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Home BS

NOVO PEUGEOT 208, AVALIAÇÃO INICIAL DE LANÇAMENTO

identicon por Bob Sharp
11/09/2020
em BS, Lançamentos
Fotos: Gerson Borini

Fotos: Gerson Borini







Esta matéria complementa a publicada dois dias atrás com base nas informações da apresentação virtual.

A avaliação de lançamento do novo Peugeot 208 consistiu de eu e o editor de Testes do AE , Gerson Borini, irmos de uma concessionária, a Green da av. das Nações Unidas, ao Haras Tuiuti pela rodovia Fernão Dias. Deu para conhecer bastante do modelo, versão-topo Griffe. O motor EC5M é bem conhecido, bem como o câmbio automático epicíclico Aisin EAT6. Os carros franceses da PSA sempre foram pródigos em comportamento dinâmico e um novo 208 não seria diferente. Portanto, nesse percurso rodoviário o novo 208 mostrou qualidades tanto de conforto de marcha quanto no fazer curvas bem rápidas.

 

O motor prima pela suavidade provavelmente mostraria boa elasticidade se atrelado a um câmbio manual. A potência máxima a 5.750 rpm é relativamente contida para um motor de aspiração atmosférica embora o torque máximo pareça ocorrer em rotação muito elevada, com pico a 4.750 rpm, a variação de fase do comando de admissão concorre para haver boa potência em rotações menores. Um destaque desse motor é sua suavidade, “liso”, como se diz.

O motor 1,6 EC5M de 115/118 cv e 15,4/15,5 m·kgf movimenta bem o novo 208, que nessa versão Griffe pesa 1.178 kg. O veículo estava abastecido com gasolina. A fabricante declara aceleração 0-100 km/h em 12,6/12 segundos e velocidade máxima de 190 km/h com gasolina e álcool.

Motor EC5M 1,6 4 cilindros tem funcionamento dos mais suaves e dispensa gasolina para partidas em temperaturas abaixo de 18 ºC

O câmbio Aisin, sem surpresa, embora fosse desejável contar com controle de neutro — questão de calibração, o Gol automático, de mesmo câmbio, tem — e aceleração interina nas reduções, fácil quando o acelerador é elétrico sob comando eletrônico. Há bloqueio de conversor de torque da quarta marcha em diante e o conversor de torque estola a 2.300 rpm. A 120 km/h o motor está a 3.000 rpm.

Porta-malas perdeu 20 litros de capacidade em relação à geração anterior, agora é de 265 litros; encosto do banco é rebatível, mas é inteiriço

Há  dois modos de condução, Eco e Sport com os efeitos já conhecidos de no segundo as marchas serem retidas mais tempo, a relação do pedal do acelerador ficar mais rápida e a assistência de direção ser reduzida. A trocas manuais sequenciais podem ser feitas pela alavanca seletora no esquema subir marcha com toque nela para trás e reduzir, para frente. O câmbio sempre sobe marcha quando o motor chega a 6.000 rpm, independente de se a operação é automática ou manual ou do modo de condução.

 

A direção eletroassistida tem indexação correta com a velocidade — bem leve em velocidades de manobra, bom peso em velocidades mais altas — e perfeita definição de centro. A relação de direção não foi informada, mas parece rápida, algo como 15:1 a 15,5:1. São 2,8 voltas entre batentes é o diâmetro mínimo de curva, 11,2 metros, indicando pouco ângulo de esterço. Afinal, o entre-eixos não é tão grande, 2.538 mm.

Estranhamente, na ficha técnica do e-GT, no site da Peugeot na França, é dado diâmetro mínimo de curva entre guias, como a maioria dos que informamos no AE, é de 10,4 metros. A conferir com a PSA daqui e depois corrigir tanto no texto quando na ficha técnica, se for o caso.

 

Como dito acima, o comportamento em curvas tomadas mais rapidamente mostra bom acerto de suspensão, com firmeza sem desconforto. Bem pouca rolagem e bom controle nas oscilações, mas um pouco mais de carga de distensão nos amortecedores traseiros seria bem-vinda, opinião que coincide com a do Gerson. Freios — disco ventilado na frente e tambor atrás —respondem bem às intenções, tanto em potência quando em modulação. Os pneus são Pirelli P7 195/55R16V (na informação de fábrica são “H”) e estão compatíveis com o desempenho e o peso de 1.178 kg da versão Griffe.

Dirigindo o elétrico e-GT
Assim como o Gerson, dirigi o e-GT na pista do Haras Tuiuti e gostei bastante. Como acelera e faz curva! Honra plenamente a sigla “GT”, autêntico brinquedo de gente grande. É admirável a ausência total de patinagem da roda interna à curva devido ao perfeito controle de tração que em momento algum interfere com a pilotagem como ocorre em outros carros (o Arnaldo Keller reclamou muito dessa interferência no Citroën DS3, “matava” o motor. isso ocorre também no up! TSI).
O controle de tração do e-GT pode ser desligado, mas volta automaticamente quando o carro atinge 50 km/h, e se não houver comando de desativação, volta a atuar por só abaixo dessa velocidade. Aliás, motor elétrico e controle de tração foram feitos um para o outro, é mero controle da energia fornecida ao motor, de resposta imediata, ao contrário do motor a combustão, em que é necessário mexer na injeção e/ou no avanço de ignição.
Com a função B (brake = freio) ativada pode-se dispensar o freio na hipótese de uma corrida longa, o efeito é bem forte. Só andando “à moda” é que uso do freio é imprescindível.
BS

Quadro de instrumentos

É marca registrada e patenteada da marca desde 2010 o quadro de instrumentos visto por sobre o aro do volante, que exige um diâmetro de volante menor que a média encontrada hoje, 370 mm: o volante é um “retângulo estilizado” com 350 mm na horizontal e 330 mm na vertical. Esse arranjo para mim é estranho, mas dá para conviver bem com ele. A questão da visão 3D por meio da holografia não ajuda nem prejudica, é mais mostra de tecnologia do que qualquer outra coisa, uma curiosidade. Crítica mesmo vai para a leitura das informações do quadro configurável, muito ruim, pelo menos no período diurno. Isso sem estar usando os óculos de sol; usando-os só se lê mesmo a velocidade. A Peugeot precisa corrigir isso rápido.

 

Os auxílios ao motorista, já citados na matéria de apresentação anterior e especificados todos na lista de equipamentos (colocada nesta matéria também, bem como a ficha técnica), são realmente úteis, com o alerta de saída de faixa seguido de correção automática e a frenagem de emergência autônoma..

Espaço interno

No vídeo do teste do 208 1,2 Puretech em junho de 2016 ficou evidente o pouco espaço no banco traseiro com o banco do motorista ajustado para uma pessoa da minha estatura (1,80 m), o “eu atrás de mim”. Quando fomos fazer a mesma verificação no novo 208, vi, surpreso, que este espaço diminuiu. Sem explicação, uma vez que entre-eixos é apenas 2 mm menor que o da geração anterior. O Gerson (1,81 m) nem conseguiu se ajeitar no banco traseiro, fora a dificuldade para entrar e sair.

Espaço no banco traseiro é crítico

Esse ponto não é exclusivo do novo 208. No hatch híbrido Lexus CT 200h que o Gerson testou há um ano, de 2.600 mm de entre-eixos e 4.360 mm de comprimento, mesma coisa. Intrigante.

De qualquer maneira, para outros perfis de consumidores essa questão não é tão importante. O novo 208 é indiscutivelmente atraente, moderno, tem dotes de usabilidade muito bons e certamente agradará. É mais um contendor hatch no mercado, o que é salutar nesses tempos em que os fabricantes só pensam “naquilo” — o suve.

A clássica “foto AE” mostra que a porta traseira tem ângulo de abertura pequeno

BS

Mais fotos, em seguida ficha técnica e lista de equipamentos

 

FICHA TÉCNICA NOVO PEUGEOT 208
MOTOR
Denominação EC5M 1,6 flex
Descrição 4 cil. em libnha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçpte de alumínio, duplo comando de válvulas, variador de fase no de admissão, correia dentada, 4 válvulas por cilndro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcro hidráulico para ompensação da folga de válvulas, ineção no duto, flex
Cilindrada (cm³) 1.587
Diâmetro x curso (mm) 78,5 x 82
Potência  (cv/rpm, G/A) 115/5.750/118/5.750
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 15,4/4.000/15,5/4.750
Taxa de compressão (:1) 12,5
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão/bateria/alternador 12 V / 60 A·h / 120 A
TRANSMISSÃO
Câmbio Transeixo com câmbio automático epicíclico (Aisin) de 6 marchas à frente e ré, conversor de torque, tração dianteira
Relações das marchas n.d.
Relação de diferencial n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagen integrada ao eixo
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade
Relação de direção (:1) n.d.
Diâmetro do volante (mm) 350 na horizontal/330 na vertical
Diâmetro mínimo de curva n.d.
FREIOS
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d
Traseiros (Ø mm) Tambor /n.d.
Operação Servoassistência a vácuo, ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem
RODAS E PNEUS
Rodas Aço ou lifga de alumínio conforme versão, 6Jx16
Pneus 195/55R16V Pirelli P7 (estepe temporário T125/80R16M, Fate)
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares; subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,33
Área frontal (m²) 2,09
Área frontal corrigida (m²) 0,69
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.055
Largura (espelhos rebatidos/abertos) 1.738/1.960
Altura 1.453
Distância entre eixos 2.538
Bitola dianteira/traseira n.d.
PESOS E CAPACIDADES
Peso em ordem de marcha 1.139 a 1.178 conforme a versão
Carga útil n.d.
Peso rebocável sem freio/com freio n.d.
Capacidade do tanque (L) 47
Capacidade do porta-malas (L VDA) 265
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (G/A, s) 12,6/12
Velocidade máxima (km/h, G/A) 190/190
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV
Cidade (km/L, G/A) n.d.
Estrada  km/l. G/A) n.d.
CÁLCULOS DE CÂMBIO
V/1000 em 6ª (km/h 40
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 3.000.
Rotação à velocidade máxima n.d
Alcance nas marchas (6.000 rpm) n.a.

 

EQUIPAMENTOS NOVO PEUGEOT 208
Active Active Pack Allure Griffe
ESTÉTICA EXTERIOR
Antena de teto x x x x
Carcaça dos espelhos retrovisores em preto brilhante – – – x
Carcaça dos espelhos retrovisores na cor da carroceria x x x –
Defletor de teto esportivo preto brilhante – – – x
Defletor de teto na cor da carroceria x x x –
Faróis com detalhes cromados x x x –
Faróis de LED – – – x
Friso preto piano interligando as lanternas traseiras x x x x
Grade dianteira co detalhes cromados x x x x
Luzes de rodagem diurna (DRL) “dente de sabre” x x x x
Repetidoras de seta nos retrovisores x x x x
Rodas de aço de 16″ x – – –
Rodas de liga de alumínio diamantadas de 16″ – x x x
Saída de escapamento com ponteira cromada – – x x
ESTÉTICA INTERIOR
Acabamento dos painéis de porta em preto brilhante x x x x
Bancos revestidos com Alcantara – – x x
Bancos revestidos com tecido x x – –
Difusores de ar no painel com friso cromado x x x x
Maçanetas internas com acabamento cromado x x x x
Painel com revestimento manta de fibra de carbono x x – –
Painel com revestimento manta de fibra de carbono leve – – x x
Painel de instrumentos com matriz LCD, ponteiros vermelhos e orientação invertida x x – –
Peugeot i-Cockpit 3D – – x x
Quadro de instrumentos em posição elevada x x x x
Volante de direção revestido de couro – – x x
Volante de direção Sport Drive de diâmetro reduzido x x x x
SEGURANÇA
Acendimento automático do pisca-alerta após imobilização brusca x x x x
Alerta de colisão x x x –
Alerta e correção de permanência na faixa x x x –
Alerta sonoro e cintos dianteiros desatados x x x x
Apoios de cabeça com regulagem de altura nos 5 lugares x x x x
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias), laterais e de cortina x x x x
Cintos de segurança de três pontos e retráteis nos 5 lugares x x x x
Comutação farol alto/baixo automática x x x –
Controle de estabilidade e tração x x x x
Detetor de fadiga x x x –
Engates Isofix para dois bancos infantis com fixação superior x x x x
Estrutura com deformação programada nos impactos frontais x x x x
Freios com ABS (obrigatório), distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente a frenagens de emergência x x x x
Frenagem de emergência autônoma x x x –
Lavador e limpador do vidro traseiro x x x x
Reconhecimento automático de sinalização de velocidade x x x –
Travamento automático de portas e porta-malas a partir de  10 km/h x x x x
Travas para crianças nas portas traseiras x x x x
TECNOLOGIA
Abertura de portas e porta-malas com sensor presencial – – x x
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) – – – x
Acionamento automático do limpador de para-brisa (sensor de chuva) – – – x
Alarme perimétrico x x x x
Câmera de ré – x x x
Carregamento de smartphone por indução – – x x
Chave tipo canivete com comandos de abertura das portas x x x x
Computador de bordo x x x x
Controlador automático de velocidade de cruzeiro e limitador  de velocidade x x x x
Faróis de acompanhamento e aproximação – – x x
Fechamento automático dos vidros pela trava elétrica x x x x
Limpador de vidro traseiro indexado à marcha ré x x x x
Modos de condução Sport e Eco x x x x
Sensores de estacionamento traseiros – – – x
Visiopark 180º – – – x
MULTIMÍDIA
Alto-falantes (4) e tweeters (2) x x x x
Audio streaming x x x x
Bluetooth x x x x
Central multimídia com tela tátil de 7″ integrada ao painel x x x x
Comandos no volante para áudio e telefone x x x x
Entradas USB (2) – Central multimídia (dados e carregamento) e console central (carregamento) x x x x
Espelhamento para Android Auto e Apple CarPlay via cabo x x x x
Rádio com MP3 x x x x
CONFORTO
Acionamento interno da portinhola do tanque de combustível x x x x
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida/subida x x x x
Apoio de braço escamoteável para o motorista – – x x
Ar-condicionado x x x x
Ar-condicionado automático digital – – x x
Assistente de partida em aclives x x x x
Banco do motorista com ajuste de altura x x x x
Console de teto com luz de leitura x x x x
Encosto inteiriço do banco traseiro rebatível x x x x
Ganchos para sacolas no porta-malas x x x x
Iluminação no porta-malas x x x x
Interruptores tipo dedo no centro do painel x x x x
Para-sóis com espelhos x x x x
Porta-objetos nas portas dianteiras x x x x
Teto de vidro panorâmico – x x x
Travamento elétrico de portas e porta de carga com interruptor no painel x x x x
Volante com ajuste de altura e distância x x x x
CORES
Branco Banquise (sólida0, branco Nacré (perolizada), cinza Aluminium, preto Perla Nera, azul Quasar x x x x
– Não disponível   x Sim

 

 

 

 

 

 

 





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Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

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