• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Conversa de Pista

COVID-19 ALTERA DATA DO RALLY DOS SERTÕES

PROVA SAI DE SÃO PAULO EM 7 DE NOVEMBRO E CHEGA AO CEARÁ NO DIA 15

identicon por Wagner Gonzalez
30/04/2020
em Conversa de Pista, Destaques - Motores Clássicos, Destaques do Editor - Motores Clássicos, WG
Foto:José Mário Dias

Foto:José Mário Dias







Maior rali das Américas, o Sertões 2020 terá em sua 28ª edição nova data e outras mudanças importantes destinadas a manter a credibilidade do evento e preparar o terreno para a prova de 2022. As novidades foram anunciadas hoje, em São Paulo, em conferência via internet. O roteiro definitivo será divulgado dia 19 de agosto, mas já estão definidas as cidades de largada e chegada: respectivamente São Paulo, SP e Jericoaquara, CE, mais especificamente na Vila Preá. De acordo com Joaquim Monteiro, diretor do evento, a competição deste ano já conta com 156 inscritos e terá novas oportunidades a estreantes e competidores com diferentes objetivos. Segundo ele, a mudança de data teve propósitos racionais que focam no planejamento até 2022:

“Os Jogos Olímpicos, a F-1, o Tour de France e tantos outros eventos mudaram de data. Nosso rali tem história e é respeitado, não faria sentido nós irmos na direção contrária.”

Joaquim Monteiro: “Nosso rali tem história e é respeitado, não faria sentido insistir na data” (Foto: divulgação)

Ao transferir o Sertões para novembro, data inédita na história do rali, Monteiro acredita que dará mais tempo de preparação para as equipes e para a recuperação da economia. Neste quesito o evento parece saudável: comparando os períodos janeiro-abril de 2019 e de 2020 houve aumento de patrocinadores e receita, mas a empresa ainda espera “algum solavanco em função do cenário econômico”. Para manter o interesse na competição em curva ascendente os organizadores criaram condições voltadas a atrair pilotos estreantes, concorrentes que não podem disputar o percurso inteiro e até grupos de amigos e familiares que poderão se alternar na pilotagem e navegação.

Organização dos Sertões busca por concorrentes inéditos para a prova deste ano (Foto: Victor Eleutério)

Os estreantes deverão vir incentivados por concorrentes mais experientes: aquele que trouxer um competidor inédito na prova terá como bônus desconto na inscrição ou a inscrição gratuita de uma pessoa de apoio, bonificação que pode ser dobrada. Pilotos e navegadores que não têm tempo para seguir pelos nove dias do evento poderão participar da Categoria Sprint, que terá como percurso apenas as três primeiras etapas. Já grupos de amigos e familiares têm a chance de montar suas equipes e disputar uma categoria à parte, e no caso de automóveis e quadriciclos piloto e navegador se revezarão diariamente nas respectivas funções; integrantes de duplas inscritas com motos e UTVs poderão pilotar um dia e descansar no dia seguinte, quando o parceiro assume o comando. Outra categoria que terá destaque é a Self, aberta para pilotos que disputam a prova sem equipe de apoio. Tudo com foco na redução de custos, ponto que determinou o local da largada, como explica Monteiro:

“Cerca de 60% dos nossos inscritos são de pilotos e equipes baseados na região sudeste e para eles o custo de uma largada fora da região implica em gastos de transporte, logística, hospedagem. Largar em São Paulo foi uma decisão bem recebida por todos.”

Percurso deste ano troca poeira por lama e exigirá preparação adequada (Foto: Victor Eleutério)

Sempre na toada de diminuir custos, os promotores usaram do poder de barganha gerado por administrar uma caravana de duas mil pessoas se deslocando diariamente para negociar quartos e habitação ao longo do percurso. Pesquisas da Embratur indicam que o impacto financeiro que a passagem dos Sertões causa nas cidades de pernoite pode chegar R$ 600 mil/dia. “Este impacto é particularmente importante nas cidades menores, que são a maioria do nosso roteiro, e do nosso País”, completa Monteiro, que anunciou um serviço de reservas que garantirá o alojamento de concorrentes de forma simplificada.

Lama e preparação para o Dakar

A mudança de data do Rally dos Sertões traz consequências profundas para a preparação de homens e máquinas. Tradicionalmente disputado em uma época de secas, onde o percurso é marcado pela poeira, em 2020 a prova será em época de chuvas, em que a lama deverá ser presença constante. Depressões leves vencidas sem maior dificuldade em piso seco podem se transformar em um atoleiro após uma chuva. Dentro do contexto criado com a mudança do Rally Dakar da América do Sul para a Arábia Saudita, e possivelmente outros países limítrofes, o Sertões tem a ganhar em termos de inscritos e importância.

“Durante os oito anos que o Dakar foi disputado na América do Sul ele ajudou a criar e consolidar várias equipes na região, que agora estão órfãs e ávidas de competir”, diz Monteiro, que completa: “Nós estamos de braços abertos para todas elas. Quanto ao fato de o Sertões se realizar cerca de dois meses antes do Dakar, podemos, sim, servir com preparação para essa prova: lá é só areia e nosso percurso é um mix de vários tipos de terreno.”

Os planos de Monteiro e sua equipe têm como norte a prova de 2022 e o objetivo maior de incitar os brasileiros a conhecer o Brasil. Apesar das alterações decorrentes da atual crise que o mundo atravessa, Monteiro afirma que as datas de 2021 e 2022 estão inalteradas e novos cenários serão revelados no evento deste ano:

“No ano passado revelamos um cânion espetacular no Piauí e o roteiro de 2020 inclui dois lugares igualmente especiais, tudo para que os brasileiros sintam vontade de conhecer e desbravar o País. Para 2022 queremos promover o maior rali do mundo, uma forma de celebrar os 30 anos do Sertões e os 200 anos de independência do Brasil.”

W.G.





Tags: JericoaquaraJoaquim MonteiroRally dos SertõesSão Paulo
Anterior

CONCESSIONÁRIAS NO PRONTO-SOCORRO

Próximo

PARA ENTENDER

identicon

Wagner Gonzalez

Jornalista especializado em automobilismo de competição, acompanhou mais de 350 grandes prêmios de F-1 em quase duas décadas vivendo na Europa. Lá, trabalhou para a BBC World Service, O Estado de S. Paulo, Sport Nippon, Telefe TV, Zero Hora, além de ter atuado na Comissão de Imprensa da FIA. É a mais recente adição ao quadro de colunistas do AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: youtube.com

PARA ENTENDER

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

17/01/2021
Imagem: fotograma do vídeo

MONTAGEM DO FREIO DIANTEIRO DE VW FUSCA

17/01/2021
Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In