• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Matérias Análises

NOIVADO DESFEITO

identicon por Daniel Araújo
06/05/2020
em Análises, BS, DA, Destaques
Foto: diariodocomercioREUTERS/Pascal Rossignol

Foto: diariodocomercioREUTERS/Pascal Rossignol







Em meio à pandemia do Covid-19, quarentena, instabilidades políticas das mais diversas, o embate entre o ex- Ministro Sérgio Moro e o presidente Jair Bolsonaro, uma noticia acabou passando despercebida por grande parte da mídia e mesmo das pessoas: o fim das conversações para a formação de uma joint venture entre Boeing e Embraer, anunciada dia 24 de abril último.

No mercado, os boatos sobre entendimentos entre Boeing e Embraer remontam de 2017 e em 5 de julho de 2018 foi assinado um memorando de entendimento entre as duas empresas no sentido de desenvolver a parceria no segmento de aviões comerciais, ficando a parte de aeronaves executivas e militares da empresa brasileira fora do acordo. Apesar dessas exclusões o memorando previa a possibilidade de formação de uma segunda joint venture no sentido de comercializar o cargueiro C-390 Millenium.

O controle da joint venture seria exercido pela Boeing, que pagaria US$ 4,2 bilhões para deter 80% das operações, conforme Acordo Global de Operações firmado em 17 de dezembro de 2018.

No dia 24 de abril p.p, no entanto, a Boeing, de maneira unilateral, rompeu entendimentos com a empresa brasileira alegando “condições do contrato que não foram atendidas”, conforme comunicado da empresa à imprensa.

Do seu lado, a Embraer se defende argumentando que a empresa americana violou de modo sistemático o Acordo Global de Operações “devido à falta de vontade em concluir a transação, à sua condição financeira, ao 737 MAX e outros problemas comerciais e de reputação.”, conforme press release da Embraer.

NOTÍCIA BOA OU RUIM? DEPENDE

A notícia da venda do grosso (80%) das atividades industriais da Embraer para a Boeing foi mal recebida pelos brasileiros — um choque mesmo — que tinham profunda admiração e orgulho de nossa notável fabricante de aviões de presença global. Algo como entregar para uma empresa estrangeira o que temos de melhor era uma visão improvável ou mesmo impossível de acontecer. Mas quem tinha tino comercial viu nessa operação uma excelente oportunidade para Embraer se capitalizar com a transação — US$ 4,2 bilhões não é de se jogar fora — e continuar no ramo fabricando aviões executivos e militares.
Quando a Boeing, combalida pelo problemão do 737 MAX, mais a parada da indústria do transporte aéreo desde fevereiro,  cancelou a operação sem aviso prévio no último dia 24, aqueles que tiveram o choque do anúncio há três anos sentiram um grande alívio. Afinal, é ruim perder coisas nossas, como foi a venda da TAM para a Lan Chile há dez anos. Oxalá a Lan Chile tivesse precedido a Boeing na desistência.

BS

 

Independentemente dos reais motivos que levaram a esse rompimento, muitas questões estão em jogo e infelizmente o cenário não é dos mais serenos.

De um lado tem-se a Boeing assolada com o problema do 737 MAX, comemorando (de maneira triste) um ano retido em solo. Cancelamento de pedidos já estavam ocorrendo mesmo antes da questão da pandemia tomar conta dos noticiários globais bem como a imposição de quarentenas, o que praticamente aniquilou a indústria do transporte aéreo.

E-195 E2 (Foto: ebc.com.br)

Do outro lado, o promissor projeto do E2 da Embrarer (e suas belíssimas asas de gaivota) não tem sido tão bem-sucedido como se esperava. As vendas do modelo vêm se dando de maneira lenta devido à concorrência do Comac C919, Mitsubishi Regional Jet, o Sukhoi Superjet 100 e o próprio Bombardier C-Series, projeto este incorporado e vendido pelo Consórcio Airbus como A220. Contribui para tal, segundo informações de bastidores, os sistemáticos problemas nos motores Pratt & Whitney PW1700G/1900G, motorização exclusiva da aeronave brasileira.

E agora como cenário, a retração na economia global, fruto da pandemia do novo Coronavírus, diferentemente de todas as crises já vistas, tem-se queda de preços de todos os ativos inclusive no preço do petróleo, que no ultimo dia 20 de abril chegou a US$37,63 negativo o barril, fato inédito na história, o que diferentemente do 11 de Setembro, onde o horizonte de preços de petróleo era ascendente e por consequência, a demanda por aeronaves mais eficientes idem, hoje temos recessão, muitas aeronaves seminovas sendo encostadas e uma recuperação da economia pós-Covid dividindo opiniões.

Resta aguardar e ver o que acontecerá. Entretanto o céu para os fabricantes está muito longe de ser de brigadeiro…

DA





Anterior

VALE A PENA VER DE NOVO

Próximo

CENTRAL MULTIMÍDIA VW PLAY FOI PROJETADA EM TRÊS ANOS

identicon

Daniel Araújo

Administrador de formação acadêmica, é antes de tudo, um apaixonado por automóveis e aviões. Busca compreender a história existente em um projeto e os porquês técnicos envolvidos. Sua atuação como como gerente de empresa agrícola durante 9 anos aguçou ainda mais essa curiosidade e a levou para os utilitários, máquinas e motores e veículos comerciais. Após excelentes contribuições pontuais ao AE se tornou editor regular.

Próximo

CENTRAL MULTIMÍDIA VW PLAY FOI PROJETADA EM TRÊS ANOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In