• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

NOVENA MILAGROSA PARA NOSSA SENHORA DA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

identicon por Nora Gonzalez
27/05/2020
em Destaques, NG, Visão Feminina
Foto: diariodetaubateregiao.com.br

Foto: diariodetaubateregiao.com.br







Bem, cá estamos ainda rodeados pelo Covid-19, uns isolados, outros não, uns contra, outros a favor das medidas dos governadores, outros a favor das medidas dos prefeitos e outros das medidas do presidente. E alguns contra absolutamente tudo.

Sempre defendi que devemos lutar pelos nossos princípios e apoiar quem achamos que devemos apoiar, mas sempre, sempre, pelos motivos corretos. Por isso abomino e luto contra feiquiniús de qualquer lado do espectro ideológico. Mentira é mentira e sempre será, não importa se quem a diz é alguém com quem concordo ideologicamente ou se ela “favorecerá” quem eu gosto. Mentira nunca deve ser justificada.

Semana passada escrevi neste espaço sobre a antecipação de feriados na cidade de São Paulo e sobre minhas dúvidas acerca de sua eficiência em reduzir a movimentação de veículos e pessoas na cidade. Não era um post político, era técnico, com números concretos e de fontes confiáveis, embora a ideia tenha origem num político — o prefeito de São Paulo. Algo óbvio, pois é ele o chefe do Executivo municipal. Era um texto sobre as consequências danosas da falta de planejamento e com referências ao famigerado rodízio implementado na semana anterior com pífios resultados.

Não é que teve gente que achou que era uma questão meramente política? Pessoas que ignoraram solenemente o cerne da questão: falta de planejamento e de base científica para implementar uma medida que dificultaria aos cidadãos saírem às ruas e que justamente por isso não funcionaria. Sei que poderia até mesmo ser decretado loquidáum, legalmente, e não entrei (como não o faço hoje) no mérito de se a medida é necessária ou não. Meu ponto era que a antecipação do feriado não funcionaria como forma de restringir a movimentação de pessoas como, de fato, não funcionou.

No entanto, teve gente nas mídias (anti) sociais que não entendeu isso. Pouquíssimos, é verdade, uns três ou quatro apenas, mas para alguém que como eu sempre teve muito orgulho de escrever com clareza é um choque. Escrever algo que 99% das pessoas entendem exatamente como foi escrito é uma honra, mas aquele 1% me provoca curiosidade.

Por isso estou aqui, tentando criar uma oração para Nossa Senhora da Interpretação de Textos para que ela olhe pelas pessoas que vem ideologia em absolutamente tudo e não enxergam ponderações técnicas em nada. Rezo para que ela ilumine, no sentido filosófico mesmo, estas criaturas das trevas e lhes permita entender um texto de pouco mais de 1.000 palavras.

Até Cássia, MG registrou congestionamento de paulistas no feriado (Foto: boanovacj.com.br)

Bem, talvez a minha escassa fé na humanidade e na religião não ajudem, assim como por mais que eu queira não sei se existe esta Nossa Senhora, mas acho que se há tantos santos, mártires e outros, deve existir esta Nossa Senhora. Se não, proponho sua imediata criação e canonização — se bem que vai ser difícil provar algum milagre dela, assim como alguma conversão de fanático, mas, vai que…

Em todo caso, acredito que ela tenha me iluminado e eu consigo, felizmente, interpretar textos. Por isso, pesquisando sobre os resultados do feriadão vi que muito daquilo que eu havia projetado aconteceu — para ser justa, não apenas eu, mas muitos outros disseram o mesmo.

O feriadão fez com que no domingo 24 de maio eu fosse dormir e acordasse no dia 9 de julho. Certamente foi a noite que mais dormi em toda minha vida — ops, não, na terça-feira dia 19 de maio fui deitar e só acordei no 11 de junho. Por sua vez, no 11 de junho (anteriormente 20 de maio) deitei e só acordei em 20 de novembro. Mas, assim como quando a gente viaja para o Oeste ou quando o Super-Homem circunda o planeta super rapidamente, o tempo anda para trás e eu acordei do dia 20 de novembro em plena manhã de 22 de maio. Coisa de deixar Einstein e sua teoria da Relatividade completamente maluco.

Fora essa parafernália jamais encontrada em nenhum calendário (juliano, gregoriano, judeu, chinês, etíope, maia ou sei lá qual) o efeito foi baixíssimo no nosso mundo real. Segundo o governo do Estado de São Paulo, o índice de isolamento social no Estado caiu no dia 22 de maio para 48% – a menor taxa dos últimos três dias. Na capital, o índice foi levemente maior que o do Estado (49%), mas também caiu em relação aos dias anteriores. Nos outros dias não foi muito diferente: na quarta e quinta-feira, feriados antecipados de Corpus Christi e Consciência Negra na capital, a taxa de isolamento no Estado ficou em 49% nas duas datas. Na capital, respectivamente 51 e 52%, e, claro, ficou muito longe do ideal, segundo o governador, que seria de 70%.

Outra incoerência nesta lista de coisas: a Prefeitura de São Paulo suspendeu o rodízio de veículos na segunda-feira, dia 25 de maio (ou 9 de julho, como prefiram) em razão da antecipação do feriado. O rodízio foi suspenso para caminhões também e a Zona Azul foi liberada. Mas, peraí, duas semanas atrás era para impedir ao máximo o trânsito de veículos e ampliou-se o rodízio para 50% do tempo todo, incluindo caminhões, e na cidade inteira… Bem, agora eu vou rezar uma novena para Nossa Senhora do Bom Senso, mas acho que desta vez dificilmente serei atendida. Talvez ela esteja brigando com Nossa Senhora da Interpretação de Texto e anda sem tempo para olhar por nós.

No dia 20 de maio, o primeiro do feriadão, a rodovia Anchieta, que une a capital paulista ao litoral, registrou congestionamentos no sentido litoral porque, adivinhem?Mmuita gente foi para a praia. Apesar de alguns bloqueios montados pelas prefeituras de cidades litorâneas (instalados e retirados ora por ação de uma justiça ora por ação de outra), no primeiro dia da folga prolongada o número de visitantes foi considerado alto. Isso porque houve queda no isolamento. Em Ubatuba caiu de 61% para 57%, Caraguatatuba, de 55% para 51% e São Sebastião de 63% para 61%. Isso porque estas três restringiram a entrada de veículos.

Mesmo com barreiras, cidades litorâneas (Santos na foto) viram o movimento de carros crescer no feriado (Foto: abcdabc.com.br)

Segundo o Governo de São Paulo, houve queda de 4,2% no movimento das rodovias de todo o Estado de São Paulo neste feriado prolongado. De quarta-feira (20) a segunda (25), passaram pelas rodovias concedidas e administradas exclusivamente pelo DER 7,1 milhões de veículos. No mesmo período da semana anterior foram 7,4 milhões. Ou seja, movimento comparado com o de dias comuns, mas dentro da pandemia. Mas é claro que isso é média. Na rodovia dos Tamoios, a redução foi de 2% e no Sistema Raposo Tavares-Castello Branco a redução foi de somente 1,5%. O sistema Anchieta-Imigrantes foi o que registrou maior redução, com queda de 7,5%.

Ainda não foram divulgados os números de acidentes de veículos, portanto, não vou discorrer sobre isso hoje, mas com números tão iguais de isolamento não vejo porque haveria alguma diferença substancial no volume de acidentes.

E por quê acho que antecipar feriados com menos de 24 horas de antecedência não vai adiantar? Quem está na rua é: 1) por que precisa (seja a trabalho, seja para alguma compra ou situação pontual; 2) porque não acha o vírus perigoso, não liga ou cansou de ficar em casa. Em nenhum dos dois casos haverá mudança porque o número na folhinha do calendário passou de pretinho para vermelhinho.

Não vejo a hora de acabar este isolamento para não precisar tratar de assuntos tão sem pé nem cabeça sobre mobilidade e atentados contra o bom senso. Quero muito voltar a falar apenas de pautas sugeridas pelos meus caros leitores e contar outras novidades sobre um dos meus assuntos favoritos: trânsito e carros. Vamos ver se alguma santa me atende.

Mudando de assunto: neste festival de feiquiniús e bobagens que circulam por aí decidi chafurdar de vez nas bobagens e no nonsense como forma de “zerar” meu QI. Como muitos sabem, adoro filme trash — mas bem, bem trash, não aqueles meio bem feitinhos. Mas tenho me superado. Assistir “Tubarão tóxico” sobre um megatubarão que cospe ácido e transforma suas vítimas (aquelas que não são completamente deglutidas) em espécie de zumbis foi um pouco demais até para meus baixos padrões de besteiras fílmicas. O pior é que vi outros igualmente ruins. Se pensar melhor, serei obrigada a bloquear meu canal SciFi em época de festivais de filmes de tubarões…

NG

A coluna “Visão feminina” é de exclusiva responsabilidade de sua autora.





Anterior

SILVERSTONE PODE ADIAR GP AINDA POR CONFIRMAR

Próximo

ALASKAN E LANDTREK AGITAM MERCADO DE PICAPES MÉDIAS

identicon

Nora Gonzalez

Nora Gonzalez é jornalista, foi repórter (inclusive de indústria automobilística) e editora da Gazeta Mercantil e de O Estado de S. Paulo durante muitos anos. É fã de carros desde pequena, especialmente de Fórmula 1.

Próximo
Fotos: divulgação Renault e Peugeot/Fotocomposição: A. Gromow

ALASKAN E LANDTREK AGITAM MERCADO DE PICAPES MÉDIAS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In