• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home NG

SEQUELAS DA COVID-19

identicon por Nora Gonzalez
08/09/2020
em NG, Trânsito, Visão Feminina
Movimento no Viaduto do Chá durante a quarentena (Foto: Agência Brasil)

Movimento no Viaduto do Chá durante a quarentena (Foto: Agência Brasil)







Tenho lido todo tipo de estudo sobre a covid-19 — formas de contágio, de prevenção, lockdown vertical, horizontal, transversal, gente contra e a favor de vacinas ou de alguns medicamentos… Quando digo todo tipo é todo tipo mesmo. Assim como postagens e opiniões — li recentemente uma de uma pessoa que dizia que não aceitaria nenhuma vacina, pois elas vem com diversos microchips. Não que a pessoa soubesse o que é um microchip ou para que serve, apenas afirmava que estavam dentro das vacinas.

E aí vai um parênteses. Lembrei quando trabalhava no jornal O Estado de S. Paulo, na minha segunda passagem por lá. Uma noite, quase de madrugada, desço no elevador com um dos editorialistas e pessoa queridíssima por mim. Pessoa difícil, diga-se, do tipo que diz exatamente o que pensa, sem rodeios — justamente essa é uma das coisas que gosto nele, além de uma incrível erudição e um texto belíssimo. Bem, ao passarmos pela guarita para ir ao estacionamento, o guarda intercepta meu amigo e diz que ele deve mostrar a pasta que carregava. Ele estranha e pergunta o motivo: “É que estão sendo roubados chips na empresa e preciso revistar todo mundo”. Eu segurei a gargalhada pelo surreal da situação, mas prontamente meu amigo questionou: “Você sabe o que é um microchip? Como ele é?”. O sujeito ficou estupefato. Não, não sabia. Nunca tinha visto um. Nunca saberemos se ele tinha alguma noção do tamanho de um chip e se ele seria capaz de encontrar um nos pertences de algum funcionário. Coitada daquela criatura, colocada nessa tarefa sem o menor treinamento… Meu amigo perguntou como ele saberia se ele estava levando embora um chip se nunca tinha visto um nem sabia como era… E simplesmente foi embora, sem abrir a pasta para que fosse revistada. Obviamente, no dia seguinte alguém havia derrubado essa ordem tola.

Pois é, não sei se a pessoa que postou numa rede social que as vacinas têm microchips dentro delas faz alguma ideia do que está publicando, mas receio que não. Tenho visto diversos tipos de justificativa para não aceitar uma vacina, mas essa foi, de longe, a mais estranha.

Por diversas razões, precisei sair várias vezes nas últimas duas semanas — questões burocráticas que com ou sem pandemia não permitem que sejam resolvidas remotamente e exigiram minha presença física. E, pior ainda, todas com prazos mais do que exíguos. Coisas do Brasil, diga-se. Com ou sem vírus, exceto alguma consulta médica encaixada nos vaivéns, todo o resto poderia ter sido equacionado remotamente. Só que não.

Saí então de carro por diversos bairros de São Paulo e até mesmo pelo interior do Estado. Fiquei pasma em ver como as pessoas desaprenderam a dirigir. Não que São Paulo fosse antes uma Alemanha em termos de obediência às leis de trânsito, mas agora está terrível.

Além de dirigir em velocidades inadequadas para cada pista, piorou muito o nível de distração dos motoristas. Se antes olhavam de vez em quando o celular com a desculpa de que estavam na rua ou trabalhando o dia inteiro (o que não justifica nada disso, obviamente) agora parece que o pessoal que tem ficado a maior parte do tempo em casa quer checar tudo dentro do carro. Os congestionamentos diminuíram, sim, na cidade, embora não lá grande coisa. E como ainda tem muita gente confinada por opção própria ou porque muitas empresas ainda estão em home office, questiono-me (uma ênclise fraquinha, mas ênclise assim mesmo) se precisam olhar no celular enquanto dirigem.

Em São Paulo aumentou exponencialmente o número de entregadores de todo tipo de coisa — a maioria em motos. Sinal fechado é o mesmo que aberto para maioria deles. Calçada é rua. Contramão é um mero detalhe que não os faz alterarem uma rota. E por aí vai. Nestas minhas saídas tomei umas buzinadas na orelha de uma motinha. Eu estava na segunda pista na marginal do Pinheiros, olhei para a direita e como não vinha ninguém dei seta e comecei a ir para o lado. Pois bem, o indigitado saiu de trás de mim, foi para a direita e me ultrapassou buzinando e xingando. Affe! Meu lado montessoriano sempre quer parar a criatura, explicar como é o Código de Trânsito Brasileiro e, se não entender os itens que mostram que a manobra dele estava errada e era perigosa, talvez dar uns cascudos na cabeça com um exemplar do CTB. Quem sabe o sujeito aprende por osmose já que por explicação não funciona?

Desde o início da pandemia o volume de acidentes com estas pessoas aumentou muitíssimo mas nem por isso aumentou a fiscalização sobre eles ou os cuidados que eles mesmos deveriam ter. Segundo o Infosiga-SP, que acompanha os números de mobilidade em todo o Estado de São Paulo, motociclistas lideraram as estatísticas de mortes em julho com 139 óbitos, mesmo número do ano passado. Ou seja, mesmo com mais gente dentro de casa, os acidentes fatais com moto se mantiveram iguais. Isso em julho, pois se olharmos para o primeiro semestre inteiro deste ano houve 891 mortes ante as 916 do mesmo período do ano passado – queda de somente 2,7% e friso, novamente, quando muito menos gente estava nas ruas, seja como pedestre, seja como motorista ou carona. No caso das bicicletas, houve até um aumento do primeiro semestre, com 204 mortes quando comparadas ao mesmo período de 2019. Mesmo na vigência do isolamento social quando, de fato, menos pessoas estavam nas ruas

Gráfico de fatalidades por modal jan-jul 2020 / jan-jul 2019 Fonte: Infosiga – SP

Na cidade de São Paulo, houve até uma facilitação que aumentou o volume de motos em circulação. A empresa Mottu começou a alugar motos. A alternativa acabou sendo opção para enfrentar a falta de motos no mercado, pois subitamente aumentou muito a demanda por esse tipo de transporte (foto 3). O trabalho não é pouco, mas trabalhando cerca de 10 horas por dia dá para fazer entre R$ 150 e R$ 250 por dia. Desse valor deve-se descontar o valor do aluguel da moto mas, segundo vários usuários, fora o combustível e a refeição do dia, sobram R$ 2.000 no final do mês. A vantagem deste tipo de aluguel é que não há despesas com seguro nem manutenção, uma vez que ambos correm por conta da empresa que faz a locação. Como eu disse, acabou sendo uma alternativa para muitos desempregados ou mesmo pessoas atrás de um “bico” para aumentar sua renda.

Nesta pandemia, os motoristas em geral ficaram visivelmente mais lentos, estranhos e distraídos. Também havia notado mais excessos no início do isolamento social, apenas olhando pela janela de casa. As mesmíssimas ruas apresentavam mais motoristas atravessando no sinal fechado (talvez contando com que com menos gente a manobra seria menos vista e, portanto, não punida), mais gente atravessando a rua em qualquer lugar (provavelmente o mesmo motivo) e mais motoqueiros barbarizando (volto na teoria do aumento no volume de entregas e na entrada nesse serviço de gente que perdeu o emprego ou apenas viu a oportunidade de fazer um bico enquanto estava em home office).

Entregas por aplicativo aumentaram muito na pandemia (Foto: Agência Brasil)

Ou seja, parece que não se aprendeu nada com o isolamento social em termos de segurança de trânsito. Ao contrário, perdemos seis meses de nossa existência e não tiramos nenhuma lição nem nos preparamos para o que poderia acontecer. Os casos de acidentes com motos ainda são elevadíssimos e nada foi feito para reduzir esses números.

Meu receio depois da minha experiência de diversas saídas de carro é que teremos sequelas da covid-10 não apenas nos pulmões, cérebro ou sei lá em quais outros órgãos, mas também no trânsito. Neste caso, não há vacina, antibiótico ou outra coisa que dê jeito.

Mudando de assunto: Uau! Que corrida a de Monza de Fórmula 1 do último final de semana. Tudo mudou o tempo todo, embora ache discutível a entrada do safety car assim como acredito que se os boxes estavam fechados deveria haver uma luz indicando isso. Entendo que a equipe deveria estar atenta ao regulamento, mas é óbvio que o piloto não tem nem como lembrar de todas as regras naquele momento e é ele quem é punido de fato. Nessas horas adoraria ver as previsões de videntes, cartomantes e outros sobre qual seria o resultado da prova. Aposto um vidro de doce de leite argentino que ninguém disse que Gasly seria o primeiro colocado, ou mesmo Sainz segundo e Stroll em terceiro. Aliás, nos treinos cronometrados o pessoal encarregado da placa luminosa chegou a colocar um aviso que dizia que Hamilton havia conquistado sua 90ª vitória na F-1, rapidamente substituída pela correta, que dizia que era a 94 pole position do inglês.

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Tags: Acidentes de motoCovid-19EntregadoresNora Gonzalez
Anterior

NOVO PEUGEOT 208 É LANÇADO

Próximo

NOVO 208 REÚNE TUDO PARA PEUGEOT CRESCER

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Foto: AE/Gerson Borini

NOVO 208 REÚNE TUDO PARA PEUGEOT CRESCER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In