• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Colunas Panorama

POR QUE A VOLKSWAGEN SE TORNARÁ LÍDER ESTE ANO

O RECENTE CRESCIMENTO VERTIGINOSO NAS VENDAS E A CHEGADA DO SUVE NIVUS FARÃO A MARCA ULTRAPASSAR A GM NO BRASIL EM 2020

identicon por Zeca Chaves
13/03/2020
em Panorama, ZC
Foto-teaser: Divulgação VW

Foto-teaser: Divulgação VW







Caro leitor ou leitora,

É com grande prazer que anuncio a chegada de Zeca Chaves — pseudônimo profissional, seu nome completo é José Carlos Chaves —, um dos maiores nomes do jornalismo automobilístico brasileiro, ao quadro de colunistas do AE.
Conheci-o como meu colega na minha segunda passagem pela revista Quatro Rodas como colunista entre 2003 e 2008, e desde então sempre admirei sua competência. Por isso, quando após 19 anos ele deixou a revista, convidei-o para integrar o time do AE e fiquei feliz por ele ter aceito o convite.
Ele estreia hoje sua coluna “Panorama” e tenho certeza de que será um sucesso.

Bem-vindo ao time do AE, Zeca!

Bob Sharp
Editor-chefe


 

POR QUE A VOLKSWAGEN SE TORNARÁ LÍDER ESTE ANO

Quando o Virtus foi lançado, lembro bem da discussão que tomou conta da redação da Quatro Rodas. Era janeiro de 2018 e na época eu dirigia a revista. A polêmica era por que a Volkswagen afirmara que a versão topo de linha Highline teria baixa participação no mix de vendas. A redação discordava: o painel digital (opcional da Highline) tinha potencial para fazer o sedã disparar. E foi o que ocorreu. Na estreia do T-Cross, a avaliação da redação cravou que o suve tinha grande chances de chegar à liderança do segmento. Dito e certo!

Sabe qual é agora o novo comentário que ouço de alguns colegas da mídia especializada? Que logo a Volkswagen alcançará a liderança do mercado brasileiro, o que não acontece desde 2000. Concordo com essa análise. E, por favor, não me acusem de ser fã da marca. Essa conclusão nada tem de emocional. É só uma leitura racional do mercado, baseada em três aspectos, que explico a seguir.

1) Crescimento recente das vendas

Analisando o quadro acima, é fácil ver como a Volkswagen cresce muito mais do que a GM, atual líder. O gráfico detalha a participação dos principais fabricantes no acumulado de vendas no ano, entre automóveis e comerciais leves, segundo a Fenabrave. A variação é a cada seis meses, menos no último item, que só tem o acumulado até fevereiro de 2020.

Vamos fazer agora um exercício de imaginação e projetar as linhas até fim deste ano seguindo o ritmo de avanço de cada uma. Enquanto a GM tem no acumulado de fevereiro quase a mesma participação que já tinha em dezembro de 2017, a VW não parou de crescer nos últimos dois anos. Se não houver uma grande alteração no atual cenário, veremos a VW como líder de mercado em alguns meses de 2020, fechando o acumulado do ano bem perto da fabricante americana. Ou até mesmo conseguindo ultrapassá-la. Já em 2021 certamente ela levará o título.

2) Ausência de grandes ameaças na concorrência

Claro que a projeção do gráfico acima pode mudar em função da chegada de carros que ameacem a VW e favoreçam a GM. Mas, olhando para as grandes estreias de 2020, isso dificilmente deve acontecer.

O primeiro grande lançamento é a nova Fiat Strada, agora em abril. Essa estreia deve no máximo pode tirar alguns compradores da Saveiro, que é apenas o quarto modelo mais vendido da marca e hoje já está bem atrás da picape da Fiat (6.443 contra 10.609).

O segundo é a nova versão do Tracker, que chega também em abril. Este é um suve que, apesar do ótimo custo-benefício e de sempre ter vencido comparativos da imprensa especializada, nunca decolou nas vendas, mesmo nas gerações anteriores. É um nome que não pegou no Brasil. Além disso, a GM tem mostrado grande dificuldade de emplacar veículos de segmentos superiores nos últimos anos. Ela só consegue vender bem a família de entrada Onix. Mas a razão disso eu explico direitinho numa próxima coluna.

Outro grande lançamento do ano será a nova geração do Peugeot 208, que promete ser um belíssimo projeto, especialmente pelo design. Ele pode até roubar alguns interessados do Polo, mas não passa disso, já que compradores de VW e Peugeot costumam ter perfis bem diferentes. E fontes dentro da marca dizem que o hatch deve ser lançado inicialmente só com o mesmo 1,6 aspirado que já existe hoje, o que vai reduzir seu potencial de dano.

Do lado da GM, nenhum grande perigo à vista. Entre os lançamentos com grande força de vendas, temos mesmo só o já comentado Tracker. E no único Chevrolet que vende de fato (e vende muito!), a família Onix, a tendência é haver uma pequena redução nas vendas. De um lado, porque começar reduzir agora aquela grande empolgação que houve no lançamento. Do outro, porque a GM anunciou em março um aumento de preços de até R$ 2.870 em todas as versões. Considerando que é a linha de entrada da GM, isso pode ter um efeito considerável nas vendas.

3) Lançamento do Nivus

Já está confirmado para o início de maio o lançamento do Nivus, aquele que será o suve (ou pelo menos assim será vendido) mais barato da Volkswagen.

Agora é hora de fazer outro exercício de dedução. Se o T-Cross, que é reconhecidamente caro, foi o sucesso que vimos (9º carro mais vendido do país e líder dos suves em fevereiro), o que devemos esperar de um modelo que custará menos, teve seu design a cargo da equipe brasileira (ele terá estilo cupê) e virá com painel digital de série?

Isso quer dizer que o Nivus tem o potencial para abocanhar uma nova fatia do mercado e aumentar o tamanho do bolo da VW. Numa história muito parecida como eu vi naquele distante janeiro de 2018.

ZC

Zeca Chaves escreve a coluna “Panorama” no AE quinzenalmente às sextas-feiras.

A coluna “Panorama” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

Anterior

DUSTER SE REINVENTA SEM ALTERAR PREÇOS

Próximo

SANTA MATILDE SM 4.1: UM FORA DE SÉRIE DE SUCESSO NOS ANOS 80

identicon

Zeca Chaves

Consultor do mercado automobilístico e jornalista especializado na área há 26 anos, Zeca Chaves é colunista do AUTOentusiastas e do site Automotive Business, foi editor do caderno Veículos da Folha de S. Paulo e trabalhou por 19 anos na revista Quatro Rodas, onde foi redator-chefe.

Próximo
Foto: quatrorodas.abril.com.br

SANTA MATILDE SM 4.1: UM FORA DE SÉRIE DE SUCESSO NOS ANOS 80

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In