• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Mundo Ae Automobilismo

E AGORA, VETTEL?

PARA 2021 FERRARI ANUNCIA SAINZ JR E MCLAREN CONFIRMA RICCIARDO

identicon por Wagner Gonzalez
16/05/2020
em Automobilismo, Destaques - Motores Clássicos, Destaques do Editor - Motores Clássicos, Motores Clássicos, WG
Foto:  Ferrari

Foto: Ferrari







O anúncio oficial de Carlos Sainz Jr como substituto de Sebastian Vettel (foto de abertura) e a transferência de Daniel Ricciardo da Renault para a McLaren, onde substituirá o espanhol, criam um cenário pleno de tópicos para decifrar o que a F-1 tem à frente. Razões para isso começam pela mudança de status quo provocada pela pandemia do coronavírus, a implementação de US$ 145 milhões teto de gastos para 2021, quem será parceiro de Estebán Ocón na Renault e o que ocupará o tempo de Sebastian Vettel no ano que vem.

Daniel Ricciardo (E) toma o lugar de Carlos Sainz. Quem rirá por último? (Foto: Renault)

A história mostra que dois pilotos contemporâneos na Ferrari jamais tiveram o mesmo status: os brasileiros sabem muito bem disso, cortesia das relativamente recentes passagens de Rubens Barrichello e Felipe Massa nos cockpits dos carros vermelhos de Maranello. Muito pior que isso foi a trágica experiência de Gilles Villeneuve e Didier Pironi: o primeiro pereceu durante os treinos para o GP da Bélgica de 1982 na sequência de um acordo desrespeitado no GP de San Marino duas semanas antes  — o combinado era Villeneuve vencer e Pironi ultrapassou o canadense na última volta, vencendo. O francês viria a sofrer grave acidente no GP da Alemanha, em agosto, quando liderava o Campeonato Mundial daquela temporada. Nunca mais correu em razão da extensão das fraturas nas pernas.

Por isso, Sainz Jr. desembarcar como companheiro de equipe de Charles Leclerc, reconhecido oficiosamente como o queridinho da casa, é ter claro que para se tornar campeão mundial terá que somar mais pontos que seus adversários — um no cockpit, outro em Maranello já afeiçoado ao monegasco. Na pista será um processo mais fácil do que se impor ao algoz doméstico.

Retrospecto da Ferrari ao lidar acende o sinal de atenção quanto ao futuro de Sainz Jr (Foto: McLaren)

Mesmo em época de corte de gastos, o salário oferecido ao espanhol certamente compensa as frustrações que certamente acontecerão e o status de piloto da Scuderia é como uma comenda pregada no macacão. A mudança de equipe de Sainz Jr é a quarta em sua carreira de cinco anos na F-1: nesse período ele pilotou para a Scuderia Toro Rosso (2015/16/17), Renault (2017/2018) e McLaren (2019/2020). A trajetória de Daniel Ricciardo é semelhante: em 2011 disputou a temporada pela falida HRT e foi piloto de testes da Toro Rosso, onde foi piloto oficial em 2012/13. Em 2014 foi promovido à Red Bull, onde ficou até 2018, ano em que surpreendeu muitos ao anunciar que em 2019 iria para a Renault. Uma temporada aquém de suas expectativas e o longo período de maturação vivido pela Renault convenceu o alegre australiano a mudar novamente de endereço antes mesmo de ter tido a oportunidade de comparar o progresso do equipamento que usará na temporada ainda por iniciar. Endereço que foi considerado como opção à equipe francesa, 2021 marca finalmente sua chegada à McLaren.

Cyril Abiteboul adota métodos peculiares à frente da Renault Sport (Foto:Renault)

A fugaz passagem de Ricciardo pela equipe francesa expõe o período conturbado de sua reacomodação na categoria, processo onde sobressai a figura de Cyril Abiteboul, cuja ascensão dentro do time é marcada por uma disputa interna com Frederic Vasseur, atualmente principal executivo da Alfa Romeo/Sauber. Na série “Dirigir para viver” produzida pela Netflix, as aparições de Abiteboul sugerem que suas técnicas de administração e gerenciamento são peculiares e passíveis de justificar a demora da marca em retornar ao lugar que lhe pertence na F-1, espaço conquistado através de inovações tecnológicas como o sistema pneumático de molas de válvulas e os vários títulos conquistados por seus motores. De 2016 até 2019 as duas vagas da equipe foram ocupadas por cinco pilotos: Kevin Magnussen (2016) Jolyon Palmer (2016 e parte da temporada de 2017), Nico Hulkenberg (2017/2018), Carlos Sainz Jr. (substituiu Palmer a partir do GP dos EUA de 2017) e Daniel Ricciardo (juntou-se à equipe em 2019). Nenhuma equipe de destaque trocou tanto de piloto nesse espaço de tempo.

Sede da Renault Sport na Inglaterra está situada na zona rural de Enstone (Foto: Renault)

A sede da Renault, em Enstone, na Inglaterra, foi construída na época de sua associação com a Benetton e posteriormente adquirida pela financeira Genii Capital nos tempos que tentaram renascer a equipe Lotus. Trata-se de uma operação que muitos acreditam ter sido manobra para controlar cobranças de sindicatos franceses, ponto que por um lado demonstra a crença da marca nas competições e, por outro, as dificuldades de justificar um investimento de tamanha grandeza frente às cobranças sempre maiores de investidores. A saúde financeira da marca em termos globais, porém, é um fator positivo para a continuidade do programa F-1.

Futuro de Vettel na F-1 é puro contraste: parar ou encontrar um carro competitivo (Foto: Mercedes)

Diante de tudo isso especula-se qual piloto experiente estaria disposto a ocupar a vaga e companheiro de Estebán Ocón no ano que vem. Ainda que seja um piloto avalizado por ninguém menos que Toto Wolff, o franco-catalão certamente surpreenderá se conseguir liderar o time no processo de desenvolvimento de uma equipe de fábrica, daí a necessidade de um piloto maduro. No canto oposto dessa perspectiva se encaixa Sebastian Vettel: aos 34 anos teria ele ganas de assumir um compromisso dessa grandeza? Das três grandes equipes da atualidade, Ferrari e Red Bull já descartaram o alemão para 2020 e é difícil ver a Mercedes anunciando sua contratação, a menos que Lewis Hamilton abandone a categoria. Trocar Valtteri Bottas por Sebastian Vettel seria um tremendo, e caro, golpe publicitário para os alemães; encontrá-lo ao lado de Ocón seria o sinal de que o time francês tem qualidades de vinho de guarda: evolui com o tempo, mas um dia tem que ser consumido. Nunca é demais lembrar que a bebida mais consumida na Alemanha é a cerveja.

Siga-nos no Instagram

WG





Tags: Carlos Sainz JrCyril AbiteboulDaniel RicciardoRenault SportSebastian Vettel
Anterior

RODÍZIO: ALÉM DE ILEGAL E BURRO, É PORCO

Próximo

EM TEMPO DE PANDEMIA

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: fotogtama do vídeo na matéria

EM TEMPO DE PANDEMIA

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

26/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In