• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AG

NOVO CAUSO: PARA GUARAPARI COM EMOÇÃO

UMA HISTÓRIA DE CORAGEM E ARROJO NUM DIA DE TEMPESTADE A BORDO DE UM FUSCA

identicon por Alexander Gromow
14/09/2020
em AG, Falando de Fusca & Afins






Revendo meus guardados no computador encontrei uma pastinha que já migrou entre vários discos rígidos dos computadores que foram sendo trocados com o tempo. E lá estava este causo que o Renato Queiroz tinha enviado em 15 de maio de 2004 e que chegou atrasado para a edição de meu segundo livro que tem a coletânea de causos. Mas agora eu o “trago à luz” dando-lhe o merecido destaque. O Renato havia visto uma matéria sobre o lançamento do segundo livro e disse em sua mensagem: “fiquei emocionado com as histórias dos colegas “fuscamaníacos” e resolvi contar uma das minhas aventuras”. Pois é, quando indico “novo causo” não me refiro à sua idade, mas ao fato de ser a sua primeira publicação nesta coluna.


Para Guarapari com emoção

Por Renato Queiroz

Era dezembro de 1986, como fazíamos todo final de ano, como bons mineiros, reunimos a família para viajar para Guarapari, onde meus pais tinham um apartamento. Naquele ano aconteceu que realmente todos estavam doidos para viajar: meus tios, primas, avó, eu, minha irmã, meus pais, inclusive os cachorros da minha tia Lucia (Titã, e Piti, duas “meninas” poodle) e meu querido Poti (um pequinês).

Fizemos uma espécie de rodízio, para que todos ficassem o mais confortável possível, nas tão merecidas férias. Para isso ficou combinado que eu iria com o Fusca da tia Lucia, com ela minha avó e as meninas (Titã, Piti).

De início parecia impossível colocar toda aquela bagagem no possante; ainda fazíamos as compras de mercearia em Belo Horizonte para economizar e não usávamos o bagageiro do teto por julgarmos pouco seguro, além do mais sempre havia aquele toró ao chegarmos na região da Serra no Espírito Santo.

Depois de nos ajeitar entre as tralhas e “meninas” na maior algazarra, pegamos a estrada lá pelas oito horas da manhã. Já próximo de Ouro Preto percebemos que o sol que antes brilhava havia desaparecido, foi substituído por pesadas e ameaçadoras nuvens negras.

Como sou fã de uma boa aventura pedi para dirigir o Fusquinha, fui atendido, sob protestos da tia que tinha muito cuidado com o carrinho dela, além do detalhe de que minha carteira ainda era recente. Entrei aos poucos no meu ritmo de dirigir, na estrada mantenho minha velocidade de segurança e uma distância tal que consiga parar sem atingir o carro que vai a frente.

Havia pouco tráfego, pois era um domingo. Eu já confiava no meu taco porque dirigia o Fusca da minha mãe desde os 14 anos, e sempre me dei bem apesar de alguns sustos. Meu pai, que dirigia muito bem, já havia me aprovado no treinamento do trânsito da cidade, estradas, trechos de terra e tudo durante as viagens para pescarias no Rio São Francisco, então já estava mais do que batizado nas maldades das estradas brasileiras.

O tempo foi mudando para pior, acendi os faróis porque a esta altura já parecia noite em pleno horário de 10 horas da manhã! Percebi que até a algazarra das “meninas” havia se esgotado, quando olhei pelo retrovisor e minha avó antes falante, estava a remexer na bolsa a procura do seu terço para rezar.

Foi como se São Pedro estivesse lavando todo o céu com uma mangueira do corpo de bombeiros, os pingos de chuva pareciam baldes de 20 litros, a ventania estava a ponto de arrancar as arvores enquanto os raios e trovões cortavam o ar que tinha aquele cheiro de terra molhada, o limpador de para-brisa estava no “ultimo furo”, procurei acender (de novo) os faróis, minha Tia acendeu outro cigarro esquecendo-se que já estava fumando e parou de dar palpites sobre meu modo de dirigir.

O para-brisa e os outros vidros ficaram logo embaçados pelo calor úmido dentro do carro mesmo com os vidros um pouco abertos, como aprendi com meu pai, aí tive a ideia de pedir para a vovó e a titia passarem a flanela para me ajudar a enxergar. Foi quando chegamos a ponte sobre o rio Gualaxo do Sul próximo a Mariana (imagem de abertura).

Estava devagar visibilidade de poucos metros, quando no final da descida íngreme avistamos a ponte que estava completamente alagada enquanto as águas do rio quase passavam por cima da pista batendo contra a mureta da ponte formando ondas sob a chuva pesada. Não pensei duas vezes reduzi a marcha do valente Fusca para a 2º e acelerei firme e constante, às vezes ele parecia escorregar nas poças da pista quase saindo da mão de tráfego, outras parecia boiar pois não sentia o atrito normal das rodas sobre o asfalto áspero.

Quando avistei o final da ponte arrisquei passar para 3º marcha para economizar o motor que já falava alto e embalar para subir a rampa do outro lado do rio. O fusquinha agradeceu a marcha e respondeu com força para nos tirar daquele sufoco, ufa!!

Foi só começar a subir a rampa e avistamos um caminhão basculante indo na mesma direção, aproveitei para ficar a uma distância tal que o peso do “monstro” criava uma abertura nas águas da enxurrada de lama que desciam dos morros e  cobria o asfalto, assim evitei o risco de derrapagens ou flutuação do meu possante.

Quando passou a tempestade paramos no posto Touro Sentado próximo a Ponte Nova, Minha tia deu graças a Deus por eu estar dirigindo naquela chuva, porque confessou que ela “teria abandonado o carro e sairia correndo e chorando de tanto medo!” Ela me deu parabéns! Mas se não fosse a minha confiança no possante com mais de 10 anos de puro capricho dela seria no mínimo mais difícil!


O Renato Queiroz até que foi hábil naquelas condições, se bem que o Fusca fez a sua parte dadas as suas aptidões para este tipo de situação. Como sempre deixo aqui o convite para que meus leitores e leitoras enviem seus causos para nosso acervo e eventual publicação.

AG

NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 





Tags: Alexander GromowFalando de Fusca & AfinsRenato Queiroz
Anterior

DO BANCO DO PILOTO (COM VÍDEO NO FINAL)

Próximo

DISPUTA ENTRE IRMÃOS

identicon

Alexander Gromow

Alemão, engenheiro eletricista. Ex-presidente do Fusca Clube do Brasil. Autor dos livros "Eu amo Fusca" e "Eu amo Fusca II". É autor de artigos sobre o assunto publicados em boletins de clubes e na imprensa nacional e internacional. Além da coluna Falando de Fusca & Afins no AE também tem a coluna “Volkswagen World” no Portal Maxicar. Mantém o site Arte & Fusca. É ativista na preservação de veículos históricos, em particular do VW Fusca, de sua história e das histórias em torno destes carros. Foi eleito “Antigomobilista do Ano de 2012” no concurso realizado pelo VI ABC Old Cars.

Próximo
Foto: youtube.com

DISPUTA ENTRE IRMÃOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In