• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

FOGO AMIGO: QUANDO O RIVAL ESTÁ DENTRO DE CASA

O NOVO SUVE NIVUS TRAZ DE VOLTA O VELHO RISCO DA BRIGA EM FAMÍLIA, COMO JÁ VIMOS EM FIAT, GM E ATÉ NA PRÓPRIA VW. SERÁ QUE VAI DAR CERTO?

identicon por Zeca Chaves
06/06/2020
em Destaques, Panorama, ZC
(Foto: Divulgação Volkswagen)

(Foto: Divulgação Volkswagen)







Às vezes uma briga dentro de casa pode gerar bons frutos. Dois irmãos produziam calçados na Alemanha dos anos 40. Adolf Dassler cuidava da criação e Rudolf, da parte comercial. Um dia se desentenderam e cada um construiu sua fábrica num lado da cidade. Isso deu início a uma enorme rivalidade local: lojas e moradores tinham que escolher qual marca apoiar. Até o namoro entre pessoas de “facções” diferentes era um problema. Nasciam, assim, as gigantes Adidas e Puma.

No setor automobilístico, porém, a briga dentro da família não costuma terminar bem. Já vimos dois produtos da mesma empresa competindo por públicos semelhantes na GM, na Fiat e na Volkswagen, que agora vai correr esse risco outra vez.

Com o lançamento do Nivus (foto de abertura), um suve compacto com estilo cupê, a marca alemã vai invadir o território bem consolidado do T-Cross, que tem tamanho e faixas de preço similares. Será que essa jogada vai dar certo?

Bem, na última vez que isso aconteceu, o modelo recém-lançado levou a pior. Em 2014, a VW apresentou o up!, um moderno hatch compacto que seria a evolução de Gol e Fox, com potencial de substituir os dois no futuro. Como produto, o up! era brilhante, mas derrapou num dos maiores vacilos publicitários do segmento, já que a campanha não conseguiu mostrar suas enormes qualidades técnicas.

Quem não se lembra do anúncio em que o carro passeava por aí embalado apenas pela música de Cindy Lauper?  Não explicava que se tratava do automóvel mais seguro e econômico do Brasil na sua categoria. Nem mostrava que, apesar do porte reduzido, era espaçoso por dentro. Tudo o que o público enxergava era um veículo pequeno, de preço não convidativo e design que não apaixonava. Ao olhar para o lado, o comprador ainda encontrava no mesmo showroom dois concorrentes maiores: um com ótima fama de robustez e valor de revenda (o Gol) e outro com foco no espaço e posição elevada de dirigir (Fox). Tudo mais ou menos pelos mesmos valores.

Não precisa dizer que o up! levou a pior nessa comparação, porque nem os concessionários sabiam como vender esse novo conceito de hatch pequenino (e vocês sabem como brasileiro adora comprar carro por metro!). As vendas não decolaram e ele se tornou um modelo de nicho: hoje o up! vende pouco (3.245 unidades neste ano), apesar de ser bem mais moderno e racional que o Gol (20.919 unidades).

Fiat Mobi: problemas ao dividir o mercado com Uno e Palio Fire  (Foto: Divulgação Fiat)

Quando três é demais

A Fiat também sofreu de fogo amigo na chegada do Mobi, em 2016. Afinal, o comprador da marca italiana tinha, sob o mesmo teto, outros dois hatches que consolidaram sua imagem como bons veículos de entrada, Uno e Palio Fire. Porém o Mobi não tinha as mesmas qualidades do up!, apesar da campanha publicitária atraente. Faltava-lhe o espaço interno e a modernidade mecânica do rival da VW. Com o fim do Palio e a derrocada do Uno, hoje até que não vende mal, mas está distante do rival direto (14.446 unidades frente às 20.101 do Renault Kwid) e longe do irmão maior e mais caro Argo (19.724)

A GM, no entanto, teve mais competência quando precisou equilibrar as vendas de automóveis semelhantes disputando o mesmo espaço do mercado. Celta e Corsa, hatches compactos com motor 1,0, conviveram com relativo sucesso por quase 10 anos. Em 2005, por exemplo, ambos somados venciam com folga o Fiat Palio, vice-líder do ranking. Claro que nem sempre a convivência foi harmoniosa dentro da Chevrolet, caso de outra dupla de hatches: o Sonic emplacou apenas 7.487 veículos no seu auge, em 2013, contra os 30.119 do Agile.

Relembradas essas histórias, podemos analisar com mais racionalidade o lançamento do Nivus. Para começar, ele é mais barato e, em algumas versões, até mais equipado que o T-Cross. Também tem porta-malas maior (415 litros contra 373), apesar de ambos serem de mesma plataforma. E só o novato traz a VW Play, nova central multimídia que tem acesso à internet, permite baixar aplicativos, conecta-se sem fio ao celular e ainda tem tela maior (10,1 polegadas contra 7). O motor é o mesmo 1,0 turbo de 116/128 cv que equipa a versão de entrada do T-Cross. Embrulhando todo esse pacote do Nivus, há um design de cupê, único no segmento. Nem precisa dizer como o brasileiro adora uma exclusividade.

Então tudo está contra o T-Cross, certo? Também não é assim. Ele tem predicados que podem encantar amantes tradicionais de suves. A começar pelo espaço, um atributo muito valorizado nesse segmento. Proprietários de Ford EcoSport e Jeep Renegade que o digam. O T-Cross é maior e tem mais entre-eixos, ideal para quem viaja com uma família. E só ele tem, por enquanto, uma motorização mais potente, o 1,4 turbo de 150 cv.

Fazendo as contas, acredito que o Nivus leva vantagem nessa briga de irmãos quando estrear nas lojas, em julho. Porém não o suficiente para roubar todas as vendas do T-Cross, pois este já conquistou uma boa reputação no mercado dos zero-km. Na soma dos dois modelos, não tenho dúvida que a VW vai vender mais suves compactos do que hoje, com apenas uma opção. Mas nunca será um caso de enorme sucesso como foram as irmãs separadas no nascimento Adidas e Puma.

ZC

A coluna “Panorama” é publicada quinzenalmente às sextas-feiras e é de exclusiva responsabilidade do seu autor

E você, o que acha? Faça um comentário ou dê uma sugestão para as próximas colunas no espaço em seguida à matéria, que terei o maior prazer em responder

Anterior

CURVAS PERFEITAS

Próximo

MULHER LIGEIRAMENTE GRÁVIDA É IMPOSSÍVEL. MAS CARRO “LEVEMENTE” HÍBRIDO É FATO!

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Foto:  AE/Fernando Silva

MULHER LIGEIRAMENTE GRÁVIDA É IMPOSSÍVEL. MAS CARRO “LEVEMENTE” HÍBRIDO É FATO!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

STELLANTIS DÁ A PARTIDA

20/01/2021
Fotos: Divulgação BMW

BMW SÉRIE 3 PODE USAR CELULAR COMO CHAVE

19/01/2021
Foto: McLaren

F-1 FECHA PISTA DE INTERLAGOS POR 105 DIAS

19/01/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

18/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In