• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    HONDA CIVIC LX, SIMPLICIDADE E CONFORTO NO USO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    NOVA FORD RANGER BLACK, APRESENTAÇÃO E IMPRESSÕES AO DIRIGIR

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    BMW M135i xDRIVE, NO USO (COM VÍDEO)

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

    HONDA CIVIC LX, SIMPLICIDADE E CONFORTO NO USO

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas

MANDA QUEM PODE, E TEM KNOW-HOW

A F-1 VIVE UMA ERA ONDE A ADMINISTRAÇÃO DAS EQUIPES SE TORNA TÃO IMPORTANTE QUANTO A HABILIDADE DOS SEUS PRINCIPAIS PILOTOS.

identicon por Wagner Gonzalez
18/08/2020
em Colunas, Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, WG






O domínio exercido pela Mercedes na F-1 desde 2014 certamente não ajuda convencer o grande público do alto nível tecnológico praticado pelas outras nove equipes que disputam o campeonato mundial da categoria. O fabricante alemão está invicto no que diz respeito a títulos de pilotos e construtores desde 2014 e sob a liderança de Toto Wolff aumenta seus domínios também na área política. E infiltra seu poder em equipes cada vez mais dependentes dos tedescos. Um cenário onde a Ferrari reinou absoluta por longos anos. Em outras palavras, vivemos uma era onde a administração das equipes se torna tão importante quanto a habilidade dos seus principais pilotos e os exemplos para comprovar isso falam vários idiomas.

Torger Christian Wolff já acelerou no asfalto de Interlagos e pode contar para seus amigos que venceu a clássica prova brasileira na categoria Super Turismo: isso aconteceu na edição de 2005 quando ele tripulou um BMW M3 em companhia de Stefano Zonca e Karl Wendingler. Ironicamente o carro era patrocinado pela Red Bull, atualmente a equipe que mais projeta rugas na face desse austríaco de Viena, onde nasceu aos 12 de janeiro de 1972, filho de mãe polonesa e pai austríaco.

O austríaco já participou, e venceu, da Mil Milhas Brasileiras (Foto: Mercedes)

Visionário, seu currículo exibe uma lista robusta de empreendimentos bem-sucedidos e inclui 30% da equipe Mercedes de F-1, o que gera uma situação curiosa: a renovação do seu contrato de trabalho atual, que termina este ano. Seus tentáculos na F-1 não param por aí: ele já foi o segundo maior acionista da Williams, onde ainda tem uma participação simbólica, tem 0,99% da Aston Martin, explora o gerenciamento de pilotos em uma sociedade com Mika Häkkinen e não titubeou em usar seu poder para dissuadir Williams e McLaren a retirar seu apoio ao processo instigado pela Renault contra a Racing Point. Não é mera coincidência o fato que Williams, Racing Point e McLaren (a partir do ano que vem) são ou serão usuários dos motores alemães…

O carisma e a eficiência com que Wolff mantém a Mercedes como referência de sucesso na F-1 dos anos 2010 só tem paralelo na figura de Christian Edward Johnston Horner, inglês que liderou o domínio da Red Bull entre 2010 e 2013. Sua relação com máquinas, motores e administração descende de seu avô, que foi gerente de compras em uma fábrica de motores atualmente incorporada ao grupo Massey-Ferguson. Algumas temporadas como piloto o levaram a fundar a equipe Arden e disputar a F-3000 em 1997 tendo Roly Vincini, ex-mecânico de Nelson Piquet, como seu engenheiro. A compra de um motorhome da equipe Red Bull o aproximou de Helmut Marko e a partir de então a vida de ambos passou a ter muito em comum, entre elas a incorporação de Horner ao reino do touro vermelho: quando a fábrica de energéticos comprou a Jaguar, em janeiro de 2005 o inglês foi nomeado chefe de equipe.

O inglês abdicou da carreira de piloto para administrar sua própria equipe (Foto:Red Bull)

Eddie Jordan, outro nome que se deu muito melhor administrando a equipe do que pilotando o carro, é um irlandês que construiu fama e fortuna a partir de uma equipe de F-3 por onde passou, entre outros, o brasileiro Maurizio Sala. Com a ajuda de Gary Anderson e do então novato Andy Green, Jordan chegou à F-1, empreendimento que não acabou nas mãos de Horner porque um queria pagar menos que o outro queria receber. Jordan encontrou outro comprador e após muitas trocas (Midland, Spyker e Force India) e desde 2018 a organização baseada em frente ao portão principal de Silverstone desde 2018 é administrada por Lawrence Stroll, megaempresário canadense de ascendência judaica que também controla a Aston Martin. Batizado Lawrence Sheldon Strolovitch, ele fez sua fortuna investindo no ramo das confecções de marcas premium, como Pierre Cardin e Tommy Hilfiger.

O canadense fez fortuna no ramo de confecções e agora investe em automóveis (Foto: Aston Martin)

Em um cenário onde as principais forças são controladas por personalidades que se assemelham por terem construído carreiras bem-sucedidas investindo e empreendendo, cabe voltar os olhos para a Ferrari. Referência histórica na F-1 sob inúmeros aspectos, a tradicional Scuderia também é exemplo de administração conturbada e tem um histórico de paixões tão extenso quanto o de relações terminadas em tragédias dignas de Dante. Horner e Wolff já se casaram duas vezes, mas a semelhança para por aí: no quesito amores não correspondidos a Ferrari é muito mais profícua.

O ítalo-suíço fez carreira na área de motores de competição da Ferrari (Foto:Ferrari)

O austríaco, o inglês, e o canadense são animais com forte DNA de líderes de matilha, Binotto é suíço e profissional vindo da área técnica, onde a matemática é prioridade para obter resultados e relega o fator humano a um segundo plano ou, no máximo, no vácuo do resultado de uma equação. Deixar extrapolar o clima de animosidade que caracteriza o atual cotidiano com um piloto quatro vezes campeão mundial reforça que o problema da Ferrari é saber colocar pessoas certas nos postos de trabalho nos quais suas habilidades são realçadas. Isso ajuda entender por que se fala tanto de uma nova onda de divórcios no triangulo amoroso formado por escuderia, chefe de equipe e campeões mundiais está se formando.

Após divórcio em Maranello, o francês e o italiano reataram na frustrada equipe do piloto (Foto: Prost GP)

Campeões mundiais como John Surtees e Alain Prost tiveram seus problemas com Eugenio Dragoni e Cesare Fiorio, respectivamente. No relacionamento Prost-Fiorio não deixa de ser curioso que os dois voltariam a trabalhar juntos em 1997 quando o francês operou sua própria equipe de F-1. No final da década de 20 do século XXI, aproxima-se a releitura desses episódios, agora com Sebastian Vettel e Mattia Binotto formando o par de protagonistas nada românticos.

WG

A coluna “Conversa de pista” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Siga-nos no Instagram





Tags: Alain ProstCampeonato Mundial de F-1 2020Cesare FiorioChristian HornerLawrence StrollMattia BinottoToto Wolff
Anterior

CHT 1,6-L ATUALIZADO – POR JACSON MAFFESSONI

Próximo

PIRELLI APRESENTA O CIRCUITO PANAMERICANO (COM VÍDEOS)

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Fotos e vídeos: divulgação Pirelli

PIRELLI APRESENTA O CIRCUITO PANAMERICANO (COM VÍDEOS)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação Aston Martin

ASTON MARTIN NO BRASIL

09/04/2021
Foto: estadao.com.br/Sérgio Castro

GRANDES ESPORTIVOS IMPORTADOS DOS ANOS 90: HONDA NSX, MITSUBISHI 3000GT VR-4 E NISSAN 300ZX, O TRIO JAPONÊS

09/04/2021
Foto> Divulgação Stellantis

JEEP, 80 ANOS DE TRADIÇÃO

08/04/2021
Fotos: Divulgação Toyota

TOYOTA GAZOO RACING APRESENTA O GR 86

08/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação Aston Martin

ASTON MARTIN NO BRASIL

09/04/2021
Foto: estadao.com.br/Sérgio Castro

GRANDES ESPORTIVOS IMPORTADOS DOS ANOS 90: HONDA NSX, MITSUBISHI 3000GT VR-4 E NISSAN 300ZX, O TRIO JAPONÊS

09/04/2021
Foto> Divulgação Stellantis

JEEP, 80 ANOS DE TRADIÇÃO

08/04/2021
Fotos: Divulgação Toyota

TOYOTA GAZOO RACING APRESENTA O GR 86

08/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In