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Home BF

TANTA MODERNIDADE QUE NÃO CONSEGUI SEQUER ENCOSTÁ-LO NA GARAGEM…

O AUTOMÓVEL ESTÁ NUMA COMPLICADA FASE TRANSITÓRIA QUE SÓ SERÁ RESOLVIDA AO SE TORNAR UM AUTÔNOMO DE VERDADE

identicon por Boris Feldman
24/10/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: teletype.in

Foto: teletype.in







A eletrônica chegou devagarinho no automóvel. Começou com algumas utilidades perceptíveis como o controlador automático de velocidade (cruise control), limpador de para-brisa intermitente e outros comandos. Daí foi assumindo o gerenciamento de componentes mecânicos como motor, câmbio, suspensão e freios. Hoje, dificilmente se anuncia uma notável evolução mecânica no automóvel, pois as novidades estão quase todas concentradas nos dispositivos eletrônicos. O próprio álcool, problemático assim que começou seu uso no início dos anos 1980, melhorou depois, mas só se consagrou com a chegada dos motores flex a partir de 2003, viabilizados graças exclusivamente à… eletrônica.

A computadorização do carro tornou-o mais seguro, econômico, confortável, limpo ambientalmente, eficiente e conectado. E também mais confiável, pois não para mais na estrada por um distribuidor desregulado ou carburador entupido, ambos no museu, tornados obsoletos pelo gerenciamento eletrônico.

Entretanto, a indústria automobilística está atravessando uma complicada fase transitória. A eletrônica vem assumindo também funções do próprio motorista ao dispor de diversos sistemas que antecedem o carro autônomo.

Antes de eliminar volante e pedais, o carro já estaciona quase sozinho. Procura uma vaga e volta até onde o motorista o deixou. Interfere nos freios e estanca o carro quando percebe um obstáculo à frente e que o motorista não vai reagir, para evitar a batida frontal. Tem sistema de proteção 360º para evitar esbarradas ou batidas acidentais na frente, laterais e traseira.

Por comando de voz, liga, desliga ou regula o ar-condicionado. Estabelece um roteiro para chegar a um endereço. Sintoniza estação de rádio ou  fonte de música. Regula bancos, volante e retrovisores. Pode ser programado para abrir vidros e acender faróis quando chega na portaria do prédio…

O motorista pode também registrar seu perfil: o carro o reconhece quando se aproxima e faz automaticamente todos os ajustes previamente determinados. Pode também, pelo celular, ligar motor e ar-condicionado remotamente. Permite inclusive comprar potência adicional pelo celular (ou computador): a concessionária interfere na central eletrônica e reajusta o mapeamento (chip) para ampliar o haras sob o capô.

Por conexão de internet com uma central de apoio, pode-se pedir socorro, reservar hotel, restaurante ou teatro, e outras mordomias mais. Aliás, o socorro vai mesmo que o motorista não esteja em condição de solicitá-lo.

Mas eu passei uns apertos recentemente. Dirigia um destes carros semiautônomos e, rodando pela faixa da esquerda da rua, vi uma criança descendo do passeio com uma patinete, à minha esquerda, alguns metros à frente. Minha reação imediata foi desviar para a direita, mas o carro quase invadiu a faixa ao lado. Entrou então em ação o sistema que evita mudança de faixa sem ligar a seta, me tomou o volante e jogou o carro de volta para a esquerda. Eu reagi rapidamente e tornei a forçar o carro para a direita, evitando um quase acidente.

Outro carro de teste, também do tipo premium, complicou minha vida ao estacioná-lo na garagem: o sistema de proteção 360º impedia a marcha à ré, pois suas laterais ficariam muito próximas das colunas ao lado da vaga. Quanto mais eu tentava, mais ele freava para evitar a “esbarrada” lateral. Tive que parar, ligar os sistemas de controle no painel central e desativar a tal da proteção para estacionar o carro.

Um carro premium de alto nível tem dezenas de sistemas de proteção, controle, sinalização, comunicação, ajuste e reparo remotos e vários outros que exigem razoável dedicação até o dono se familiarizar com toda a parafernália. Mas a verdade é que são poucos os que vão além dos dispositivos essenciais. E muitas vezes só os acionam para exibir as maravilhas para a família, parentes e vizinhos.

Toda essa complexidade incorporada ao automóvel só terá sentido quando for completamente autônomo e apenas exigir do motorista meia dúzia de comandos de voz, do tipo “me leve ao escritório e volte para pegar minha esposa”.

Enquanto estiver nesse nem cá, nem lá, eu continuo apaixonado pelo meu V-6 alemão, tração nas quatro e câmbio DSG. Meio ultrapassado, zero parafernália, mas que oferece conforto, segurança e desempenho mais que razoáveis…

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

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Tags: Boris Feldmancarro autônomoSemiautônomo
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Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

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