• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: divulgação JAC

    JAC APRESENTA RENOVAÇÃO PARA 2021

    Fotos: divulgação Audi

    AUDI RS E-TRON GT CHEGARÁ EM 2021

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

CARLOS TAVARES E O MOMENTO QUE ESTAMOS VIVENDO, E OS ANOS À FRENTE

identicon por Autoentusiastas
17/04/2020
em AE, Destaques, Outros
Foto: Motor24.pt

Foto: Motor24.pt







Esta matéria, escrita por Pedro Junceiro, do site português Motor24, nos foi enviada pelo leitor Fernando Glufke. Julguei  ser interessante compartilhá-la com o leitor ou leitora do AE por se tratar da opinião de Carlos Tavares (foto), executivo-chefe da PSA, um dos principais grupos da indústria automobilística do mundo, fabricante das marcas Peugeot, Citroën. DS Automobiles e Opel, sobre o futuro próximo da indústria automobilísticas e os problemas enfrentados e por enfrentar. Muito do que Carlos Tavares diz está em sintonia com a opinião do AE
O texto resultou de entrevista do presidente-executivo à revista do Automóvel Clube de Portugal e está publicado na íntegra, inclusive respeitando a ortografia original. Os grifos são do AE.

Boa leitura!

Bob Sharp
Editor-chefe


 

Carlos Tavares (PSA): Indústria automóvel vai sofrer “transformação profunda entre 2020 e 2030”

 

Líder de um dos maiores e mais importantes grupos automóveis do mundo, Carlos Tavares, CEO do Grupo PSA, considera que a crise provocada pelo novo coronavírus vem dificultar ainda mais a tarefa dos construtores automóveis num contexto de enormes investimentos para acelerar a eletrificação.

Em entrevista à revista do ACP, o português, grande defensor da liberdade pessoal e das potencialidades do automóvel nesse âmbito, explica que toda a situação causada pela pandemia de Covid-19 terá graves consequências sociais e económicas, pedindo assim uma atuação rápida e atenta para a saída do momento de crise sanitária que se vive atualmente.

“O desafio da mobilidade zero emissões, os investimentos astronómicos que estão a ser feitos em termos do desenvolvimento de veículos autónomos e de conectividade e, portanto, esta crise sanitária e a crise económica vêm abalar ainda mais uma indústria que já estava fragilizada pelas decisões que foram tomadas pelos Estados e pelas pessoas que têm a seu cargo as novas regulamentações”, aponta Tavares, argumentando ainda que a indústria automóvel “está a atravessar um período muito difícil e é muito provável que entre 2020 e 2030 se assista a uma transformação profunda”. Augura mesmo que, em 2030, “seja uma indústria que não tenha a nada a ver com o que existe agora”. Nesse sentido, admite que investimentos essenciais como os da eletrificação e dos veículos autónomos poderão ter ser repensados ou mesmo adiados.

“Essa é uma questão essencial que deverá ser posta logo que a dimensão sanitária desta crise esteja ultrapassada. (…) Neste momento a única prioridade é a saúde de todos. No entanto, acho que os líderes políticos e económicos têm de se preocupar já com o que vai acontecer depois da crise sanitária porque não vai haver tempo nem distância entre a crise sanitária e a crise económica”, afiança, reforçando aquele que é um dos seus pontos de vista mais defendidos nos últimos anos: a liberdade de movimentos das pessoas é fundamental e está em risco pelas regulamentações impostas nos últimos anos ao setor automóvel.

“Toda a gente está atualmente a medir o valor extraordinário que representa a liberdade de movimentos e talvez até esta crise sanitária esteja a abrir os olhos de muitos cidadãos e de muitos responsáveis políticos sobre o verdadeiro valor da liberdade de movimentos. Essa liberdade de movimentos é oferecida aos cidadãos através de um objeto que se chama automóvel”, no qual as marcas terão de investir fortemente para desenvolver novas tecnologias que vão ao encontro das expectativas dos cidadãos.

“A questão do financiamento do desenvolvimento dessas tecnologias vai estar em cima da mesa desde que se constate que os construtores automóveis estão muito débeis em termos financeiros”.

Porém, acredita que esta crise e a restrição de movimentos associada terão o condão de “demonstrar de maneira exemplar o papel que o automóvel nos oferece na nossa vida quotidiana. Ou seja: um meio de transporte seguro, um meio de transporte que protege a nossa saúde, um meio de transporte que pode vir a ser zero emissões de maneira generalizada e, de certa maneira, um meio de transporte que nos dá a liberdade de movimentos a que todos aspiramos”. Em contraponto, antevê uma perda de rendimentos dos consumidores, naquele que será um desafio para a própria sociedade.

De resto, o CEO do grupo que detém as marcas Peugeot, Citroën, DS Automobiles e Opel garante que não vê necessidade de uma moratória das regras do CAFE (Clean Air For Europe – programa da UE para baixar as emissões médias dos carros vendidos na Europa, porque “está a responder de maneira até mais rigorosa do que é pedido pela União Europeia.”

AE





Anterior

VOLKSWAGEN FALA DO SEU NOVO SUVE NIVUS

Próximo

NADA É DEVIDO AO ACASO

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo
Foto: exame.abril.com.br

NADA É DEVIDO AO ACASO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021
(Fotos Divulgação)

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: pt.wikipedia.org

DEZ DECISÕES EQUIVOCADAS DA FORD. TÃO CENTENÁRIAS QUANTO SUA PRESENÇA NO BRASIL

16/01/2021
(Foto: autocart.biz)

DE SEDÃ POR AÍ

16/01/2021
Arte: AN Europe

A FUSÃO DA FCA E DO GROUPE PSA FOI CONCLUÍDA

16/01/2021
(Fotos Divulgação)

ENTENDA POR QUE JÁ ERA HORA DE A FORD DEIXAR O BRASIL

16/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In