUTOMÁTICO, NO USO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In