• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home DM

PORSCHE 911: O ESPORTIVO QUE DESAFIA E SUPERA AS BARREIRAS DO TEMPO

identicon por Douglas Mendonça
03/07/2020
em DM, História, Perfume de Carro
Porsche 911  Turbo S 2021 (Foto: divulgação Porsche

Porsche 911 Turbo S 2021 (Foto: divulgação Porsche







Alguns carros podem ser considerados ícones da indústria automobilística mundial. São fabricados há pelo menos 50 anos e, em que pese o fato de cada um ter diversas gerações ao longo de todo esse tempo, eles fazem sucesso até hoje. Já imaginaram um carro produzido por mais de 50 anos que o público ainda quer comprar? Pois é, tudo isso graças à genialidade da equipe que os criou, fazendo ícones que conquistaram consumidores por todo o mundo e obrigaram as fábricas a manterem suas produções por muitos e muitos anos.

Essa tal genialidade pode estar no design, mecânica, confiabilidade ou simplesmente simpatia do carro com o público. Mas claro que todas essas qualidades podem estar juntas em um único produto. Quando pensamos nesses veteranos de produção, alguns poucos modelos vem à nossa cabeça, e um deles é o Porsche 911, que há 57 anos é fabricado com a mesma concepção básica, e até hoje ainda é referência em carro esporte.

Apresentado em setembro de 1963 no Salão de Frankfurt, o 911 foi inicialmente batizado de 901, e só teve sua produção iniciada em setembro de 1964. Um mês depois, em outubro de 1964, o novo esportivo alemão foi exposto no Salão de Paris, mas houve um problema: a Peugeot havia registrado na França o batismo dos seus carros com três números (sempre com 0 no meio, como acontece até hoje. alguns com dois zeros)., Com isso a Porsche ficou impedida de usar essa nomenclatura naquele país. Assim, a Porsche fez  a pequena mudança para 911, mas 82 unidades do 901 já haviam saído da linha de produção, o que torna os torna uma espécie raríssima entre os colecionadores.

Para aqueles que acham que Ferdinand Porsche foi o projetista desse modelo, um engano: o patriarca da família Porsche morreu em janeiro de 1951, aos 75 anos, com a saúde debilitada por ter sido detido na Alemanha em 1947 em Baden-Baden, na  zona de ocupação francesa, e levado preso para a França sob acusação de colaboração com o regime nacional-socialista alemão durante a guerra como projetista de tanques; ficou preso quase dois anos.

Ferdinand Porsche, um brilhante engenheiro, é marcado por grandes realizações, como o Auto Union P-Wagen, monoposto de Grand Prix, categoria dos anos 1930 que antecedeu a Fórmula 1, carro que em 1933 sinalizaria o futuro com seu motor V-16 de 4,5 litros com compressor em posição central traseira, e outro ícone, o Volkswagen Fusca, apresentado em maio de 1938, mas que só teria vida civil propriamente dita depois da guerra para iniciar a fantástica carreira que conhecemos..

A Porsche foi constituída em 1947 (ano da prisão de Ferdinand Porsche) em Gmünd, na Áustria, estabelecida numa antiga serraria, Quem dirigiu a fábrica foi Ferry Porsche (Ferdinand Anton Ernst Porsche), o único filho homem de Ferdinand Porsche (havia a irmã Louise), que inaugurou a marca com seu sobrenome, um roadster de motor central-traseiro, o 356/1 em exemplar único, seguindo-se o conhecido cupê 356/2.

Foto histórica: o primeiro automóvel Porsche, o roadster 356/1 produzido artesanalmente em Gmünd. À esquerda Erwin Komenda, que desenharia o 911, no centro Ferry Porsche e à direita, Ferdinand Porsche (Foto: Porsche AG)

Os carros logo ficaram famosos, mas a produção era praticamente artesanal. Só quando a Porsche voltou para Stuttgart em 1950 — a família Porsche deixara o país em 1944 para se proteger dos bombardeios —, onde havia o escritório de engenharia Ferdinand Porsche formado em 1930, é que fábrica Porsche ganhou momentum para se tornar o que é hoje.

Assim como o pai, Ferry foi um engenheiro criativo que impulsionou a ideia de que um carro rápido não precisava necessariamente ser potente, mas apenas leve, o que melhora o desempenho, facilita o contornar curvas em maior velocidade e freia em espaços mais curtos. Nesse conceito, os primeiros Porsche já eram monobloco com carroceria de alumínio utilizando componentes mecânicos — motor, transeixo e eixo dianteiro completo — de Fusca.

O motor 1100 (1.131 cm³)  de 25 cv teve a cilindrada reduzida para 1.086 cm³ para enquadramento na classe esportiva 851-1100 cm³ e teve alguma preparação, como a adoção de dois carburadores,  elevando a potência para 40 cv.. O resultado prático disso  foi o Porsche 356 A se destacar  nas competições e ficar bastante conhecido e respeitado em todo o mundo..  Depois das vitórias nas competições, sua fama começou a se espalhar por todo o mundo e, já em Stuttgart,o pequeno coupé 356 B, agora com carroceria de aço, ganhava notoriedade. Ainda nos anos 1950 vieram os spyders, carros esporte bipostos como o 550, que tinha um potente motor 1500, sempre arrefecido a ar, com duplo comando de válvulas e dois carburadores duplos, de 130 cv.

No final da década de 1950, Ferry viu que era chegada a hora de um substituto para o 356 e com sua equipe começou a trabalhar  no projeto do  901 (que virou 911), maior que o 356 mas mantendo a filosofia Porsche Uma das decisões-chave foi o motor ser boxer  de seis cilindros, cujo “pai” foi Ferdinand Piëch, neto do Prof. Porsche, filho de Louise e Anton Piëch..

O modelo, que está na sua oitava geração nesses 56 anos, foi adquirindo tudo o que existe de moderno na indústria automobilística a cada reestruturação. O interessante é que suas linhas básicas são mantidas desde 1963: se você confrontar um com o outro, vai ver com facilidade que o 911 atual é praticamente tataraneto daquele lançado em 1963. Na mecânica, também pouco mudou, com motor traseiro de 6 cilindros contrapostos, câmbio manual ou automático de dupla-embreagem e tração traseira — até mesmo tração integral —, além de modernas e eficientes suspensões independentes e potentes freios a disco nas quatro rodas.

Mas, claro, essa concepção mecânica do 911 atual traz todas as tecnologias da indústria automobilística atual. O modesto motor 2-litros carburado arrefecido a ar de 130 cv da primeira geração deu lugar a um 3-litros biturbo arrefecido a líquido de 450 cv da atual oitava geração.. É bom lembrar também que a estrutura dos modelos atuais evoluiu bastante quando falamos de resistência contra impactos, preservando o habitáculo de passageiros em acidentes.

Custando pouco mais de meio milhão de reais iniciais aqui no Brasil atualmente, não há como negar que o 911 é (e sempre foi) um carro exclusivo para poucas pessoas, que também podem ser chamadas de felizardas. E mesmo com outros modelos superiores e mais caros na sua linha, o 911 sempre terá seu lugar de destaque dentro da Porsche, sendo considerado um dos esportivos mais cobiçados do mundo. Um típico clássico esportivo.

DM

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br

 





Anterior

OS OITO MAIS BELOS CARROS DE LE MANS DE TODOS OS TEMPOS

Próximo

SUSPENSÕES A AR - PARTE II

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo
(Arte: vermin-club.org)

SUSPENSÕES A AR - PARTE II

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In