• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home LR

MOTOCICLETA BMW R 1250 RT, PRIMEIRAS IMPRESSÕES

identicon por Lucas Rizzollo
21/10/2020
em Destaques - MOTOentusiastas, Destaques do Editor - MOTOentusiastas, Lançamentos, LR, MOTOentusiastas






Lembro-me bem de uma viagem que fiz em 2014 aos Estados Unidos. Chegando lá a primeira coisa que vi logo ao sair do aeroporto foi uma grande e imponente moto da polícia. Nunca pensei em ser um agente da lei ou seguir carreira neste setor, porém naquele momento se fosse para andar com aquela motocicleta o dia todo eu até me candidataria. Depois de pesquisar descobri que era uma BMW R 1200 RT especialmente preparada para a polícia local. Eu jamais poderia imaginar que anos depois eu colocaria as mãos numa.

A literalmente grande novidade

Depois de ficar alguns anos longe do mercado nacional, a RT está de volta. Fabricada na Alemanha, ela chega em duas opções. Uma com pintura branca e uma com pintura azul, um pacote completo de personalização. O motor e conjunto de suspensões são mais emblemáticos da marca, junto com os mais recentes sistemas de conforto e segurança. É sem dúvida uma moto grande e de muita presença. São 2.222 mm de comprimento total e 990 mm de largura, já com a malas laterais.

Segundo a BMW, a R 1250 RT traz uma nova opção na categoria touring. Usa o mesmo motor da R 1250 GS porém com um direcionamento para o asfalto. As suspensão dianteira é a tradicional telelever e na traseira o sistema é do tipo monobraço paralever. Vale lembrar que acima deste modelo ainda existe na própria marca a linha K 1600, porém num outro degrau de preço e motorização.

Na cidade

Ao pegar a moto leva-se um certo tempo para acostumar. A partida é feita com a chave no bolso e motor se mostra disposto desde a marcha-lenta. São tantos botões e controles que separei alguns minutos para me ambientar. Depois de ajustar o para-brisa de acionamento elétrico, acondicionar as bagagens nas malas laterais e colocar minha lista de músicas favoritas para tocar, finalmente estava tudo pronto.

Antes de qualquer estrada é preciso passar por um trecho de cidade. Mesmo em um dia movimentado a moto se saiu bem para um veículo do seu tamanho e peso. A maior preocupação são os bauletos laterais principalmente no corredor. Em alguns momentos é preciso ter paciência e esperar atrás dos carros. Porém a tecnologia ajudou muito neste primeiro contato. O comando de válvulas variável deixou a entrega de potência em baixas rotações linear e fácil de dosar. Assim é possível rodar com tranquilidade mesmo com bagagens e garupa. Outra novidade é o sistema auxiliar de partida em aclive (já comum nos carros) mas que é uma bênção em motos deste porte.

Na estrada

Chegado na estrada é que a RT realmente se sente em casa. Seu tamanho parece diminuir e o conforto é excepcional. O que mais se destacou durante todo o percurso é o respeito que ela impõe. Bastava nos aproximar um pouco mais de qualquer carro que o caminho se abria como mágica. A maioria deles nem esperava e já saia da faixa da esquerda antecipadamente. Os faróis são muito bons e em conjunto com a luzes de rodagem diurna passavam grande confiança nas rodovias.

Em altas rotações o motor ganha um caráter esportivo exigindo muita disciplina para evitar multas. Seguindo a velocidade-limite de 120 km/h o conjunto não parece fazer esforço algum. Até mesmo o ronco do motor mais grave é agradável de ouvir. O sistema de controle de cruzeiro  funcionou muito bem, principalmente em momentos em que só se quer relaxar. O para-brisa ajustado na posição mais alta permite até conversar com o garupa devido à sua grande proteção.

Sistemas eletrônicos

As últimas tecnologias da marca também estão presentes na RT. As trocas de marcha são feitas sem o uso da embreagem tanto para subi-las quanto para descê-las. Os sistemas de freios e controle de tração são conectados em um sensor de inclinação para atuarem também em curvas acentuadas. As suspensões têm ajuste semiativo com acionamento elétrico trabalhando em conjunto com os modos de pilotagem. O mais conservador é o Rain para pilotagem na chuva, passando pelo Road e chegando até o Dynamic — o mais esportivo.

Ao final do dia ficou aquele gosto de quero mais. Devo ter usado não mais que a metade de todos os recursos possíveis. Mas ficou claro todo o potencial de viajar que esta motocicleta oferece.  Seja sozinho ou com garupa ela tem conforto de sobra. Em minha opinião ficou faltando apenas o bauleto traseiro para fechar o conjunto. Se seu objetivo é cruzar longas distâncias por rodovias asfaltadas vale a pena conhecer esta moto. Ao vivo ela tem ainda mais presença.

Já disponível nas concessionária da marca, a nova R 1250 RT tem preço de R$ 165.750 para a versão na cor branco Alpine e R$ 178.750 na versão na cor azul Planet (a testada) que inclui o pacote Option 719. Os diferenciadores são o banco em couro na tonalidade castanho além de tampa dos cabeçotes e tampa do motor que são feitas em alumínio anodizado. Ambas as versão têm como padrão as rodas esportivas Option 719.

LR

 

FICHA TÉCNICA BMW R 1250 RT
MOTOR
Descrição 2 cilindros boxer, longitudinal, com duplo comando de válvulas de fase variável, 4 válvulas por cilindro, injeção no duto, arrefecimento ar/líquido, cárter úmido, gasolina
Cilindrada (cm³) 1.254
Diâmetro e curso (mm) 102,5 x 76
Taxa de compressão (:1) 12,5
Potência (cv/rpm) 136 / 7.750
Torque (m·kgf/rpm) 12,7 m·kgf / 6.250
Corte de rotação (rpm) 8.500
TRANSMISSÃO 6 marchas, transmissão secundária por cardã, embreagem multidisco em banho de óleo, comando hidráulico
Relações das marchas (:1) 1ª 2,438; 2ª 1,714; 3ª 1,296; 4ª 1,059; 5ª 0,943; 6ª 0,848
Relação primária (:1) 1,65
Relação secundária (:1) 2,91
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Capacidade da bateria (A·h) 15
SUSPENSÃO
Dianteira Telelever de 37 mm e amortecimento ajustável e 120 mm de curso
Traseira Monobraço em alumínio Paralever ajustável e 136 mm de curso
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco duplo flutuante / 320 mm, com pinças radiais de 4 pistões
Traseiros (Ø mm) Disco único / 276 mm, com pinça flutuante de 2 pistões
Controle ABS, ABS para curvas, controle de tração para curvas, três modos de pilotagem, ajuste eletrônico de suspensão, e auxílio de partida em aclive
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio, aro 17 dianteira e traseira
Pneus Dianteiro 120/70ZR17,  traseiro 180/55ZR17
CONSTRUÇÃO Quadro bipartido com a seção traseira aparafusada, motor autoportante
Ângulo do garfo (º) 26,4
Avanço (mm) 116
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 2.222
Largura 985 (sem malas), 990 com malas
Altura 1.405
Distância entre eixos 1.485
Altura do banco ao solo 805 a 825
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha (kg) 279
Carga útil (kg) 226
Tanque de combustível (L) 25
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 3
Velocidade máxima (km/h) 200 (limitada)





Tags: BMWBMW MotocicletasLançamentomotoR1250 RT
Anterior

"O DILEMA DOS MOTORES"

Próximo

NOVO MERCEDES-BENZ GLB 200 LAUNCH EDITION É APRESENTADO

identicon

Lucas Rizzollo

Jornalista de formação começou a carreira nos cursos de pilotagem do ECPA. Já atuou como repórter na Revista MotoMax e na Agência Infomoto. Trabalhou também como piloto de testes.

Próximo
Fotos: divulgação MBB - Fábio Freire

NOVO MERCEDES-BENZ GLB 200 LAUNCH EDITION É APRESENTADO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021
Foto site marca.com

O VW BEETLE E A DOMINO’S PIZZA

19/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In