• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

HAMILTON TEM A CHAVE DA ÚLTIMA VAGA NA FÓRMULA 1 2021

PERMANÊNCIA DE WOLFF NA MERCEDES DEVE MANTER HEPTACAMPEÃO NA EQUIPE.

identicon por Wagner Gonzalez
22/12/2020
em Colunas, Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, Motores Clássicos, WG
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes







A F-1 é um verdadeiro quebra-cabeças dinâmico: cada decisão tomada e anunciada provoca reações em cadeia que levam mais ou menos tempo para provocar um novo ciclo de adaptações. A decisão de Toto Wolff em permanecer como acionista e executivo-chefe da equipe Mercedes de F-1 (foto de abertura) tem tudo a ver com os rumores surgidos no meio da temporada e, no segundo caso, o que deve ocorrer no futuro próximo. No primeiro caso encaixam-se os rumores de que o grupo Ineos assumiria o controle do time alemão, no segundo está a cada vez mais provável renovação do contrato de Lewis Hamilton com o time no qual sagrou-se heptacampeão mundial de F-1.

No outro incluem-se, paralelamente, a transferência de Simone Resta da Ferrari para a equipe Alfa Romeo-Sauber, algo que dispara comentários sobre o poder político de Mattia Binotto no comando da Scuderia, e a chegada de Sergio Perez à Red Bull, contratação que  levanta dúvidas sobre o futuro relacionamento do mexicano com o holandês Max Verstappen.

Até recentemente o controle acionário da operação da Mercedes na Fórmula 1 estava dividido em três acionistas: o grupo Daimler (60%), Toto Wolff (30%) e o espólio de Niki Lauda (10%). Nos últimos dias o conglomerado alemão anunciou a transferência de 50% de suas ações para o grupo Ineos, propriedade do magnata inglês Sir Jim Ratcliffe, considerado o homem mais rico do seu país. No decorrer da temporada circularam rumores dando conta que o nobre britânico assumiria o controle da operação, algo desmentido sem grande eficiência.

Na última sexta-feira foi anunciado que a Daimler, Ratclliffe e Wolfff agora possuem, cada um, um terço do time que desde 2014 domina a categoria. Os 10% que estavam poder da Família Lauda foram absorvidos equitativamente entre os três acionistas. A negociação certamente envolve a renovação do contrato de Wolff como chefe e líder do time de F-1, o que lhe garante um salário mais do que razoável e uma posição de barganha das mais interessantes; o outro lado da moeda é o compromisso de permanecer no cargo por mais três anos.

Grenadier é um 4×4 claramente inspirado no Land Rover Defender (Foto: Ineos)

Ratcliffe, por sua vez, envereda cada vez mais fundo na área automobilística: comprou a fábrica da Mercedes-Benz localizada em Hambach, cidade situada no departamento (equivalente francês ao nosso conceito de estado) de Moselle. Essa instalação era usada pelo grupo Daimler para a produção do minicarro Smart e está localizada próximo à fronteira entre o noroeste da França e sudoeste da Alemanha; é nela que o grupo Ineos vai produzir o Grenadier, um 4×4 inspirado no Land Rover Defender e equipado com tecnologia de ponta.

Os valores da transação não foram revelados, mas é lícito admitir que envolve transferência de tecnologia e espaço para incrementar a participação acionária do milionário britânico no time de F-1. A fabrica francesa não foi o único ativo passado adiante pela Daimler, que fechou seis de suas fábricas, incluindo a de Iracemápolis, SP, município situado a cerca de 170 km a noroeste da capital paulista. Tal política vai ao encontro dos investimentos necessários, e cada vez maiores, para o desenvolvimento de automóveis híbridos e elétricos e a necessidade de aumentar a disponibilidade de caixa.

Lewis Hamilton: permanência de Wolff pavimenta estrada para ficar na equipe (Foto: Mercedes)

A decisão de Wolff em permanecer na Mercedes pavimenta com asfalto de primeira categoria o caminho para Lewis Hamilton permanecer no time e partir em busca do seu oitavo título mundial, conquista inédita nas sete décadas de história da F-1. A renovação agora está mais próxima e eliminar essa distância implica em adicionar ou subtrair alguns milhões de dólares em seu novo contrato.

Enquanto isso a Ferrari segue sua crise costumeira e característica: a transferência de Simone Resta para assumir a parte técnica da Alfa Romeo-Sauber foi uma demonstração da força política de Mattia Binotto em um momento que a Scuderia segue acéfala de um nome dedicado a cuidar dos interesses da marca. Resta e Binotto estão longe de serem classificados como melhores amigos. A saída do egípcio Louis Carey Camilleri do cargo de executivo-chefe da casa de Maranello (e de igual posição na Philip Morris Internacional) ainda não foi completamente digerida e seu substituto tampouco nomeado. Em outras palavras, mudanças estratégicas poderão alterar o poder e as metas da equipe após uma temporada que relembrou o caos vivido em meados da década de 1980.

Sérgio Pérez:ameaçado de ficar a pé, conseguiu vaga que era de Alex Albon (Foto: Red Bull/Getty Images)

Um caos já resolvido diz respeito ao futuro financeiro da equipe Red Bull: a contratação de Sérgio Pérez para a vaga de Alexander Albon significará um reforço de caixa importante para o time comandado por Christian Horner. A julgar pela média de investimento na carreira de Checo na última década, espera-se que o cheque assinado pelo bilionário Carlos Slim para ver a marca “Claro” no carro projetado por Adrian Newey para 2021 seja de aproximadamente US$ 25 milhões. Outras marcas deverão aportar valores menores, e igualmente bem-vindos. Não se deve esquecer, porém, do potencial explosivo de misturar Pérez e Verstappen, dois pilotos aguerridos e afoitos, por vezes além do necessário.

A confirmação de Pérez praticamente encerra o processo de dança das cadeiras para o ano que vem, algo todavia incompleto em consequência da negociação ainda em curso entre Lewis Hamilton e Mercedes, que há meses confirmou a permanência de Valtteri Bottas.

Nikita Mazepin: vídeo socialmente incorreto ameaça sua estreia na F-1 (Foto: Haas)

Outra possibilidade remota seria a substituição do russo Nikita Mazepin na Haas, consequência de um vídeo postado em sua rede social que causou repulsa em vários setores da sociedade: nele o piloto assedia uma garota sentada no banco traseiro do carro onde viajava junto com um amigo. A equipe americana, a Liberty Media e a própria FIA estudam discretamente como conduzir um caso que envolve investimento de US$ 40 milhões de Mazepin Sênior e potencial letal ao futuro da política de igualdade propagada pela categoria através da frase “We race as one”.

Yuki Tsunoda: arrojo e apoio da Honda garantiram o segundo cockpit da AlphaTauri (Foto: Red Bull/Getty Images)

confirmaram o japonês como substituto do russo Daniil Kvyat na equipe AlphaTauri, onde o francês Pierre Gasly foi mantido. Nas demais as formações estão definidas da seguinte forma: Daniel Ricciardo e Lando Norris na McLaren; Sebastian Vettel e Lance Stroll na Aston Martin (até o momento conhecida como Racing Point); Fernando Alonso e Estebán Ocón na Alpine (nova denominação da Renault); Charles Leclerc e Carlos Sainz na Ferrari; Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi na Alfa Romeo-Sauber e George Russell e Nicholas Latifi na Williams.

Sebastian Vettel: após experiência frustrante na Ferrari o renascimento na Aston Martin (Foto: Racing Point)

Feliz Natal a todos!

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Chase Carey. Sebastian VettelGrenadierHamiltonIneosMazepinMercedesRatcliffeTsunodaWoll
Anterior

FIAT CHRYSLER E PSA RECEBEM DA UNIÃO EUROPEIA APROVAÇÃO ANTITRUSTE PARA FUSÃO

Próximo

É DINHEIRO PÚBLICO SIM!

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: Google imagens

É DINHEIRO PÚBLICO SIM!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

20/01/2021
Foto: Autostadr/Presseportal.de

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY

20/01/2021

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In