• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home Destaques

GTB: A MECÂNICA DO OPALA VALORIZANDO O SUPERESPORTIVO DA PUMA

identicon por Douglas Mendonça
02/03/2020
em Destaques, DM, Perfume de Carro
Puma GTB (Foto: Pinterest)

Puma GTB (Foto: Pinterest)







Tudo começou em 1971 quando Rino Malzoni, um dos sócios da Puma, desenhou e começou a desenvolver o primeiro protótipo de um esportivo de grande porte que utilizaria a mecânica do Opala, ainda novidade na época. Na prancheta de desenho, Rino foi guiado pelo modismo dos muscle cars americanos: traseira curta e frente alongada para receber motores de grande cilindrada e, é claro, com duas portas, além de um pequeno espaço no banco traseiro.

Esse primeiro protótipo do GTB (Grã-Turismo Brasileiro) era equipado com o motor 6-cilindros de 3,8 litros com carburador de corpo simples, como usado nos primeiros Opala. Em 1972, o carro foi mostrado pela primeira vez ao público no Salão do Automóvel daquele ano e surpreendeu. Afinal de contas, todos estavam acostumados com os “Puminhas” de motor boxer traseiro arrefecido a ar, então o 6-cilindros dianteiro era grande novidade.

Com uma estrutura pequena e contando com um número limitado de funcionários, a Puma só disponibilizou o carro para venda ao público em 1974, quando o modelo foi oficialmente lançado na edição daquele ano do Salão do Automóvel. A grande novidade do carro para o consumidor já era a utilização opcional do novo motor 250-S, de 153 cv (potência líquida) lançado em maio pela GM para uso em competição.

Nessa época, nossa indústria automobilística passava por uma fase de grandes e importantes lançamentos: em abril de 1973 chegou o Chevette, um mês depois o Dodge 1800, a VW lançou o Brasília em junho e neste mesmo mês a Ford apresentou o Maverick, inclusive a versão GT com motor 302 V-8.

O Puma GTB foi lançado em um período de velozes feras: enfrentou de cara o Maverick GT com motor V-8 de 5 litros e o Opala SS, isso sem falar no Dodge Charger R/T com seu também V-8 só que com 5,2 litros, produzido desde dezembro de 1970. O carro da Puma fez tanto sucesso que em sua fase áurea de vendas tinha até um ano de espera na fila de compradores. Lembrando que o GTB era, na época, o mais caro de todos os esportivos oferecidos no nosso mercado, até por sua produção artesanal e limitada.

Produzida até 1978, o GTB teve pouco mais de 700 unidades fabricadas durante 4 anos. No mesmo ano, a Puma reformulou o modelo, rebatizando-o para GTB Série 2, ou simplesmente S2. Essa nova versão tinha uma frente mais afilada, novas lanternas na traseira, apesar de estruturalmente ser o mesmo carro lançado em 1974.

O PUna GTB S2 trouxe mudança importante na dianteira (Foto: joornaldocarro.estadao.com.br)

No interior, itens como bancos revestidos em couro, ar-condicionado, direção com assistência hidráulica e vidros elétricos eram novas melhorias que davam ar de mais requinte ao esportivo. Além disso, o GTB S2 mantinha a linha de produção artesanal, o que garantia ao modelo uma boa dose de exclusividade. Esse S2, assim como a versão GTB, foi produzida até 1984, com pouco menos de 900 unidades fabricadas. Depois disso, em 1986, a Puma foi vendida para a Araucária S.A., sediada em Curitiba, e em 1988 teve todo o ferramental renegociado para a Alfa Metais, também do Paraná.

No início dos anos 90 a Alfa Metais relançou os Pumas com o nome de AM3 e AM4, cupê e conversível, respectivamente, agora com motor VW AP-1800, e GTB S2, rebatizado AMV, de Alfa Metais Veículos, mas com desenho frontal totalmente novo.. Mas, infelizmente, os carros já estavam algo obsoletos e com desempenho aquém dos principais concorrentes, como Ford Escort XR3, VW Gol GTS/GTi e Chevrolet Kadett GS/GSi. Além disso, os Pumas 6-cilindros tinham menos tecnologia e eram bem mais caros devido à sua baixa e artesanal produção, complicada pelo fato de o chassi ser próprio, já que o Opala era monobloco. E para complicar, o titular  da Alfa Metais, Nívio de Lima, faleceu num acidente com seu AMV em 1992, o que afetaria bastante a atividade da empresa.

PUma AMV, o derradeiro, nova frente (Foto: Pinterest)

Mas, sem dúvida, os fogosos Puma GTB, GTB S2 e AMV deixaram saudades naqueles que curtem desempenho e estilo. O GTB, querendo ou não, foi um importante marco na história da indústria automobilística nacional, mesmo tendo sido produzidos pouco menos de 1.600 carros nos pouco mais de 10 anos em que teve vida comercial.

DM

Douglas Mendonça escreve sua coluna quinzenalmente às sextas-feiras. A publicação nesta segunda-feira é excepcional.

A coluna “Perfume de carro” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.

 

Visite o site do Douglas: www.carrosegaragem.com.br

Não deixe de ler a Newsletter AutoTalk, que fala sobre a anatomia de um carro e de tudo que gira ao redor dele. A inscrição é gratuita e você recebe semanalmente. Cadastre-se em: www.autotalk.com.br

 





Anterior

O FUSCA AMARELO E OS DRAMAS EM FAMÍLIA

Próximo

MERCEDES SEGUE LIDERANDO

identicon

Douglas Mendonça

Jornalista na área automobilística há 44 anos, trabalhou na revista Quatro Rodas por 10 anos e foi diretor de redação da revista Motor Show até 2016. Formado em comunicação na Faculdade Cásper Líbero, estudou três anos de engenharia mecânica na Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e no Instituto de Engenharia Paulista (IEP). Como piloto, venceu a Mil Milhas Brasileiras em 1983 e a Mil Quilômetros de Brasília em 2004. Tem 63 anos, é casado e tem três filhos homens, de 16, 28 e 31 anos.

Próximo
Foto: Mercedes

MERCEDES SEGUE LIDERANDO

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

CHEVROLET CRUZE VOLTA A TER VERSÃO LTZ

22/01/2021
Onix Plus Premier (Foto: AE)

MERCADO EM DEZEMBRO: EM ADEUS A 2020, INDÚSTRIA TEVE SUAS VENDAS DE VOLTA

22/01/2021
Foto: super.abril.com.br

LANDELL DE MOURA NASCIA HÁ 160 ANOS

21/01/2021
Foto: AE

VOLKSWAGEN DEVE PRODUZIR PARA FORD AQUI

21/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In