• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

TONI BIANCO: UM MAGO NA FABRICAÇÃO DE CARROS ESPECIAIS

identicon por Douglas Mendonça
08/05/2020
em Destaques, DM, Perfume de Carro
Foto: quatrorodas.abril.com.br

Foto: quatrorodas.abril.com.br







Foi no início dos anos ’50 que o jovem Ottorino Bianco chegou ao Brasil vindo diretamente da Itália, então com pouco mais de 20 anos de idade. A especialidade de Toni, como ficou conhecido aqui no Brasil, era a funilaria: o jovem era capaz de moldar em chapas de aço qualquer forma que fosse necessária, apenas batendo e moldando. Em 1954, já trabalhava em uma oficina especializada em moldar carrocerias especiais para os carros da época. Adquirindo conhecimento nessa área, começou já no final dos anos 50 a trabalhar nos carros de competição, sua verdadeira paixão.

No início dos anos ’60, além de moldar carrocerias, já havia aperfeiçoado a arte de construir chassis tubulares com sistemas de suspensões para os carros de pista. Nessa época, com o então sócio e amigo, Chico Landi, nosso primeiro piloto de Fórmula 1, construiu um monoposto batizado de Fórmula Jr. O pequeno monoposto tinha a versatilidade de receber várias mecânicas, de acordo com o gosto do freguês. O primeiro tinha um motor 4-cilindros 2-L do FNM 2000 JK, que tinha duplo comando de válvulas e câmaras hemisféricas.

Toni Bianco (Foto:Autoesporte)

Em 1965, Toni passou a ser membro da famosa Equipe Willys de Competição, organizada equipe de corridas da marca, detentora de uma das melhores estruturas esportivas da época. Na equipe Willys, Toni Bianco trabalhou nos Renault Alpine A110, em 1966 construiu o protótipo Mark I (com mecânica Renault francesa), e em 1967 desenvolveu e construiu o lendário Mark II, carro de competição que ficou nacionalmente conhecido como Bino, um dos carros brasileiros que mais venceu corridas em nossas pistas, com chassi tubular e suspensões baseados no Lotus Europa. Na mecânica, Toni usou no Bino um potente motor Renault de competição de 1,3 litro, que desenvolvia cerca de 130 cv, trabalhando junto com um câmbio inglês Hewland de cinco marchas.

Bino Mark II (Foto MG Clube)

O design, a aerodinâmica, a carroceria, chassi e suspensões, todos frutos da genial criação de Toni Bianco. O carro tornou-se quase imbatível nas pistas brasileiras, sempre nas mãos do hábil piloto Luiz Pereira Bueno. Aproveitando a grande experiência que adquiriu no vitorioso Bino, Toni Bianco começou a desenvolver no início dos anos 1970 o Fúria, protótipo de competições biposto construído em chassi tubular, que poderia abrigar a mecânica que interessasse ao piloto. Esses protótipos foram feitos com mecânicas Alfa Romeo, Ferrari, Lamborghini e BMW, com resultados positivos e conduzidos por pilotos experientes de nosso automobilismo, como Camillo Christófaro e Jaime Silva. Também nessa época, Toni recebeu a incumbência da FNM de construir um esportivo com mecânica do FNM 2150, o qual foi feito apenas um protótipo, não chegou a ser produzido em pequena série.

Além de rápido nas competições, graças também ao bom chassi tubular e suspensões, o Fúria tinha um design bem atraente e interessante, que chegou até mesmo a receber elogios internacionais. Esse fato deu a Toni Bianco a ideia de fazer um carro de rua com as linhas básicas do Fúria, tão elogiadas. Assim nasceu o Bianco S, um esportivo nascido nos moldes de Puma, Miura, entre outros fora-de-série nacionais: a receita básica era o chassi rolante do VW Brasília, com toda a sua mecânica, incluindo o motor 1600 de dupla carburação com uma leve, estilosa e aerodinâmica carroceria construída em compósito de  fibra de vidro.

Dos fora-de-série (foto de abertura), o Bianco S era um dos mais bonitos, com linhas oriundas diretamente das competições. Em sua primeira aparição, no Salão do Automóvel de 1976, o Bianco S já saiu com cerca de 180 encomendas de consumidores encantados com as linhas do novo esportivo que estava sendo lançado. O carro foi um tremendo sucesso, tanto que no Salão de 1978 já foi apresentada a Série II (ou Bianco SS, como ficou mais conhecido), com algumas mudanças estéticas e melhorias ergonômicas. Ao todo, mais de 1.000 unidades do Bianco foram produzidas somando as duas séries.

O exótico e interessante Dardo F -13 Foto: quatrorodas.abril.com.br)

No mesmo Salão do Automóvel de 1978 onde Toni mostrou o Bianco SS, também foi apresentado seu novo protótipo, batizado de Dardo e baseado no Fiat X1/9, um roadster italiano de dois lugares com motor central-traseiro transversa e capota targa. O Dardo F-1.3, como foi batizado oficialmente, foi o primeiro carro de rua a ser produzido com motor entre eixos (motor1300 e câmbio eram do Fiat 147 Rallye), que equilibra o peso entre os eixos, melhorando a estabilidade e a dinâmica do carro. Toni Bianco foi diretor da empresa Corona, fabricante do Dardo F-1.3, onde foi responsável pela área automobilística.

Em 1983, Toni começou a trabalhar no projeto de uma minivan, que seria o primeiro carro nacional nesse segmento. Pegando por base o conceito de um protótipo Matra apresentado no final dos anos 70 de um monovolume espaçoso para 7 passageiros, que acabou sendo adquirido pela Renault com o nome de Espace e lançado em série em meados de 1984. Toni era sempre atento ao mercado mundial, e baseado no bloqueio das importações no Brasil, com apoio da concessionária Ford Grancar, resolveu ele mesmo conceber e produzir sua minivan, totalmente baseado no design do projeto Renault.

A Grancar Futura (Foto: motor1.uol.com.br)

A minivan criada por Toni Bianco, batizada de Grancar Futura, utilizava toda a mecânica da Belina, que na época era produzida pela Autolatina com câmbio e motor VW AP-1800 a carburador. Suspensão, direção, freios e interior eram da perua da Ford, tudo montado em um chassi tubular, e a carroceria era em compósito fibra de vidro. Vendida por cerca de 30 mil dólares, o monovolume familiar foi um sucesso de vendas, chegando a 157 unidades produzidas. Segundo Toni, o projeto foi interrompido quando o governo Collor congelou todas as contas bancárias brasileiras, inclusive as da empresa que gerenciava o projeto Futura. Nesse momento, a empresa acabou fechando as portas pois estava totalmente sem capital, encerrando a produção do modelo.

Depois disso, Toni Bianco prosseguiu fazendo alguns protótipos de carros especiais, utilizando sua experiência de produzir qualquer carro a partir de uma simples fotografia. Chegou a fazer esse trabalho para colecionadores e museus. Para o Museu do Automobilismo Brasileiro, sediado em Passo Fundo, RS, Toni chegou a criar, a partir de fotos e miniaturas, cinco réplicas de carros raros, que só existiam em imagens ou em algumas poucas unidades guardadas pelo mundo. Uma genialidade que poucos experts seriam capazes de fazer.

Hoje, aos 89 anos de idade, Toni Bianco se orgulha em dizer que completará 90 anos em janeiro de 2021. Seu último trabalho foi a execução do projeto Bruna, um esportivo conversível baseado visualmente no Bugatti Veyron, e que utiliza motor 2-L e câmbio automático do Hyundai i30, além de suspensão, freios e direção eletroassistida também vindos do modelo sul-coreano. Pesando cerca de 800 kg, o carro consegue ser rápido e ágil, e tem sua carroceria toda moldada em chapas de alumínio.

Até hoje, apenas um Bruna foi feito, e, em que pese a idade, Toni se diz capaz de produzir mais unidades do modelo se aparecerem interessados. Por curiosidade, o Bruna foi feito sem ajuda, unicamente por Toni, que demorou cerca de 3 anos trabalhando cerca de 8 horas por dia para finalizar o carro.

Toni Bianco é um nome que ajudou a escrever a história automobilística brasileira, graças ao seu empenho, criatividade e conhecimentos.

DM

Douglas Mendonça escreve a coluna “Perfume de carro”  quinzenalmente às sextas-feiras.

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br





Anterior

NOVO RODÍZIO É MAIS ILEGAL DO QUE NUNCA — E BURRO

Próximo

ESTABILIDADE NA CORDA BAMBA

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo
Foto: flashback.blogfolha.uol.com.br

ESTABILIDADE NA CORDA BAMBA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

23/07/2017

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: reginaldodecampinas.com.br

FALANDO DO VW 22-160 V-8 A ÁLCOOL

21/04/2021
Foto: autor do livro, salvo indicado  diferentemente nas fotos

DO FUSQUINHA AO FÓRMULA 1

21/04/2021
Foto: civilbeat.org

VIRAR OU NÃO VIRAR, EIS A QUESTÃO

21/04/2021
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

NISSAN FRONTIER ATTACK 4X4, NO USO (COM VÍDEO)

20/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In