• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home AE

ZF APRESENTA FREIO DE ESTACIONAMENTO DIANTEIRO ELETROMECÂNICO

É O PRIMEIRO FREIO ELETROMECÂNICO DIANTEIRO DA INDÚSTRIA E PROPORCIONA MAIS ESPAÇO INTERNO PARA CARROS COMPACTOS

identicon por Autoentusiastas
11/03/2020
em AE, Destaques, Notícias, Tecnologia
Foto: divulçação ZF

Foto: divulçação ZF







A ZF, de Friedrichshaffen, Alemanha, apresenta o primeiro freio de estacionamento dianteiro eletromecânico da indústria e, desse modo, amplia a oferta desse tipo de freio de estacionamento para uma variedade bem maior de veículos.

Com esta solução, os fabricantes podem agora dotar veículos menores com o avançado sistema de freio de estacionamento combinado com maior liberdade para o projeto do interior, sem precisar recorrer à clássica alavanca ou ao pedal para acionar o freio de estacionamento. Em vez desses itens, basta um simples interruptor elétrico para esse papel. Com isso, o ganho de espaço na região dos bancos dianteiros é considerável.

O freio de estacionamento eletromecânico (EPB) já é bastante empregado nos carros de maior porte há praticamente 20 anos e sua eficácia e comodidade são indiscutíveis. Agora a tecnologia pode ser estendida a carros menores. O início da produção em série e aplicação já começou na Coreia do Sul e na China.

A eliminação da alavanca do freio de estacionamento do interior do veículo, hoje comum naqueles de maior porte ou premium equipados com freio de estacionamento traseiro eletromecânico, era considerada muito difícil para os projetistas de carros compactos. Com a produção em série do primeiro freio de estacionamento dianteiro eletromecânico do setor, a ZF agora permite que essa tecnologia seja aplicada em carros menores. O início da produção em série ocorre atualmente na Coréia e na China.

Manfred Meyer, vice-presidente sênior da divisão de engenharia de segurança ativa da ZF, comentou: “Com esta introdução no mercado, a ZF traz a tecnologia do freio de estacionamento eletromecânico e todos os seus benefícios para as fabricantes de carros compactos e populares, que normalmente só precisam de  freios a tambor no eixo traseiro. A novidade aumenta a comodidade,o conforto e a segurança para os clientes finais”.

Funções adicionais para carros compactos

Além da finalidade clássica do freio de estacionamento, com o EPB dianteiro qualquer carro, por menor que seja, pode ser dotado de assistente de parida em aclives.Além disso, os carros assim equipados podem receber o freio de estacionamento de inserção automática nas paradas (auto-hold), de grande utilidade no trânsito urbano  ou nos engarrafamentos. Além disso, a maior distribuição de carga estática no eixo dianteiro proporciona maior segurança ao estacionar o veículo em pisos escorregadios.

O EPB dianteiro  da ZF elimina os componentes necessários para a operação manual do freio de estacionamento nos freios a tambor e a disco traseiros e requer apenas pequenas modificações nas pinças do eixo dianteiro, integrando os componentes e softwares eletrônicos, necessários na unidade de controle de estabilidade existente.  Desta forma, é possível reduzir ainda mais o peso do sistema de freio de estacionamento manual traseiro. “Trata-se de outro exemplo de como estamos aperfeiçoando os produtos existentes para torná-los mais acessíveis conforme os requisitos do mercado. Desta forma, transferimos as vantagens do produto para veículos de outros segmentos”, Meyer concluiu.

Além disso, como o freio de estacionamento também é freio de emergência em caso de falha hidráulica total do freio de serviço, é preferível que seja na dianteira, onde sua eficácia e segurança são incomparavelmente superiores em razão de os freios dianteiros serem bem mais eficazes que os traseiros em qualquer automóvel. Cabe lembrar que modelos Citroën como XM e Xantia tinham freio de estacionamento mecânico nas rodas dianteiras.

A ZF também foi pioneira na tecnologia de freio de estacionamento eletromecânico em 2001 e, desde então, mais de 75 milhões de veículos foram equipados com este sistema.

AE





Anterior

BOEING 737: DE UM PROJETO QUASE ABANDONADO A UM CAMPEÃO DE VENDAS

Próximo

DUSTER SE REINVENTA SEM ALTERAR PREÇOS

identicon

Autoentusiastas

Guiado por valores como seriedade, diversidade, emoção e respeito aos leitores, desde 2008 o Autoentusiastas tem a missão de evoluir e se consolidar como um dos melhores sites sobre carros do Brasil. Seja bem-vindo! Pratique autoentusiasmo.

Próximo
Foto: Victor Eleutério/La Imagem/Renault

DUSTER SE REINVENTA SEM ALTERAR PREÇOS

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In