• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

TODO CARRO MERECE UMA SEGUNDA CHANCE – POR CLÁUDIO MILAN

identicon por Autoentusiastas
14/06/2020
em AE, Carros dos Leitores
Fotos: autor da história

Fotos: autor da história







De vez em quando a internet nos assombra com fotos antigas de belos Dodge nacionais participando de corridas de demolição e outras práticas macabras. Carros impecáveis, que hoje valeriam uma pequena fortuna, sendo trucidados sem piedade. No meu bairro, na zona oeste de São Paulo, havia no final da década de 70 um conhecido adolescente que pelo menos uma vez por mês comprava um Dodge só pelo prazer de acelerar sem qualquer prudência no fim de semana e simplesmente incendiar o carro domingo à noite. Os diferentes crimes contra esse patrimônio automobilístico nacional, aliados ao natural processo de sucateamento, resultaram na dizimação estimada de cerca de 90% a 95% da frota desse inigualável muscle car brasileiro — por coincidência, meu carro nacional favorito em todos os tempos.

Sempre fui Chryslerentusiasta e na década de 90, em parte também graças à desvalorização desses carros, consegui realizar o sonho de ter um Charger R/T 79 — aliás, o conhecido “protótipo” prata e preto que ainda circula por aí — e um belo Magnum azul Estelar que ainda vejo de vez em quando nos vídeos e fotos do Museu do Dodge, onde ele encontrou o lugar que merece, ao lado de seus semelhantes.

O tempo passou e, felizmente, os Dodges começaram a receber o devido reconhecimento. Hoje são automóveis aspiracionais e acessíveis a poucos. Ainda vislumbro em meus sonhos mais acalentados a possibilidade de um dia reconquistar um deles para minha garagem.

Mas, vida que segue e admiração pela Chrysler que permanece. Não é pela impossibilidade de ter neste momento um Dodge V-8 nacional que vou me privar de desfrutar de um exemplar da cultuada marca americana. Há boas opções no mercado nacional de usados. Para meu gosto, duas se destacam: o 300 M e o Stratus. Automóveis que me agradam pelo design, pelo acabamento, pela importância no contexto histórico em que foram lançados e pelo baixíssimo custo de aquisição.

Comecei uma pesquisa sem pressa, olhando exemplares tanto de um quanto de outro. Ainda que minha preferência recaísse sobre o 300 M, simplesmente era impossível estacioná-lo na minha vaga de garagem. Então passei a focar exclusivamente no Stratus. Claro que desde o princípio tinha plena consciência das dificuldades de manutenção e dos preços extorsivos das peças de reposição. Mas, tal cenário não era tão diferente de outros carros antigos que já tive. E quem não quer enfrentar esses desafios, deve se limitar aos carros novos — o que é perfeitamente justo.

Depois de muitas visitas encontrei um bom Stratus LX V-6 de único dono e com apenas 76 mil km rodados. O carro estava em muito bom estado e tinha a pintura 100% original, sem um retoque sequer. Sobre este exemplar recaiu a minha escolha.

Interior de um carro de 23 anos: nem parece

Há um ano estou tendo o prazer de conviver com o belo Chrysler — um Dodge em seu mercado de origem — pelas ruas e rodovias de São Paulo. Embora o motor Mitsubishi V-6 não seja dos mais potentes, proporciona condução agradável. O bom acabamento e o espaço interno contribuem para uma ótima experiência ao volante. Requintes como bancos de couro com aquecimento — e regulagem elétrica para o motorista —, câmbio automático Autostick, cruise control e todos os outros recursos que um automóvel desse porte deve ter não fazem feio frente a alguns carros modernos.

E, espremendo um pouquinho, ele se acomoda bem na minha vaga. Por enquanto, uma boa aquisição.

Para interagir com outros proprietários e ter mais facilidade de acesso a eventuais componentes que venha a precisar (alguns detalhes de acabamento, como duas letras nas portas, já compradas, mas ainda não aplicadas), acabei entrando nas comunidades digitais voltadas ao modelo. E comecei a pesquisar um pouco mais sobre ele, agora na condição de interessado direto.

Se carro antigo é uma máquina do tempo, o Stratus involuntariamente acabou me fazendo recuar mais do que se poderia imaginar. Fabricado em 1997, meu automóvel sem querer me transportou para aqueles sinistros eventos do final dos anos 70 e início dos 80. Minha experiência nas mídias sociais e as pesquisas me levaram a um cenário de terra arrasada.

Enquanto procurava um ambiente de interação com os outros admiradores do modelo para trocar informações e experiências prazerosas com o carro, acabei me deparando com um repetido processo de desmanche e dizimação da frota brasileira de Stratus.

Mais ou menos como acontecia nos anos 70 e 80 com os Dodges V-8 nacionais, hoje o Stratus é um automóvel totalmente desvalorizado. Percebo que mesmo em casos de danos menores, muitos optam por desmanchar os carros e vender as peças. Tenho visto modelos em excelente estado rapidamente se tornando inviáveis para seus proprietários. A principal causa é o custo de manutenção altíssimo e a dificuldade de encontrar componentes de reposição.

Longe de querer elevar o Stratus ao mesmo status (o trocadilho não foi proposital…) dos clássicos Dodges nacionais, ainda assim me entristeço ao ver bons carros tendo seus destinos selados tão cedo. Quem já teve ou dirigiu um sabe que eles mereciam uma segunda chance. Minha mensagem com este texto é, afinal, em favor da preservação dos bons carros e motores que ainda estão por aí.

Elegância discreta

Como é bom de vez em quando acrescentar mais dois cilindros em nosso dia a dia. Talvez no futuro os Stratus, Taurus e outros que sobreviverem a essa fase de completo desinteresse se tornem também objetos de desejo. Quem gosta e tem a possibilidade de ter um, não deveria perder a oportunidade. Dá trabalho e alguma despesa. Mas bons, bonitos e baratos, eles estão ansiosos por um lar e um dono carinhoso.

Cláudio Milan
São Paulo, SP





Anterior

FALECE MÁRIO OLIVETTI

Próximo

NOVO TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo
Fotos, captação e edição de vídeo: Márcio Salvo

NOVO TRACKER PREMIER 1,2-L TURBO, NO USO (COM VÍDEO)

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021
Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: Divulgação VW

VOLKSWAGEN POLO 2022

22/04/2021
Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In