• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

FIAT 500 AGORA TAMBÉM ELÉTRICO

identicon por Bob Sharp
31/01/2021
em BS, Destaques, ELETROentusiastas, Lançamentos
Fotos: divulgação FCA/Fiat

Fotos: divulgação FCA/Fiat







O Fiat 500, ou Cinquecento, agora tem versão elétrica, o la Prima, “a primeira” na língua de Dante. Deve ser lembrado que na Itália (e na França) automóvel é gênero feminino. Aqui seria “o Primeiro” por ser justamente o primeiro carro elétrico da marca italiana criada em 1899.

O la Prima surgiu primeiro em março, com carroceria conversível, e agora é a vez do hatchback. Notam-se as linhas mais arredondadas do que as da primeira geração do Novo 500 lançado em julho de 2007 e que conhecemos bem aqui.

A grafia do ‘500’ mudou para o la Prima: o zero da direita agora é também um ‘e’

O preço público  do elétrico é 34.900 euros (R$ 194 mil na conversão dieta sem os nossos impostos, com o sistema de carregamento easyWallbox incluído. O 500 de motor a combustão continuará em produção enquanto houver demanda, segundo a FCA/ Fiat.

O motor elétrico desenvolve nada menos que 118 cv e faz o la Prima acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos; de 0 a 50 km/h não gasta mais que 3,1 segundos. A velocidade máxima, entretanto, é limitada em 150 km/h. O peso não foi informado, mas como o normal pesa 960 kg, o elétrico deve pesar cerca de 20% mais, 1.150 kg.(por enquanto não há essa informação).

 

A bateria de íons de lítio é de 42 kW·h e propicia alcance de até 320 quilômetros segundo o consumo de energia elétrica dfinidopela nova norma WLTP. Uma recarga que dure apenas 5 minutos é suficiente oararodar 50 qui8lômetros, enquanto abateria totalmente descarregada restabelece 80% de sua carga em 35 minutos. Nesse caso o la Prima pode rodar 256 km.

A francesa Engie Eps  desenvolveu o easyWalbox para a FCA, a ser comercializado pela Mopar, nos principais mercados europeus. É uma solução simples e acessível para instalação, que pode ser gerenciada via Bluetooth, permitindo carregar seu carro em casa com até 2,3 kW de energia de carregamento. Também leva em consideração outros aparelhos domésticos sendo usados enquanto você carrega o veículo. O carregador está preparado para um upgrade de potência até 7,4 kW. O modelo é também fornecido com cabo “Modo 3”, que permite o carregamento tanto em casa como em postos públicos de até 11 kW.

 

Três modos de condução

São três modos de condução no 500 “la Prima”: Normal, Range e Sherpa, que podem ser selecionados para combinar com o estilo de condução do motorista..O modo “Normal” é o mais próximo possível da condução de um veículo com um motor a combustão normal, enquanto o modo “Range” (Alcance) ativa a função “acionamento de um pedal”. Ao selecionar este modo de condução, o motorista pode dirigir o Novo 500 apenas com o pedal do acelerador, maximizando a frenagem regenerativa e, portanto, também o alcance. De qualquer forma, é necessário pressionar o pedal do freio para parar o carro quando for necessário.

Tela tátil é bem localizada; o seletor de movimento por botões fica na borda inferior do painel, local de fácil alcance

O modo de condução Sherpa atua em vários componentes para reduzir ao mínimo o consumo e, assim, garantir que o condutor alcance o destino definido no sistema de navegação ou na estação de carregamento mais próxima.

Como um “Sherpa do Himalaia”, (xerpa em português)  que é responsável por toda a expedição e a guia até o seu destino, este modo de condução ajusta vários parâmetros: velocidade máxima limitada a 80 km/h; menor resposta do acelerador, para reduzir o consumo de energia; e desativação do sistema de ar-condicionado e bancos aquecidos (ambos podem ser religados pelo motorista a qualquer momento).

Condução e conectividade autônoma de nível 2

O Novo 500 “la Prima” é equipado com frenagem de emergência automática, câmera traseira de alta resolução, sensores automáticos de luz externa, chamada de emergência e freio de estacionamento eletromecânico. Traz também os mais recentes sistemas avançados de assistência ao motorista), tornando-o o primeiro carro urbano equipado com direção autônoma de nível 2. Desse modo, a tecnologia de monitoramento de câmera frontal consegue contemplar todas as áreas do carro. Vem também com controle automático de velocidade de cruzeiro adaptativo.

Assistente inteligente de velocidade – , lê os limites de velocidade detectáveis e recomenda a sua aplicação,, enquanto o monitor de pontos cegos usa sensores ultrassônicos para monitorar esses pontos e avisa se outros veículos estão se aproximando com uma luz de aviso triangular no espelho retrovisor. Em complemento ao sistema, também há o assistente de atenção, que fornece avisos no mostrador, recomendando que o condutor pare e faça uma pausa quando estiver cansado. Finalmente, os sensores de 360º oferecem uma “visão de drone” para evitar obstáculos ao estacionar ou executar manobras complexas.

UConnect 5 – O “la Prima” também vem com o novo sistema de entretenimento UConnect 5 como padrão: tela TFT completa de 7”, navegador com tela tátil de 10,25”, wireless Android Auto/Apple CarPla e oferece serviços conectados via UConnect Box e conjunto de serviços UConnect. Em particular, o 500 la Prima é o primeiro carro da FCA equipado com o sistema de intotenimento UConnect de quinta geração, a plataforma conectada projetada para o futuro, disponível com uma tela de 10,25”. Desenvolvido com a ideia de oferecer uma experiência simples e cômoda para o usuário, a FCA usa o sistema operacional Android Auto, fácil, intuitivo e personalizável.

Por meio do dispositivo atualizado, é possível usar widgets para configurar funções e aplicativos. O Apple CarPlay já está disponível no modo sem fio. O sistema também está pronto para oferecer a mesma funcionalidade para Android Auto. O Novo 500 oferece integração total com o smartphone, com uma tela tátil de alta definição, um formato horizontal que se encaixa perfeitamente no painel do carro, consistente com suas linhas e projetado para eliminar as distrações do motorista.

Interior pode não ser luxuoso, mas é um colírio; bancos têm jeito de serem ótimos

Conectuvudade – Uma vez acionado ao UConnect Box, o UConnect 5 ativa a função de chamada de emergência obrigatória (ecall) e oferece aos clientes vários serviços inovadores de conectividade:

– My Assistant: um sistema de assistência que conecta o cliente a um operador para solicitar auxílio em estrada geolocalizada em caso de avaria e receber suporte para resolver quaisquer problemas técnicos relacionados ao carro. Também incluídos no pacote My Assistant, os clientes receberão um relatório mensal por e-mail, no qual poderão verificar o status atual de uso e condição do carro.

– My Remote: através de um aplicativo móvel em seus smartphones, os clientes podem agendar o carregamento do veículo nos horários mais convenientes, checar a localização exata do carro, trancar e destrancar as portas, ligar e desligar as luzes, programar o sistema de ar-condicionado e definir alertas de direção com base na velocidade e na posição do veículo.

– My Car: feito para verificar pelo smartphone o nível de carga da bateria, a pressão dos pneus, a quilometragem e a programação de manutenção.

– My Navigation: por meio de um aplicativo móvel no smartphone, é possível enviar o destino traçado ao sistema de navegação do carro, encontrar uma rota e verificar as condições de tráfego, o clima e a localização das câmeras de velocidade ao longo do caminho. Também possibilita a visualização de pontos de carregamento localizados perto do carro, com indicações visuais no mapa dos pontos que podem ser alcançados com base no nível atual de carga da bateria. Os mapas serão sempre atualizados, sem fio.

– My eCharge: feito para gerenciar todas as sessões de carregamento de bateria, seja nos pontos públicos, que também podem ser reservados e pagos, ou nas feitas no dispositivo instalado na própria casa do motorista.

– My Wi-Fi: um verdadeiro ponto de acesso que conecta simultaneamente até oito dispositivos eletrônicos à rede 4G, como em casa. Com o My Wi-Fi é possível interagir com o carro usando a tecnologia de assistência por voz Alexa, da Amazon, líder do setor.

– My Alert: os clientes são imediatamente notificados no caso de seu carro ser roubado. Assim que o roubo for confirmado pelas autoridades policiais, o call center dedicado fornecerá suporte para recuperar o carro.

Portanto, o Novo 500 está conectado desde o início: ele fala com o motorista, dentro e fora do carro, para que seja definida a rota com antecedência e para que o carro seja climatizado assim que alguma pessoa entrar no veículo. Depois de abrir a porta, o smartphone será conectado em menos de 5 segundos e já será carregado no modo wireless.

O sistema UConnect 5 com tela de 10,25”e navegador integrado também possui o sistema de interface Natural Language com reconhecimento de voz avançado, possibilitando conversar com o carro para controlar suas configurações, programar o ar-condicionado e escolher músicas.

Visão do que está à frente do motorista e acompanhante

Maior acessibilidade para uma base de clientes mais ampla

Por tudo isso, o Novo 500 “la Prima” será a solução ideal para uma ampla base de clientes que desejam dirigir o carro do futuro, com toda a elegância italiana presente historicamente no modelo. A edição de lançamento é uma verdadeira junção de estilo e tecnologia, direcionada diretamente aos fãs da criatividade e inovação “Made by Fiat”, mas também para quem a sustentabilidade realmente importa.

BS

 

 

 

 





Tags: Eletroentusiastas
Anterior

APELO

Próximo

VW SE ESQUIVA DA LEGISLAÇÃO REDUZINDO O NÚMERO DE LUGARES DO UP!

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto:  AE/Márcio Salvo

VW SE ESQUIVA DA LEGISLAÇÃO REDUZINDO O NÚMERO DE LUGARES DO UP!

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In