• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BF

GATILHOS & GATILHOS

GATILHO É “BOMBA-RELÓGIO” QUE EXPLODE NAS MÃOS DO NOVO DONO

identicon por Boris Feldman
18/07/2020
em BF, Opinião de Boris Feldman
Foto: whichcar.com.au

Foto: whichcar.com.au







A conta bancária está baixa para um zero-quilômetro, mas apareceu um usado atraente que cabe no bolso. Pelo menos era o que você pensava até começarem a pipocar os gatilhos mandados fazer pelo antigo dono.

1 – Airbag: Não existe reparo para a bolsa inflável. Se foi inflada num impacto ou por qualquer outro motivo, tem que ser substituída. Como é cara, muitos recolocam a tampa, sem nada dentro, e dão um jeito apagar a luz de alerta de problema do dispositivo que existe no painel (foto acima).

2 – ABS: Outro sistema eletrônico com elevado custo de reparo. Solução do proprietário anterior mau-caráter? Deixa o defeito e manda apagar a luz de alerta, pois o freio do carro continua atuando bem. O novo dono só vai perceber a falta do ABS quando as rodas travarem inesperadamente numa freada de emergência.

3 – Válvula termostática: Quando emperra fechada, o líquido de arrefecimento não circulará pelo radiador e irá ferver, levando o motor a superaquecer Ao invés de substituí-la, é simplesmente eliminada. O problema do aquecimento se resolve, porém o motor passa a trabalhar em temperatura inferior à ideal em situações como descida de serra ou em dias frios, funcionando mal, consumindo mais combustível e diluindo o óleo no cárter.

4 – Pneu frisado: Numa olhada rápida, estão ótimos. Para depois se perceber que os sulcos foram criminosamente aprofundados, tornando o pneu suscetível a esvaziamento súbito..

5 – Aquecimento do interior: Os dutos de água do sistema de aquecimento interno se enferrujaram, racharam e ela passou a vazar na cabine. Ao invés de reparar, isola-se o sistema. O novo dono só vai perceber que o aquecimento não funciona quando o inverno chegar…

6- Manchão: A banda de rodagem do pneu se danificou, sem possibilidade de reparo. Primeiro gatilho: colocar uma câmara de ar, alterando a característica do pneu de não perder ar se perfurado por pequenos objetos. O segundo gatilho é colar um grande pedaço de borracha interno, desbalanceando fortemente o conjunto e tornando o balanceamento difícil ou impossível.

7 – Roda reformada: Roda de liga leve se quebrou num acidente. Ao invés de uma nova, ela é recuperada com solda. Que pode apresentar fissuras internas, invisíveis a olho nu. Mas que, num esforço maior, pode se romper, com consequências imprevisíveis..

8 – Sem garantia: É usado, mas ainda tem garantia de fábrica. Mas não foi levado à revisão obrigatória na concessionária, ou teve instalado acessório não homologado, por exemplo. Uma vez que a obrigação não foi cumprida, a garantia já era….

9 – Acionamento elétrico dos vidros tipo um-toque: Não é de fábrica, mas colocado depois, fora da concessionária. Pode não contar com a (obrigatória) estratégia antiesmagamento, com chance de provocar um acidente grave ou mesmo fatal.

10 – Viscosidade: Motor muito velho, problemático ou fumacento? Basta colocar um óleo bem mais viscoso (grosso) para mascarar a deficiência.

11 – Sonda lambda: Ela detectou um problema e fez acender uma luz no painel. Solução: aplicar o “delete a sonda” que apaga a luz sem descobrir a causa. Vale também para o carro que teve o catalisador eliminado.

12 – Câmbio ou diferencial:  Está com barulhos comprometedores? Nada como um grafite bem aplicado para rodar mais alguns quilômetros…

13 – Disco de freio: As pastilhas (baratas) foram trocadas. Mas o disco de freio (caro) continuou mesmo danificado na superfície de atrito ou fora de medida, espessura inferior à mínima.

14 – Vela ou cabo: Problema? Basta substituir apenas aquela vela ou cabo, mesmo sabendo que — em curto prazo — outros vão causar falhas também.

15 – Correia dentada: Troca-se a correia dentada mas, eventualmente, pode ser necessário trocar também o rolamento do esticador. Como é mais caro, deixa pra lá…

16 – Vazamento: Ar-condicionado vaza gás refrigerante e o reparo pode custar muito. Mas, uma carga para quebrar o galho por algumas semanas (ou dias) custa pouco…

17 – Óleo: Luz da pressão de óleo se acendeu. E não é o nível, é problema grave no motor. Solução simples: “jump” para apagá-la…

18 – Pintura: Reparo malfeito. Porém, nada de refazê-lo, fica mais “em conta” aplicar ceras especiais que despistam a pintura fora do padrão.

19 – Amortecedor: O novo é caro, recondicionado é barato, mas este não tem a mesma carga do original, além de nada garantir que a haste não venha a se romper, desarmando completamente uma suspensão McPherson…

20 – Câmbio automático: Começou a dar uns trancos e/ou não passar as marchas. Reparo tem custo elevadíssimo. Aditivo “lubegard” é baratíssimo e alivia o problema por mais alguns quilômetros.

Conhece outros gatilhos? Mande para boris@autopapo.com.br

BF

A coluna “Opinião de Boris Feldman” é de exclusiva responsabilidade do seu autor

 

Mais Boris? autopapo.com br





Anterior

A DIFÍCIL ARTE DE RELANÇAR UMA LENDA

Próximo

JEEP CJ-2 A, O PRIMEIRO CIVIL, COMPLETA 75 ANOS

identicon

Boris Feldman

Boris Feldman é formado em Engenharia e Comunicação. Foi engenheiro da Metal Leve (fábrica de peças para motores) por 20 anos e editor de diversos cadernos de automóveis. Criou e produziu o programa Vrum em rede nacional pelo SBT, foi piloto de competições e vice-diretor da CBA. É colecionador e diretor do Veteran Car-MG. Além do AUTOentusiastas, assina coluna em jornais e outros portais e tem o programa de rádio Auto Papo em quarenta rádios. Lançou em julho de 2017 e é publisher do portal autopapo.com.br.

Próximo
Fotos: divulgação FCA

JEEP CJ-2 A, O PRIMEIRO CIVIL, COMPLETA 75 ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021
Imagem: divulgação Renault

LOOPSTER EVOLUI PARA RENAULT ON DEMAND

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In