• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

FORD TERRITORY TERÁ DIFICULDADE NO NOSSO MERCADO POR SER FABRICADO NA CHINA?

GOLFARB: ALGUÉM CONFERE EM QUE PAÍS FOI PRODUZIDO UM CELULAR DA APPLE ANTES DE COMPRÁ-LO, OU CONFIA NA MARCA?

identicon por Boris Feldman
22/08/2020
em BF, Destaques, Opinião de Boris Feldman
Foto: autonews.com

Foto: autonews.com







Estava pesquisando na semana passada sobre câmbios automáticos, para uma matéria sobre os prazos de troca de seus fluidos. Numa das conversas, soube que a fábrica terceiriza seus câmbios automáticos (aliás, quase todas o fazem) e que a caixa vem pronta para ser instalada na linha de montagem. Com o fluido e até lacrada. Como se trata da maior fornecedora deste equipamento do mundo (a japonesa Aisin), óbvio que todas as fábricas de automóveis a recebem deste mesmo jeito e nem controle de qualidade é feito antes de chegar à linha. Talvez uma ou outra unidade, por amostragem. E olhe lá..

É o que se chama de “Qualidade Assegurada”: a fornecedora é certificada, mantém rígidos padrões internacionais de qualidade e talvez receba uma visita esporádica de algum engenheiro do cliente. Em compensação, quando a coisa desanda é um caos gigantesco, caso da maior fabricante mundial de airbags, a japonesa Takata. Há uns 25 anos, algum “gênio” de sua engenharia sugeriu substituir o gás utilizado para expandir a bolsa inflável por outro mais barato e com maior poder de explosão: nitrato de amônia. Ele estava correto: era realmente de uma enorme eficiência, e ainda ampliada depois que absorvia alguma umidade. Tanto que, além de inflar a bolsa, explodia também o próprio detonador e lançava estilhaços de aço a 300 km/h. Feriu centenas, matou dezenas, provocou recall que envolveu mais de 100 milhões de automóveis e faliu a Takata. Aliás, foi exatamente o nitrato de amônio que destruiu o porto do Beirute há alguns dias.

Mas a terceirização é caminho sem volta. Grandes fornecedoras de peças se transformaram em “sistemistas”. Não fornecem somente os instrumentos do painel, mas todo ele, com porta-luvas, comandos, iluminação, frisos, revestimento, pronto para a linha de montagem. A fábrica não recebe mais a roda de um e pneu de outro, mas a dupla montada…e calibrada.

Não é somente a indústria automobilística que terceiriza componentes, até por uma questão de custo: especialista num produto oferece melhor qualidade e menor preço. O caso da Nike é bem emblemático: sabe quantas fábricas ela tem no mundo? Nenhuma!

A gigante de roupas esportivas tem equipes especialistas nos mercados de consumo, seus volumes de demanda e tendências; na pesquisa e desenvolvimento de materiais, processos e novos produtos; em avaliar e terceirizar empresas para produzir seus modelos, no controle de qualidade, nos contratos internacionais e locais com importadores e atacadistas. E também na divulgação, marketing, publicidade e promoção da marca. Mas não fabrica nada…

Também as fábricas de celulares. Alguém imagina que a Apple produza algum de seus aparelhos? Ela terceiriza tudo para o Taiwan, China, Hong Kong e outros asiáticos com mão de obra especializada, de qualidade e baixo custo.

No caso dos automóveis, existem gigantes mundiais como a Bosch, ZF, TRW, ZF, NGK, Valeo, Marelli, Philips e outras presentes nas principais linhas de montagem. O equipamento elétrico de qualquer carro, seja americano, brasileiro, indiano, europeu, ou asiático, será provavelmente da Bosch, Marelli ou Lucas.

A indústria automobilística chinesa, por exemplo, apesar de recente, teve uma rápida evolução de qualidade. Primeiro, porque o governo chinês, mais esperto que o nosso, obrigou as multinacionais interessadas em produzir localmente a se associar a algum grupo chinês. Ou seja, know-how gratuito. Além disso, encontrou um mercado globalizado com possibilidade de contar com os melhores componentes do mundo. Ou seja, potencial de qualidade comparável com a de qualquer outro país.

Não foi à toa que Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford Motor Company do Brasil, durante o lançamento do Territory — produzido na China — foi perguntado por um jornalista se não haveria restrição do consumidor ao veículo por sua procedência chinesa. Golfarb respondeu com outra pergunta: alguém deixaria de comprar um celular da Apple por ter sido fabricado em Taiwan ou confia na marca que o assina?

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

(Atualizada em 22/08/20, às 15h20, correção do nome nitrato de amônio, estava ‘amônia’)

Mais Boris? autopapo.com.br





Anterior

TORO ENDURANCE 1,8 MANUAL, UMA BOA SURPRESA (COM VÍDEO)

Próximo

APENAS NOMES

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Foto: autostar.com.br

APENAS NOMES

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

AUTOPAPO ANUNCIA JEREMY CLARKSON PARA SEU TIME DE COLUNISTAS

27/01/2021
Foto: dimin.com

AUTOENTUSIASTAS EM MOMENTO DISCOVERY II

27/01/2021
Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In