• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 3ª SEMANA

    TOYOTA LANÇA NOVO MIRAI

    Captação de vídeo: Nissan/ALI Produtora; edição de vídeo: Márcio Salvo; fotos: autor

    NISSAN KICKS 2022, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Coluna Fernando Calmon

PORSCHE TAYCAN TURBO S: ELÉTRICO DE TIRAR O FÔLEGO

identicon por Fernando Calmon
31/01/2021
em Coluna Fernando Calmon, ELETROentusiastas, Especial - Fernando Calmon, FC
Foto: motorauthority.com

Foto: motorauthority.com







Partir para um automóvel elétrico era uma questão de sobrevivência, em longo prazo, para uma fabricante que tem histórico de modelos de altíssimo desempenho e, ao mesmo tempo, participação importante de suves no portfólio, modelos mais pesados e, naturalmente, de maior consumo de combustível que afeta de forma direta as emissões de CO2. Não havia escolha para a Porsche, pois híbridos plugáveis são insuficientes para evitar as altas multas que a União Europeia impõe para a média dos veículos à venda de cada marca. A saída foi o Porsche Taycan (foto de abertura)

Inicialmente há três opções de preço: 4S, R$ 598.000; Turbo, R$ 809.000; Turbo S, R$ 979.000. Já inclui mudanças na estrutura elétrica em qualquer tipo de imóvel e endereço no Brasil. Haverá ainda versão de entrada, mas só quando a demanda mundial for atendida. A Porsche planejou 20.000 unidades/ano, porém a procura é pelo dobro. A fábrica dedicada precisou tomar “emprestados” 400 funcionários da Audi.

Trata-se de um sedã-cupê de quatro portas com inspiração de linhas no 911 e no Panamera. É bater um olho e ver um Porsche. Com apenas 1,38 m de altura o acesso ao interior não é o de um sedã comum, é mais difícil. Contudo, ao sentar estão lá o volante em posição vertical e o tradicional botão de partida no lado esquerdo do painel. Na realidade é um botão de desligar, porque basta pisar no pedal de freio para o carro estar energizado. Além do quadro de instrumentos digital, há duas telas centrais e mais uma (sem tanta utilidade) para o passageiro, além da que controla o ar-condicionado quadrizona.

Em conectividade deixou de fora o Android Auto. O carro é um 4+1: passageiro central, atrás, só em curtas distâncias. Um vão no assoalho acomoda os pés dos outros dois passageiros, além do bom espaço para as pernas (2,90 m de entre-eixos). Dispõe de dois porta-malas: traseiro, de 366 litros e dianteiro, de 81 litros (se transportar o cabo do carregador, menos espaço).

É o primeiro elétrico com sistema de 800 V (normal, 400 V): recarrega a bateria de 5% a 80% em 22 minutos. Alcance declarado de até 412 km, no caso do Turbo S. Potência combinada dos motores dianteiro e traseiro atinge 625 cv (761 cv, com overboost). Torque descomunal: 107,1 m·kgf. Para o motor traseiro existe uma caixa automática epicicloidal de duas marchas: uma melhora a arrancada e a outra aumenta o alcance em estrada.

Na avaliação que fiz no autódromo Velo Città não transpareceu o peso de 2.370 kg. Comportamento é exemplar, da tomada à saída de curvas, além da irrepreensível estabilidade direcional. Freios estão no melhor padrão: discos carbocerâmicos com pinças gigantes de 10 pistões na frente e 4 atrás. Há frenagem regenerativa por borboletas no volante ou pela câmera dianteira que monitora o trânsito e aciona a regeneração. Silêncio a bordo é tal que mal se percebe o ruído de rodagem dos pneus (rodas de 21 pol. de diâmetro). No modo Sport Plus ouve-se leve rumor dos motores.

Impressionante é a aceleração do Taycan Turbo S com auxílio do controle de largada: 0 a 100 km/h em apenas 2,8 s. Só perde por 0,1 s para o 911 Turbo S que inspirou o nome do elétrico, mesmo sem este ter turbocompressor, obviamente.

 

ALTA RODA

 

Amarok, ano-modelo 2021, ganhou motor V-6 turbo diesel mais potente no mercado de picapes médias. São 258 cv, mas a função overboost durante 10 s aumenta a potência para 272 cv. Aceleração de 0 a 100 km/h em 7,4 s equivale a um Jetta GLI. Hoje, 65% das Amarok têm motor V-6. Há três versões de R$ 243.290 a R$ 258.270. Continuam duas versões de quatro cilindros.

Leve reestilização de meia geração no MINI Countryman 2021. Quatro opções, duas com motores turbo, tricilindro 1,5-L de 136 cv e 4-cilindros 2-L de 306 cv, por R$ 199.990 e 299.990. As outras, híbridas plugáveis: R$ 234.990 e 264.990. Avaliei essa última com alcance de quase 50 km no modo elétrico. Quadro de instrumentos é solidário à coluna de direção e no ajustar a altura do volante movimentam-se juntos. Em estrada, dirigibilidade e desempenho instigantes.

FCA e TIM confirmaram o acordo antecipado aqui com exclusividade. A partir do primeiro semestre de 2021, modelos Fiat, Jeep e Ram contarão com Wi-Fi a bordo com chip de celular integrado ao multimídia, esquema já oferecido por GM e Claro. Ainda não se anunciou preço dos serviços. Novos recursos de conectividade com atualização OTA e internet das coisas (IoT) estarão incluídos.

Desvalorização do real frente ao dólar traz oportunidades de exportação do SUV compacto Kicks, afirmou Marco Silva, presidente da Nissan. “Aguardo sinal verde da matriz para mercados sul-americanos hoje abastecidos por México e Tailândia.” Sua previsão para o mercado interno, a depender da evolução da pandemia e suprimento de peças, aproxima-se dos níveis de 2019.

Muito raro a Toyota distribuir nota pública sobre decisões do Congresso, como a extensão de incentivos fiscais para fábricas do Centro-Oeste. “Precisamos de cenários claros para investir com segurança. É um jogo de soma com resultado negativo, pois gera alguns empregos na região incentivada, mas elimina empregos e renda nas outras regiões.”

FC

A “Coluna Fernando Calmon” é de exclusiva responsabilidade do seu autor





Tags: EletroentusiastasFermamdp CalmnPorschePorsche Taycansedã-cupê
Anterior

TRIUMPH TRIDENT 660 FINALMENTE APRESENTADA

Próximo

TOYOTA HILUX GR-S II 4X4 AUT DIESEL – 3ª SEMANA

identicon

Fernando Calmon

Próximo
Fotos: autor exceto quando informado diferentemente

TOYOTA HILUX GR-S II 4X4 AUT DIESEL – 3ª SEMANA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

07/03/2021
Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

TRACKER PREMIER 1,0 TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

07/03/2021
Foto: jornalvs.com.br

DEZ PRINCIPAIS DÚVIDAS DO MOTORISTA AO ABASTECER COM GASOLINA

06/03/2021
Foto: pt.wikipedia.org

ERRO DE CONDICIONAMENTO ASSASSINO

06/03/2021
Foto: divulgação Toyota

CÉLULA A COMBUSTÍVEL, COMO FUNCIONA

05/03/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In