• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

MEU MONDEO V-6 – POR FELIPE ASSUMPÇÃO

identicon por Autoentusiastas
19/04/2020
em AE, Carros dos Leitores, Destaques
Fotos: autor, exceto quando indicado diferentemente

Fotos: autor, exceto quando indicado diferentemente







Bom, me chamo Felipe Assumpção, tenho 34 anos, moro em Canoas, RS e sou consultor comercial/técnico na área de automação. Esta matéria é para contar a história de um carro que tive momentaneamente em 2010 e que era um sonho de infância. Trata-se de um Mondeo Ghia V-6 ano-modelo 1999, de cor preta, número de série final 32192.

Desde os primórdios da internet sempre fui admirador de carros Ford (também por causa do primeiro carro do meu pai, que foi um Escort 1,8 GL – sim, com motor VW), que depois foi trocado por um Escort do modelo Zetec ano 1998. Também era membro assíduo do fórum Zetec Club, que tinham muitos Ford e o tal do modelo V-6 da linha Mondeo. O carro era lindo, tinha motor forte, aerofólio, acabamentos que imitavam madeira no painel, ar digital, banco com aquecimento, teto solar, tinha tudo e um preço acessível.

O ano era 2010 e eu como faço até hoje, estava navegando no site WebMotors olhando os carros, fiz uma busca do Mondeo V-6 e vi um exemplar bem vistoso por fotos, com uma quilometragem um pouco alta em uma loja em Itu, SP chamada MM de Itu Veículos (essa loja fica quase em frente a sede da Kia do Brasil). O preço era muito bom, era um sábado e segunda-feira entrei em contato com a empresa por telefone pedindo informações sobre o carro. A história do carro era a seguinte, esse Mondeo foi desde zero-km de um dono somente, e estava no nome da empresa Jacuzzi do Brasil Indústria e Comércio, sim, aquela famosa por fabricar banheiras de hidromassagem. Este carro serviu por muitos anos como carro de diretoria. Foi comprado 0-km em 2000 na extinta concessionária Ford Taperá em Itu, SP.

Motor Duratec V-6 2,5, projeto Yamaha, 170 cv e 22,4 m•kgf de torque; note bem na parte inferior da foto os dois fechos do capô

Vamos aos seus defeitos. Estava com a pintura do teto e aerofólio queimadas (o carro ficou toda a sua vida ao tempo) e os bancos de couro estavam ressecados. Mecanicamente estava tudo OK (na verdade tinha dois defeitos que vieram a aparecer depois e que eu conto mais adiante), Por fotos os detalhes importantes dele estavam no lugar (emblemas V-6 nos para-lamas dianteiros, emblemas traseiros, defletor do para-choque, calotinhas das rodas, manuais, chave-reserva, etc.).

Fiz uma pesquisa da placa do carro para verificar restrições judiciais e tudo estava OK. Batido o martelo com o preço, negociamos que eles levariam o carro, por conta da loja, de plataforma até a Ponte da Casa Verde em São Paulo, onde ficam estacionadas muitas cegonhas que trazem carros para o Rio Grande do Sul. Fiz a TED e foi combinado com uma empresa de transporte para me trazer o carro. Era uma quinta-feira na parte da tarde. Sexta-feira o carro chegou e era exatamente o que eu havia visto por fotos, muito alinhado e bem cuidado (sim, comprei o carro por foto, mas não recomendo a quem não tem conhecimento).

Painel com detalhes imitando madeira, computador de bordo, radio CD original Ford, ar digital, completo de verdade

.O carro era fantástico, lindo por dentro e por fora, confortável, estava bem justo e com todos os opcionais funcionando, rádio original, palhetas originais Ford. Junto com o carro acompanharam os manuais, folders de época e o mais impressionante, todas as revisões do carro estavam carimbadas no manual, feitas na concessionária Ford Felivel em Sorocaba, SP. Junto aos manuais estava a nota fiscal de venda da Jacuzzi, como operação de “venda de ativo fixo” CFOP 5551.

Eu feliz da vida no primeiro passeio com ele, mais novo – e mais gordo!

O motor V-6 tinha uma suavidade de funcionamento admirável, nem de longe parecia estar com 166.500 km, Como acelerava! Não importava em que marcha estivesse no câmbio automático.

O carro nem parecia estar com 166.500 km, motor então, nem se fala

Este carro no tempo que ficou em minha propriedade teve dois defeitos, o qual relato a seguir. O primeiro era um defeito crônico de alternador da linha V-6, que fica atrás do motor. E não adianta colocar um alternador novo que o defeito volta a acontecer. É necessário, além do conserto do alternador ou a sua troca, um jumper em dos pinos do regulador de voltagem com o polo positivo da bateria, inclusive existe um boletim da Ford com recall número 025-06.

Outro defeito que o carro apresentou foi em sua bomba d’água (aceitável pela quilometragem que o carro tinha). Foi engraçada essa situação porque uma vez estava a trabalho em Caxias do Sul e resolvi passar na concessionária Florauto para perguntar se tinha a peça, e para minha surpresa tinham para  pronta entrega: não pensei duas vezes e arrematei a peça.

Imagem do boletim técnico Ford 025-06 para solução do defeito de alternador

A foto abaixo  foi tirada com outro V-6, esse ano 2000 na cor azul, de um amigo que mora na cidade próxima a minha, chamada São Leopoldo. Ele ficou uns bons anos com esse veículo.

Se você acham um Modeo V-6 raro, que dirá dois juntos então...
Se você acha um Mondeo V-6 raro, que dirá dois juntos então…

Bom, vocês devem estar se perguntando onde está o carro atualmente. No fim de 2010, com o falecimento do meu pai acabei perdendo o gosto por ter um segundo carro (tinha um Palio 2002 Série 25 Anos como carro de uso diário) e o dei na troca junto com o Palio em um carro zero-km. Depois esse carro ficou com um proprietário alguns anos, de nome Amarildo que era caminhoneiro e morava em São Leopoldo. Alguns anos depois olhando o site de compras OLX, olhem quem eu encontro:

O meu ex-V-6 à venda na cidade de Santa Maria, RS, mesmo com a placa apagada tinha certeza que era ele por causa do emblema da MM embaixo do “Mondeo”, do emblema da concessionária Tapera e o adesivo Ford Racing que eu havia colocado (Foto: OLX)

Pensei duas vezes em comprá-lo novamente, mas no final acabei desistindo. Hoje ele está em uma cidade chamada Vila Nova do Sul, RS, mas não tenho dados do proprietário.

Por que no início informei o número de série desse exemplar? Porque novamente navegando no OLX e de posse do Aplicativo Sinesp Cidadão, sim, achei o “irmão de chassis” do meu EX-V-6, na mesma cor e configuração:

 

Tenho planos de ter outro V-6 na garagem, mas tenho outros planos no curto/médio prazo, mas ele segue na lista de desejos.

Assim se encerra essa história de um carro que ficou pouco tempo em minha garagem — não chegou a um ano — mas que me trouxe muita satisfação.

Forte abraço a todos.

Felipe Assumpção
Canoas, RS

Mais fotos

 





Anterior

A NOVA FORD RANGER STORM EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

PIRELLI RETOMA PRODUÇÃO COM CAPACIDADE REDUZIDA EM CAMPINAS, SP E GRAVATAÍ, RS

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo
Foto: g1.globo.com

PIRELLI RETOMA PRODUÇÃO COM CAPACIDADE REDUZIDA EM CAMPINAS, SP E GRAVATAÍ, RS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In