• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

RECLAMAR FAZ PARTE

identicon por Wagner Gonzalez
29/09/2020
em Conversa de Pista, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto: Mercedes

Foto: Mercedes







A reação de Lewis Hamilton às duas punições que recebeu no GP da Rússia (foto de abertura) tem tudo a ver com as mudanças pelas quais a F-1 está passando, a forma como a sociedade se comunica atualmente e, principalmente, com as características intrínsecas de um campeão. Não se pode esperar que um piloto prestes a se tornar o maior vencedor da história tenha um caráter complacente, muito menos que mudanças nos procedimentos de uma corrida sigam eternamente estáticas muito menos que encobrir manobras equivocadas passem despercebidas num ambiente de competição dos mais tensos.

Bottas largou melhor e pulou do terceiro para segundo (Foto: Mercedes)

Ao se dirigir para a pole position na largada em Sochi Hamilton optou por ensaiar duas largadas em locais não designados para tanto. A causa disso foi avaliar a aderência dos pneus de composto macio montados em seu carro, opção mais aderente em relação aos de composto médio que equipavam os carros de Valtteri Bottas e Max Verstappen, respectivamente terceiro e segundo no grid e vencedor e segundo colocado na corrida. Razões para essa desvantagem são a longa distância da largada até a primeira curva, o fato de Sochi ser um circuito de rua (o traçado utiliza as vias públicas do parque olímpico da cidade), o forte calor no domingo que degradava mais rapidamente a borracha macia e as chances de melhor explorar as estratégias de corrida durante as 53 voltas da prova, cujo resultado completo você encontra aqui.

Charlie Whiting (E)e MIchael Massi (D): valores diferentes na direção de prova (Foto: Formula1.com)

Alguma influência aqueles detetives da literatura e da TV devem ter exercido: por influência de Michael Masi, o diretor de prova da categoria, os dois pontos não foram aplicados porque ele entendeu que a falha foi decorrência de instruções da equipe, não uma decisão tomada pelo piloto. Não fosse isso Hamilton, que nos últimos 12 meses soma oito, estaria a dois pontos de ser suspenso por uma prova… Masi assumiu o cargo no início de 2019, quando Charlie Whiting faleceu às vésperas do GP da Austrália vítima de uma trombose, quadro clínico típico de quem passa muitas horas por ano viajando de avião. Desde então ele imprime sua marca no desenrolar das provas e duas delas são o uso mais intenso do Safety Car e punições mais severas em casos de acidentes e incidentes durante as corridas.

Uso do Safety-Car é uma das ferramentas que Michael Masi utiliza com frequência (Foto: Mercedes)

Lewis Hamilton também imprime sua marca na F-1: entre outras coisas, é o primeiro piloto negro a conquistar o título e explora seu protagonismo para promover causas sociais. Além disso, não raramente cria situações constrangedoras para os valores ainda clássicos da categoria e por estar em um nível de eficiência acima dos seus rivais, acaba por imprimir certa monotonia em uma categoria que tem na emoção e disputa um dos seus principais argumentos de venda. Hamilton não é o primeiro a desempenhar tal papel: Ayrton Senna, por exemplo, tinha atitude semelhante e era igualmente agressivo ao defender seus pontos de vista e opiniões sobre o que era melhor e mais seguro.

Max Verstappen aproveitou os equívocos de Hamilton e ficou em segundo (Foto: Red Bull)

O que pegou mais fortemente no episódio de Sochi foi Lewis Hamilton ter acusado a FIA de tentar prejudicá-lo e pintar em tons de perseguição as sanções que, direta ou indiretamente, determinaram o desenrolar e o resultado do GP da Rússia. Além de provocar o poder estabelecido e ser algo extremamente difícil de ser provado, trata-se de uma reação até certo ponto esperada de um piloto que está a uma corrida de se igualar a Michael Schumacher como o maior vencedor da história. Não restam dúvidas de que a corrida do último domingo será lembrada quando o inglês conseguir sua 91ª vitória na F-1. Os rivais continuam torcendo para que ele e a Mercedes continuem cometendo erros e equívocos como os de domingo passado.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Campeonato Mundial de F1 2020GP da RússiaLewis HamiltonMax VerstappenMichael MasiSochiValtteri Bottas
Anterior

SÍLVIO SANTOS E O SANTANA

Próximo

INSTITUTO RENAULT CELEBRA 10 ANOS DE ATUAÇÃO NO BRASIL

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos: Divulgação Renault

INSTITUTO RENAULT CELEBRA 10 ANOS DE ATUAÇÃO NO BRASIL

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In