• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

    FIAT STRADA VOLCANO CD – 1ª SEMANA

    Fotos: autor

    HONDA ADV 150 NO USO – UM SCOOTER QUE TAMBÉM GOSTA DE TERRA

    Captação de vídeo: Rockset Produção / Edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: Rafael Gagliano - divulgação Audi

    AUDI A4 SEDÃ E A5 SPORTBACK, IMPRESSÕES AO DIRIGIR (COM VÍDEO)    

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Avaliações

JAGUAR F-TYPE, PRIMEIRAS IMPRESSÕES

CONHECENDO UM MODELO DESENHADO PARA O PRAZER DE DIRIGIR

identicon por Gerson Borini
19/11/2020
em Avaliações, GB, Lançamentos
Foto: divulgação JLR

Foto: divulgação JLR







A evolução do F-Type 2021 que chega ao Brasil é vista por todos os lados, e o prazer ao conduzi-lo é proporcional à beleza de suas linhas. Um modelo que foi desenvolvido para fazer frente aos esportivos de origem alemã, e ficou elegante, sofisticado e conta com muitas novidades do lado da engenharia. Para descobrir tudo seria necessário muito mais dos que os 10 quilômetros que dirigi na nova pista de testes da Pirelli, o Circuito Panamericano em Elias Fausto, SP.

As linhas do carro combinam com um circuito como o Panamericano da Pirelli (Foto: da organização)

Evolução estética

Na dianteira os faróis em LED mudaram para uma posição mais baixa e com as novas tecnologias de iluminação puderam ser afinados, e incorporaram uma assinatura visual em “J”. Ao centro, a nova grade cresceu em dimensões, deixando a impressão que todo o conjunto está mais baixo. As grades laterais do para-choque também cresceram, e em conjunto com o logotipo da marca, seguem marcando o DNA Jaguar.

Faróis afinados e grades maiores com DNA Jaguar presente (Foto: autor)

Na traseira as lanternas tem ângulos mais definidos com iluminação em LED que permitem coreografia de iluminação ao travar e destravar o carro. O para-choque possui um desenho de extrator de ar com saída de escapamento ao centro no formato retangular. Os para-lamas traseiros tiveram a curvatura aumentada, proporcionando um visual único e bem integrado ao desenho do carro como um todo.

Desenho muito robusto de toda traseira do veículo – Foto: autor

A herança genética da marca foi destaque na apresentação do produto, remetendo à origem dos modelos esportivos da Jaguar com o XK 120 roadster de 1948. Primeiro carro a atingir a marca de 120 mph (196 km/h), daí o nome. Passando por diversos outros modelos com destaque para os carros que conquistaram por sete vezes a 24 Horas de Le Mans. Ainda no campo das conquistas, atualmente a Jaguar detém o recorde em Nürburgring para sedãs 4-portas e aqui no Brasil lançou desafio para outras marcas. Primeiramente estabeleceu o recorde em Interlagos para suves com o F-Pace SVR com o tempo de 1m54s576, e mais recentemente com o 100% elétrico I-Pace com o tempo de 2m00s056. Está lançado o desafio.

 

Configuração de motor dianteiro

Enquanto outras marcas adotam a configuração de motor central ou traseiro em seus superesportivos, a Jaguar manteve a tradição de ter os cavalos na frente da carroça. E são duas opções de motorização disponíveis para o nosso mercado, ambas na versão de acabamento R-Dynamic:

  • P300 – 4 cilindros em linha, 2,0 turbo, 16 válvulas, duplo comando com variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 300 cv a 5.500 rpm de potência máxima e o torque máximo de 40,8 m·kgf está na faixa 1.500~4.500 rpm.
  • P380 – V-6, 3,0 com compressor, 24 válvulas, duplo comando por bancada de cilindros com variação de fase na admissão e escapamento. Entrega 380 cv a 6.250 rpm e o torque máximo de 46,9 m·kgf está na faixa 4.500~5.000 rpm.

A versão V-8 de 5 litros com compressor, de 575 cv, disponível em outros mercados, não será importada.

Motor 4 cilindros turbo ocupa um bom espaço do cofre do motor; ficou a curiosidade para ver o V-6 (Foto: autor)

Ambas motorizações estão equipadas com câmbio Quickshift automático de oito marchas e as trocas de marchas no modo manual podem ser feitas na própria alavanca, ou através das borboletas atrás do volante. Tanto no modo Drive, quanto no modo Sport, as trocas são bem rápidas na aceleração e redução. Ao ativar o sistema de escape esportivo, muda o ronco do motor e os estouros nas reduções de marcha são mais frequentes. Não seria o modo recomendado para sair dirigindo o carro dentro do condomínio nos domingos pela manhã…

Todos os comandos estão próximos e à mão do piloto (Foto: autor)

A tração é traseira onde são montados pneus maiores que os dianteiros. O P300 avaliado estava com o opcional rodas de 20” com pneus 255/35R20 na dianteira e 295/30R20, na traseira, que são os de série para a versão P380. Os originais seriam 245/40R19 e 275/35R19, respectivamente.

 

Dinâmica exemplar

A arquitetura da suspensão contempla braços triangulares sobrepostos em ambos os eixos e uma equilibrada calibração de molas, barras antirrolagem e amortecedores que deixam o carro bem neutro nas curvas. Só foi permitido dirigir o carro com o sistema de controle de tração e estabilidade ativado, portanto é difícil dizer como seria o comportamento do carro com esses sistemas inativos. Uma coisa é certa, andar dessa maneira é coisa para iniciados na arte.

 

A pista de teste utilizada tem traçado similar ao circuito de Portimão em Portugal, onde recentemente a Formula 1 voltou a ter uma prova. O F-Type P300 de 1.520 kg ganha velocidade a um ritmo incrível após as saídas de curva, desafiando o sistema de freio para a próxima curva. Equipado com discos ventilados na dianteira e na traseira, cumprem seu papel com muito vigor.

Interior requintado

A posição de dirigir é muito bem estudada e os comandos estão todos à mão. Nota-se a preocupação do estilista em proporcionar a sensação de cockpit. Todos os comandos são voltados ao motorista e uma barra vertical foi colocada na lateral do console central para delimitar ainda mais esse ambiente.

Os ajustes dos bancos e volante são elétricos facilitando encontrar a melhor posição. O conforto dos bancos é bom e proporciona ótima estabilidade do corpo em curvas, permitindo exagerar na aceleração lateral.

 

Quadro de instrumentos é uma tela TFT de 12” configurável e a central mulímidia incorpora a conexão Android Auto e Apple CarPlay, porém ainda exige o uso de cabo de comunicação. O sistema de som Meridian é outro item que mostra a sofisticação e atenção da Jaguar com seus clientes.

Mesmo na dificuldade da chuva e do pouco tempo do evento, foi possível fazer a foto AE (Foto: autor)

Quanto custa

O novo Jaguar F-Type está disponível nas versões coupé ou conversível, ambas com estrutura monobloco em alumínio. E pode ser configurado com uma infinidade de combinações de cores externas, padrões de interior, desenho e acabamento de rodas entre outros itens. Tudo isso é possível ser feito através do website da marca e ao final salvar ou imprimir a configuração até o pedido final em uma das 38 concessionárias.

F-Type R-Dynamic P300 Coupé – R$ 404.166
F-Type R-Dynamic P380 Coupé – R$ 537.351
F-Type R-Dynamic P300 Cabrio – R$ 418.082
F-Type R-Dynamic P380 Cabrio – R$ 551.250

A versão conversível é muito bonita – Foto: divulgação JLR

Concluindo

O Jaguar F-Type é destinado às pessoas com maior ligação emocional ao seu carro. Tudo foi desenhado e desenvolvido para potencializar esse lado emotivo, seja ao olhar o carro na garagem, ao entrar no cockpit, o ronco do motor na arrancada e todas as demais reações que aparecem ao dirigir o carro em um circuito cheio de curvas ou nas longas estradas da vida.

A semente foi plantada com essa voltinha no P300. Ficou a vontade de conhecer o P380 e, logicamente, a versão conversível. Sentindo-me ansioso!

GB

Fotos adicionais; ficha técnica e lista de equipamentos em seguida

 

FICHA TÉCNICA JAGUAR f-TYPE 2021
P300 R-Dynamic P380 R-Dynamic
MOTOR
Descrição Ingenium, 4 cil em linha, longitudinal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador da fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, turbocompressor de dupla voluta com interresfriador, gasolina V-6 a 90º, longitudinal, bloco e cabeçotes de alumínio, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, compressor com interresfriador, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.997 2.995
Diânetro x curso  (mm) 83 x 92,3 84,5 x 89
Potência (cv/rpm) 300/5.500 380/6.250
Taxa de compressão (:1) 9,5 10,5
Torque (m·kgf/rpm) 40,8/1.500 a 4.500 46,9/4.500 a 5.000
TRANSMISSÃO
Câmbio Quickshift, automático epicíclico, 8 marchas, conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora ou pelas borboletas, tração traseira
Relações das marchas (:1) 1ª 4,714. 2ª 3,143; 3ª 2,106; 4ª 1,667; 5ª 1,285; 6ª 1,000; 7ª 0,839; 8ª 0,667
Relação da ré (:1) 3,295 3,317
Relação de diferencial (:1) 3,55 3,31
SUSPENSÃO
Dianteira e traseira Independente, triângulos superpostos, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Diâmetro mínimo de giro (m) 10,6
FREIOS
Dianteiros  (Ø mm) Disco ventilado/355 Disco ventilado/380
Traseiros (Ø mm) Disco ventilado/325 Disco ventilado/325
Controle ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem
RODAS E ´PNEUS
Rodas 19″ 20″
Pneus D 245/40R19/ T 275/35R19 D 255/35R20/T 295/30R20
CARROCERIA
Tipo Cupê ou conversível, 2-portas, 2 lugares. monobloco em alumínio, subchassi dianteiro e traseiro
AERODINÂMICA
Coeficiente aerodinâmico (Cx) Coupé 0,35 / Conversível 0,37
Área frontal (calculada, m²) Coupé 2,016 / Conversível 2,010
Área frontal corrigida (m²) Coupé 0,705 / Conversível 0,743
DIMENSÕES E PESOS
Comprimento (mm) 4.470
Largura com/sem espelhos (mm) 1.923/2.042
Altura (coupé/conversível (mm) 1.311/1.307
Distância entre eixos (mm) 2.622
Peso em ordem de marcha (Coupé/conversível, kg) 1.520/1.540 1.572/1.592
CAPACIDADES (L)
Porta-malas Coupé 509 / Conversível 233
Tanque de combustível Coupé 63 / Conversível 70
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 5,7 5,1
Velocidade máxima (km/h) 250 275
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 8ª 52,2 56,9
rpm a 120 km/h em 8ª 2.300 2.100
rpm à velocidade máxima em 7ª 6.000 6.100

 

EQUIPAMENTOS JAGUAR F-TYPE 2021
P300 R-Dynamic P380 R-Dynamic
INTERIOR & EXTERIOR
Acabamento Delta Aluminium no console central • •
Ajuste do volante em altura e distância • •
Bancos com ajuste elétrico em 6 posições • •
Bancos revestidos de couro Ebony • •
Borboletas de câmbio com desenho metalizado • •
Capota elétrica configurável (Conversível) • •
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay • •
Espelho retrovisor interno fotocrômico • •
Faróis premium de LED com luz de rodagem diurna • •
Iluminação da cabine configurável • •
Kit de reparação de pneus (Conversível) • •
Luzes traseiras de LED • •
Painel de instrumentos TFT 12″ exclusivo F-Type • •
Partida por botão • •
Retrovisores elétricos e com aquecimento • •
Rodas de 19″ diamantadas • •
Sapatas dos pedais metalizadas • •
Sensor de chuva • •
Sistema de navegação Pro • •
Sistema de som Meridian • •
Sistema multimídia InControl Touch Pro 10″ • •
Soleiras metalizadas exclusivas R-Dynamic • •
Tapetes premium contrastantes • •
Vidro do para-brisa com atenuação solar • •
Volante com ajuste elétrico • •
Volante com revestimento de couro • •
SEGURANÇA
Alarme perimétrico • •
Assistente de faixa de rolamento • •
Bolsas infláveis, 4 (Conversível) • •
Bolsas infláveis, 6 (Cupê) • •
Câmera traseira • •
Controlador e limitador automático de velocidade • •
Sensores de obstáculos traseiros e dianteiros • •
Sistema de monitoramento do motorista • •
CONDUÇÃO
Assistente de frenagens de emergência • •
Controle de estabilidade e tração • •
Distribuição eletrônica das forças de frenagem • •
Freio de estacionamento eletromecânico • •
Modo vallet • •
Modos de condução Conforto, Dinâmico e Neve • •
PACOTE SUGERIDO
Interior luxury pack • •
Rodas de 20″ estilo 5060 metalizada – •
Retrovisores com rebatimento automático e aquecidos • –
Retrovisores com rebatimento automático e aquecidos com memória – •
Black pack • •
Bancos com revestimento de couro Ebony Windsor • –
Bancos com revestimento de couro Ebony Windsor Performance – •
Acesso sem chave • •
Assistente de estacionamento com monitor de ponto cego • •
Teto solar panorâmico (Cupê) • •
Pinças de freio vermelhas – •
Configuração de suspensão dinâmica – •

 





Tags: esportivoF-TypeGBGerson BoriniJaguarJaguar F-Type
Anterior

RENOVAÇÃO DE PRODUTOS DE VOLTA AO CENÁRIO

Próximo

MOPAR LANÇA ENGATE INOVADOR PARA O JEEP RENEGADE

identicon

Gerson Borini

Engenheiro Mecânico, tem uma vida ligada ao automóvel, desde os 10 anos de idade já acompanhava o tio e o avô na oficina mecânica, e curtia os carros de avaliação de qualidade da Vemag e VW que o pai trazia para casa. Aos 20 anos de idade ingressou na área automobilística onde trabalhou na Mercedes-Benz (2 anos), BorgWarner (3) e GM (30). De 1989 a 1995 correu na categoria Super Stock (Opala 6 cil). Em 2004 montou a equipe Chevrolet Endurance Team para disputar o Campeonato Brasileiro de Endurance (2004 a 2012) onde conquistou vários títulos individuais e da equipe. Na GM atuou na área de Engenharia de Desenvolvimento e Validação no Campo de Provas e gerenciou diversas áreas técnicas no Brasil, Estados Unidos e América Latina.

Próximo
Fotos: divulgação FCA

MOPAR LANÇA ENGATE INOVADOR PARA O JEEP RENEGADE

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021
Foto: Haas

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

23/02/2021

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ DO VALDEMIR

22/02/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

NOVO GLA 200 AMG LINE É REVELADO

24/02/2021
Foto: icarros;.com.bt

OS “SOMELIÊS DE DESGRAÇAS”

24/02/2021
Foto: Haas

INÍCIO DA TEMPORADA DE F-1 SE APROXIMA E PIETRO SEGUE NA HAAS

23/02/2021

NOVO CAUSO: O ‘VW FUSCA’ DO VALDEMIR

22/02/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In