• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

MERCADO EM FEVEREIRO, A CALMARIA QUE ANTECEDE A TORMENTA

identicon por Marco Aurélio Strassen
20/03/2020
em Destaques, MAS, Mercado
Foto: divulgação GM

Foto: divulgação GM







Os números de fevereiro mostram aparente animada, após a ressaca do mês anterior. Foram 200.997 emplacamentos totais, sendo 193.299 de veículos leves, ou 1,6% superior a mesmo mês do ano passado. Nada mau, pois este ano tivemos carnaval em fevereiro, o que significou 3 dias úteis a menos. Assim, utilizando o parâmetro bastante conhecido dos emplacamentos diários, tivemos uma média de 10.739, que supera até mesmo o número atingido em 2015, antes da grave crise que nos abateu.

Tabela de vendas diárias 12 meses (Fonte: Anfavea)

 

Se considerarmos porém as vendas no varejo, outro importante termômetro de mercado, as figuras já não são tão flores. As concessionárias faturaram -3,7% automóveis e -6,1% de comerciais leves, em relação ao mesmo fevereiro de ’19. Houve um “boost” nas vendas diretas que saltou de 32,8% dos automóveis em janeiro, para 42,3% em fevereiro, o que acabou elevando o número total. Das 10 maiores marcas, seis delas tiveram queda no varejo, a Toyota ficou no zero a zero, VW cresceu 1%, Nissan 2% e Chevrolet 5% (ver quadro abaixo). Depois de um janeiro ruim, fechar o bimestre com -1% sobre ’19 não estava mal e apontava um ano promissor.

comparação 1o bimestre (Fonte: Fenabrave)

Porém, o otimismo do PIB de crescimento de 2,2-2,5% começava a arrefecer, vieram as primeiras revisões para baixo, por conta da demora em promover as reformas fiscal e administrativa, embates entre parlamento e executivo e um mundo esquisito lá fora. Conversei com alguns colegas do setor e já havia a sensação de que 2020 repetiria 2019 no total, ou talvez leve crescimento de baixos 3-5%, com algumas trocas de posição entre os players, quando os compradores correm atrás das novidades em detrimento daqueles sem lançamentos e com produtos envelhecendo.

Gráfico de vendas diárias ’16-’20 (Fonte: Anfavea)

Mas fevereiro teve o coronavírus que começou na China e em um mês a OMS (Organização Mundial de Saúde) o declarou como pandemia. Os efeitos no mundo e nas sociedades ainda estão para ser conhecidos, mas do outro lado do planeta já vimos alguns desastres. Vendas de veículos na China caíram 80% em fevereiro. A Itália foi o segundo país onde essa pandemia se espalhou e de ali para demais países da OCDE. O fator Brexit também aumenta a turbulência. Alguns fabricantes de autopeças europeus trabalham com prognósticos de 44% de queda naquele mercado na média dos próximos três meses. Os efeitos estão se mostrando muito mais devastadores que a crise de 2008, até então a maior de todas.

Tabela de licenciamentos totais (Fonte: Anfavea)

Enquanto escrevo esta coluna, assisto a uma sequência desastres sendo anunciados. O comércio de veículos ficará paralisado no mês de março em muitas capitais e cidades brasileiras e mundo afora. Produção também paralisada nos EUA, Canadá, países europeus e no Brasil. As consequências no setor de serviços são igualmente devastadoras, com emprego e renda fortemente afetados. Começáramos o ano bem e cheios de planos e agora temos de forçar o governo que se faça algo, estímulos econômicos anunciados que o mercado de capitais vem entendendo como insuficientes. A queda nas principais bolsas do mundo estão assustadoras.

Vendas diretas automóveis e comerciais leves (Fonte: Fenabrave)

RANKING DO MÊS E DO PRIMEIRO BIMESTRE

A GM seguiu mais líder que nunca graças ao ótimo desempenho da dupla Onix e Onix Plus, os dois modelos mais vendidos do mercado. Abocanhou 20% de participação entre os automóveis e 18,4% do total de leves, com 34.145 licenciamentos. E vem o novo Tracke (foto de abertura)r para impulsionar ainda mais as vendas da marca da gravata-borboleta. Sobre mesmo mês de ’19, a GM teve crescimento de 1,4%, mais ou menos em linha com o mercado.

A VW vem em segundo com 31.628 e um crescimento de 13% no bimestre e tem três modelos dentre os Top10 do ranking, respectivamente Gol, Polo e T-Cross, que liderou novamente o segmento de suves.

Fiat em 3º, Hyundai em 4º, Ford em 5º, Toyota, Renault, Jeep, Honda e Nissan fecham a lista dos dez primeiros. Notável o desempenho da CAOA Chery, em 11º e 56% de crescimento nos primeiros dois meses, ultrapassando as tradicionais Citroën, Peugeot e Mitsubishi no ranking.

Nos comerciais leves a dupla da Fiat Strada e Toro mantém seu predomínio, com 36% do total do segmento. A Strada nova já foi mostrada em fotos e deve reforçar a presença da marca italiana assim que estiver nas lojas.

O coronavírus também causou mudanças nos lançamentos. O novo Tracker ficou sem apresentação coletiva e não foi experimentado pelos jornalistas especializados, e a nova Strada provavelmente seguirá o mesmo caminho.

A pandemia chegou ao Brasil, fábricas anunciaram paralisação de produção e talvez tenhamos alguns lançamentos retardados.

Caberá a nós cidadãos brasileiros uma forte dose de conscientização e participação coletiva para conter o alastramento da doença Covid-19. Busquemos formas criativas de lidar com as dificuldades e até o mês que vem!

MAS

Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave
Fonte: Fenabrave

 

 





Anterior

NOVO LAND ROVER DEFENDER 2020 – PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Próximo

QUÃO RÁPIDO?

identicon

Marco Aurélio Strassen

Engenheiro Mecânico pós-graduado em Finanças e Marketing trabalha há vários anos na indústria de autopeças e faz a análise mensal sobre mercado especialmente para o AUTOentusiastas.

Próximo
Foto: jovempan.com.br

QUÃO RÁPIDO?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Fotos: divulgação Ford

FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

16/04/2021
Fotos: Duda Barros

TCR FEZ SHAKEDOWN NA PISTA DA PIRELLI

16/04/2021
Foto: autor

A DACON E SEUS PASSATS FANTÁSTICOS

16/04/2021
Fotos: Divulgação Honda

HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

16/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In