• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

POR QUE NÃO TEMOS CARRO A DIESEL?

Também queria saber. É frustrante ler as fichas técnicas de carros semelhantes no exterior e não termos sequer a chance de escolher

identicon por Daniel Araújo
16/10/2020
em Análises, DA
Motor Honda 1,6-L turbodiesel EarthDreams I-Detec (caradvice.com.au)

Motor Honda 1,6-L turbodiesel EarthDreams I-Detec (caradvice.com.au)







A recente coluna do Douglas Mendonça sobre o porquê de não podermos ter carros a diesel me trouxe a lembrança nos idos de 1990 quando viajei à Argentina e era diferente ver aqueles Ford Falcon, Peugeot 404 e tantos outros veículos a diesel, trepidando e soltando fumaça, coisa bastante comum até um passado não tão distante.

Quem aqui, entusiastas com mais de 40 anos, nunca viu uma Kombi Diesel acelerando e deixando o rastro de fumaça atrás? É da minha infância ver uma Kombi picape subindo a rua Teodoro Sampaio, soltando aquele rastro de fumaça preta e o barulhão do ventilador do radiador ligado.

Só que a rigidez das normas de emissões para motores a diesel trouxe outro panorama para esses veículos, e se antes eles eram apenas econômicos, hoje eles são econômicos e com emissões baixíssimas, sendo tão (ou até mais) limpos quanto os melhores motores de ciclo Otto disponíveis no mercado. E com a vantagem de um aproveitamento energético bastante superior, com 40% de eficiência contra 35% dos motores a gasolina.

São motores mais complexos em termos de controle de emissões? Sim, além do catalisador possuem sistema recirculação de gases de escapamento (EGR) ou redução catalítica seletiva (SCR) para reduzir as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx),  e filtro de material particulado, que de tempos em tempos passa por um processo denominado “regeneração”, que consiste na elevação da temperatura dos gases de escapamento para “queimar” o material particulado retido no filtro.

Mas se o motor Diesel tem tantas vantagens assim, por que o brasileiro não pode usufruir desses veículos?

Como o Douglas Mendonça bem explicou no artigo dele, a coisa remonta à década de 1970 e hoje ainda permanece, numa daquelas “jabuticabas”, medidas tipicamente brasileiras e de difícil compreensão. 

A Europa, sob o manto da União Europeia, vive uma fase de “demonização” do Diesel, depois de um casamento amplamente incentivado no inicio dos anos 2000. Embora se fale em razões ambientais, há uma grande chance de essa demonização estar ocorrendo devido à maciça presença do diesel, cuja frota em alguns países supera os 50% dos veículos vendidos e, tal qual ocorreu no Brasil do Proálcool, o que fazer com a gasolina que sobra.

Seja como for, comparar as fichas técnicas com dados oficiais dos fabricantes chega a dar tristeza em nós brasileiros médios, proibidos de ter carros a diesel, sendo algo restrito apenas a utilitários e, pasme, veículos de luxo travestidos de “veículos utilitários esporte” — suves, como são genericamente chamados no AA.

Abaixo coloco alguns dados extraídos de folhetos de alguns modelos de veículos, velhos conhecidos nossos e que rodam na Europa com diesel ou com gasolina.

As planilhas abaixo são prints de tela (clique na figura para ampliar) da página da Agência de Certificação de Veículos do Reino Unido  e no comparativo, peguei o Ford EcoSport com motor a gasolina 1-L EcoBoost 125 cv e câmbio manual versus o mesmo EcoSport com motor 1,5-L Ecoblue, os mesmos 125 cv e câmbio manual.

Os valores de consumo e emissões são normatizados conforme o padrão europeu, pós-“dieselgate”, o WLTP, sendo o consumo em L/100km quando escrito “metric” (dividir 100 pelo valor indicado para obter em km/L). Não precisa, mas se você quiser converter milhas por galão americano ou milhas por galão imperial para km/L, multiplique mpg por, 0,425 ou 0,354, respectivamente.

 

Outro conhecido nosso, com versões gasolina (131 cv, 1,5-L) e diesel (1,6-L 120 cv) é o HR-V. Vejam as planilhas:

Única ressalva fica por conta do motores diesel em automóveis atualmente requererem, como nos caminhões, o emprego do Arla-32 num reservatório dedicado para controle de emissões de óxidos nitrosos (monóxido de nitrogênio, NO, e dióxido de nitrogênio, NO2).

Outra coisa que deixa qualquer um frustrado são os câmbios: lá existe a liberdade de escolher entre as caixas manuais e as automáticas em praticamente todas as versões, enquanto por aqui, em muitos modelos, caixas manuais são itens meramente de catálogo ou nem existem.

Como curiosidade, assista a este breve vídeo para ver como o nível de vibração dos motores Diesel modernos é comparável ao de motores a gasolina, mesmo em rotação de marcha-lenta, a mais crítica nos motores Diesel quanto a vibração:

DA

 

 

 

 

 

 





Tags: Daniel AraújoMotor ciclo DieselMotor ciclo OttoWLTP
Anterior

EVOLUÇÃO DA RODA

Próximo

ESQUECERAM DE MIM

identicon

Daniel Araújo

Administrador de formação acadêmica, é antes de tudo, um apaixonado por automóveis e aviões. Busca compreender a história existente em um projeto e os porquês técnicos envolvidos. Sua atuação como como gerente de empresa agrícola durante 9 anos aguçou ainda mais essa curiosidade e a levou para os utilitários, máquinas e motores e veículos comerciais. Após excelentes contribuições pontuais ao AE se tornou editor regular.

Próximo
Foto: oimparcial.com.br/Honório Moreira)

ESQUECERAM DE MIM

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In