• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

ACIDENTE DE TRÂNSITO COM NÚMERO DE FATALIDADES INACEITÁVEL

identicon por Celso Franco
28/11/2020
em CF, Trânsito
Foto: g1.globo.com

Foto: g1.globo.com







Eu já havia enviado minha contribuição para os AUTOentusiastas para ser publicada hoje, tratando da prioridade no tráfego urbano, quando fui surpreendido pela manchete:

“ACIDENTE DE TRÂNSITO COM 41 MORTOS E FERIDOS”

Meu Deus, isso é número de acidente aeronáutico!

Aconteceu pouco tempo depois de o Governo Federal abrandar a nossa deficiente lei do trânsito, sob condução de políticos não especialistas no assunto.

Desde os primeiros dias da minha gestão de diretor de trânsito do estado-cidade da Guanabara, em 1967, eu já dizia que o grande mal é que é muito difícil gerir o trânsito com política e, desgraçadamente, é muito fácil geri-lo politicamente.

A nossa lei deve ser bem mais rigorosa e com um foco educacional, corrigindo omissões que somente um profissional como eu, por já tê-las sentido no desempenho de sua atividade técnica, pode ver. Tudo o que eu, com mais de “meio século de janela”, redigi num livreto intitulado “Ultrassonografia do Trânsito Brasileiro”, no qual proponho aos que têm a responsabilidade de geri-lo com leis adequadas, o que podem ou devem fazer, numa espécie, eu diria, de testamento.

A eliminação da multa, substituída pela advertência, que pode ser anulada por um período de bom comportamento proporcional ao grau de gravidade da infração, a fim de que não advenha multa, é de um alcance educacional que só não vê quem não quer.

Além de eliminar a indústria da multa, minha proposição é punir de imediato o advertido que cometer qualquer infração no período em que deveria se comportar irrepreensivelmente ao conduzir um veículo automotor. Além de receber a multa, terá suspensa a sua autorização de dirigir pelo tempo em que deveria ter tido um comportamento perfeito. A punição seria imediata, enquanto o infrator ainda se lembra de sua falta.

A fim de evitar a burocracia, a sua CNH não precisa ser entregue à autoridade de trânsito, como determina o atual procedimento de suspensão do direito de dirigir: basta que a comunicação de sua suspensão contenha o aviso de que, se for surpreendido dirigindo, estará cometendo crime.

O trânsito, segundo a ONU, é terceiro problema social do mundo. A aplicação da multa pura e simplesmente não atende ao fato de se tratar de um problema social, na medida em que o poder aquisitivo dos infratores é variado, sendo mais sentido pelos menos favorecidos. A pontuação na CNH até poderia ser um freio ao mau comportamento, mas é comum o veículo estar em nome de pessoa jurídica, o que livra o condutor da pontuação.

Mas, voltando ao acidente, razão deste meu artigo, de há muito recomendo a adoção de uma ficha pessoal do motorista, como as que se usam para bater o ponto no local de trabalho, que mostraria a hora da partida da viagem e o acompanharia, para verificação, durante o trajeto. O propósito, controlar o tempo ao volante sem repouso, estatisticamente a maior causa dos acidentes graves nas rodovias como o que aconteceu, até agora (mal) diagnosticado como ultrapassagem proibida. Se ela existiu, onde está o terceiro, o ultrapassado que, face á gravidade do acidente, evidentemente pararia?

Além deste cuidado, é fácil adotar a proibição de circulação de veículos pesados e lerdos nos fins de semana e feriados nas estradas de mão dupla, motivo maior das ultrapassagens indevidas, especialmente em Minas Gerais, estado que apresenta um alto número de estradas de mão dupla e, consequentemente, também um elevado número de acidentes por desrespeito à proibição de ultrapassagens (tal restrição à circulação existe há mais de quatro décadas até nas excelentes autobahnen da Alemanha)

As estatísticas, bem feitas, em pesquisas por especialistas, são fator imprescindível para orientar o administrador de trânsito.

E, em face do que acontece no nosso trânsito assassino, será que alguém se dá conta disso, ou somente este “velhinho” que os alerta quinzenalmente aqui?

CF

Celso Franco escreve quinzenalmente no AE sobre questões de trânsito.





Anterior

REVISTA CURVA3 CHEGA COM FOCO NO AUTOMOBILISMO

Próximo

NOSSOS PARLAMENTARES E SEUS PROJETOS ESTAPAFÚRDIOS

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Foto: varelanoticias.com.br

NOSSOS PARLAMENTARES E SEUS PROJETOS ESTAPAFÚRDIOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In