• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

DISPUTA ENTRE IRMÃOS

SERÁ MESMO QUE TRAÇÃO DIANTEIRA NUMA SUBIDA ENLAMEADA NÃO DÁ CERTO?

identicon por Bob Sharp
07/09/2020
em BS, História
Foto: youtube.com

Foto: youtube.com







Era 1969. A família tinha uma propriedade em São Lourenço, MG, onde ainda crianças passávamos as férias de verão, que fora vendida. Antes de entregá-la ao novo dono, eu e meu irmão resolvemos ir lá para nos despedirmos de um lugar de tantas boas lembranças. Fui com minha mulher na minha Vemaguet ’63 e meu irmão Rony e a esposa o Fusca ’62 dele que passei para 1600 e dois carburadores 32, kit Puma (eu era sócio da concessionária VW há dois anos).

Ambos os veículos, é claro, tinham os fabulosos pneus radiais Pirelli Cinturato CF67 155SR15, do mesmo tipo dos usados no FNM 2000 JK já no lançamento em 1960, só que na medida 165-400.

Na propriedade havia uma subida forte (foto ilustrativa), trecho final da estradinha de terra que começava na porteira e terminava na casa, trecho que obviamente conhecíamos.bem. Na chegada, chovia.

— Quero ver a Vemaguet chegar até à casa — disse meu irmão, em tom de gozação misturado com desafio, na base da subida.
— Eu é que vou chegar, você é que não — respondi, devolvendo o desafio mas sem tanta certeza, dizendo-lhe para ir primeiro.

Lá foi o Rony todo confiante, como aquele jeito de vencedor. Confesso que fiquei preocupado por ser bem conhecida a capacidade do Fusca nessa difícil condição devido ao motor e transeixo na traseira — justamente o que favoreceu o Kübelwagen, cuja história de desempenho no teatro de guerra, mesmo tendo tração apenas 4×2, eu já estava farto de conhecer.

O Fusca começou a subir, rodas patinavam na lama. O carro começava a atravessar na subida, o Rony procurava corrigir contraesterçando prontamente, mas o avanço na subida era muito lento. Chegou a um ponto que atravessou completamente e parou. O mano deu ré de volta para a base da subida. Segunda tentativa, mesma sequência de atravessadas, total dificuldade. Repetiu a tentativa, sem sucesso. Desceu de ré até à base da subida.

E agora, e se eu não conseguir subir? A coisa parece estar mesmo feia.

Iniciei a subida, a patinagem de roda era acentuada e a velocidade começou a cair. Por ser bastante íntimo com tração dianteira, usei o método de esterçar continuamente para um lado e para o outro, sempre patinando roda, com o quê cada vez o carro avançava ligeiramente e assim chegou ao final da subida. Vitória! O Rony ficou incrédulo. Um tração-dianteira realizar uma façanha que um (bom) tração traseira, e com um bom motorista, não conseguiu.

Quem veleja faz mais ou menos o mesmo quando o vento está quase totalmente de frente, navega-se em ziguezague e o vento tocando a vela colocada numa determinada posição gera uma pequena resultante para a frente. A velocidade nesse caso é bem baixa, mas se consegue navegar. Mesma coisa num carro de tração dianteira no ziguezague, a cada mudança de direção o veículo avança um pouco.

O DKW-Vemag usava upo de cruzeta bastante ineficiente e delicada no lado externo de cada semiárvore de tração, sem comparação com a robustez e eficiência das juntas homocinéticas atuais, em que o ziguezague explicado pode ser executado sem o menor sobre-esforço ou risco de quebra.

Alguns anos depois, final de fevereiro de 1974, como concessionário VW tive conhecimento de que estava em desenvolvimento uma nova Variant. Perguntei por quê, já que estava para ser lançado o Passat e na Alemanha existia a Passat Variant. “O Brasil tem muita estrada de terra e para isso tração traseira é superior”, foi a resposta. “Mas a Corcel Belina I e II é um sucesso,” argumentei. Silêncio.

O resto é História.

BS

 





Anterior

NOVO CAUSO: PARA GUARAPARI COM EMOÇÃO

Próximo

QUEM PERSISTE SEMPRE ALCANÇA

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto: Red Bull

QUEM PERSISTE SEMPRE ALCANÇA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In