• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

CHEGADAS E PARTIDAS

RENOVAÇÃO E REVELAÇÃO DE PILOTOS MARCAM FIM DA TEMPORADA DA F-1

identicon por Wagner Gonzalez
08/12/2020
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG
Foto: Racing Point

Foto: Racing Point







Primeira vitória de Sérgio Perez na F-1 pode resolver impasse na carreira do mexicano (Racing Point)

Em momento de pura e singela inspiração Milton Nascimento escreveu “Encontros e despedidas”, canção que explora o cotidiano de uma estação de trem, algo bem apropriado para uma categoria como a F-1 que vive se exibindo mundo afora. O próximo fim de semana encerra uma tournée marcada não apenas pelo domínio avassalador da Mercedes-Benz e de Lewis Hamilton como de um número de mudanças suficiente grande para garantir embarques, desembarques, sonhos e pesadelos para 2021, a começar pela renovação da parceria dos seus principais protagonistas. São as chegadas (foto de abertura) e partidas de uma mesma viagem como Nascimento escreveu em um dos versos daquela canção.

Lewis Hamilton ainda reflete sobre o que fazer em 2021 (Foto: Mercedes)

Até a manhã desta terça-feira 8 de dezembro Lewis Hamilton ainda não havia renovado seu contrato com a Mercedes-Benz, o que deixa em aberto se ele vai em busca de um oitavo título mundial. À chegada de um fato inédito na história da categoria contrapõe-se a partida de alguém que tem um estilo de vida peculiar para os padrões da F-1, aprecia tanto desfrutar o que uma fortuna considerável permite e quanto enveredar por novos caminhos, como a criação de uma equipe voltada à provas fora de estrada com carros elétricos. Sua fortuna pessoal, próxima dos US$ 300 milhões, algo superior a R$ 1,5 bilhão, permite escolhas de tal magnitude.

Conta nessa decisão o movimento de seu guru e patrão Toto Wolff, sócio da equipe anglo-alemã e que vive situação semelhante: ficar na Mercedes significa o compromisso de manter o time acima dos rivais. Isso pouco acrescentaria em um currículo que teria muito mais a ganhar em repetir esse feito junto à futura equipe Aston Martin Racing, empreitada que tem tudo para ser transformada na marca de supercarros do grupo Daimler. Sem Toto na equipe Mercedes é discutível a manutenção de Hamilton no cockpit que ele ocupa desde 2013.

George Russell manteve o carro de Hamilton andando na liderança (Foto: Mercedes)

No pôquer milionário da F-1, Hamilton não se abalou em aceitar a primeira oferta e dobrou sua aposta ao adiar as negociações para depois de garantir o título de 2020. Cortesia do covid-19, passageiro semiclandestino nessa viagem, o inglês de Stevenage certamente não contava com a chance de ser contaminado e ver o compatriota George Russell brilhar a bordo do Mercedes-AMG F1 W10 nº 44, o carro que ele pilotou este ano até o GP de Bahrain. No pseudo-oval de Sakhir Russell mostrou desempenho geral superior a Valtteri Bottas, largou na primeira fila, liderou boa parte da prova e apenas uma estratégia equivocada da equipe impediu um resultado consagrador e que poderia ter sido a vitória.

Há alguns anos adotado pelo programa de desenvolvimento de pilotos da equipe alemã, George Russell é apadrinhado por Toto Wolff e seu currículo o classifica como um campeão com algo mais que potencial para tanto. Sua estrela, porém, parece brilhar em defasagem com suas atuações e o imprevisto que impediu um provável primeiro triunfo repete outros que marcam sua passagem pela equipe Williams. De qualquer maneira, a ele está destinada uma poltrona no vagão de primeira classe dessa viagem.

Primeira vitória de sua carreira e da Racing Point pode garantir lugar de Pérez na F-1 (Foto: Racing Point)

O mesmo não se pode dizer de veteranos e novatos do cenário atual. Vencedor da prova do fim de semana após cair para o último lugar na primeira volta, Sérgio Pérez segue fora da lista de inscritos para 2021. De quatro vagas potencialmente disponíveis para o ano que vem, as chances de o mexicano herdar uma elas concentram-se na Red Bull e na Williams. A primeira ainda pressiona o anglo-tailandês Alex Albon, que em temporada e meia mostrou altos e baixos a bordo de um equipamento que é um verdadeiro prato temperado ao gosto do primeiro piloto da equipe, o holandês Max Verstappen.

Red Bull ainda não definiu quem será o companheiro de Max Verstappen em 2021 (Foto: Red Bull/Getty Images)

O vazio de caixa provocado com a saída do patrocínio da Aston Martin  poderia ser preenchido com os dólares dos patrocinadores pessoais de Pérez e ajudar a comprar a propriedade intelectual do motor Honda. Rebaixar Albon para a equipe AlphaTauri seria anular o embarque de Yuki Tsunoda e afetaria a negociação com a marca japonesa.

Futuro da Williams na F-1 pode incluir reviravolta ou mais do mesmo (Foto: Williams Racing)

A opção da Williams seria a grande reviravolta do mercado: envolveria a possível aposentadoria de Hamilton, a transferência inevitável de Russell para ocupar seu lugar e a oferta de uma pintura ainda virgem de patrocinadores sadios. Esta equação seria um prêmio para a Dorilton Capital, empresa de investimentos que salvou a equipe de Frank Williams da falência e tem amplo conhecimento nas regras do jogo praticado no mercado de capitais. A proposta da Liberty Media, proprietária dos direitos comerciais da F-1, em melhorar o caixa e a competitividade das equipes menores pode garantir ao time de Grove um bem-vindo upgrade para a classe executiva após algumas temporadas viajando sem direito a embarcar sequer com uma mala de mão.

Rápido e irregular, Niki Mazepin desembarca na F-1 com promessa de trazer emoções (Foto: Haas)

Em outro extremo do grid, a confirmação do russo Nikita Mazepin como piloto da equipe Haas para 2021 é assunto para o vagão da classe turista. Disposto a ter uma equipe de F-1 para chamar de sua, Dmitry Mazepin concorreu para comprar a Force India em seu momento de maior penúria, mas foi derrotado por Lawrence Stroll, que hoje associou o time à Aston Martin, outra empresa administrada pelo consórcio canadense onde ele é o comandante. Tal qual o magnata canadense, o russo também aposta no potencial do seu filho, que ainda carrega a imagem de piloto rápido, porém irregular e afoito. Mais, no último fim de semana envolveu-se em dois acidentes na prova de F-2, um deles provocando a saída de pista do brasileiro Felipe Drugovich, um dos maiores vencedores da categoria nesta temporada. A julgar por seu retrospecto, os US$ 40 milhões investidos na Haas poderão ter mais retorno com o alemão Mick Schumacher, filho do heptacampeão Michael e adotado oficial da Ferrari, que fornece motor, caixa de câmbio e uma infinidade de componentes a equipe que, por enquanto, ainda tem Gene Haas como maior acionista. Não se surpreenda se o trem de 2021 marcar a viagem de volta desse empresário norte-americano.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Siga-nos no Instagram





Tags: Alex AlbonFelipe DrugovichGene HaasGeorge RussellLewis HamiltonNikita MazepinSergio Perez.Toto Wolff
Anterior

NOVO CAUSO: O VW FUSCA DE PLÁSTICO

Próximo

MORRE, AOS 97 ANOS, CHUCK YEAGER

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: usaf.org

MORRE, AOS 97 ANOS, CHUCK YEAGER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In