• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home LR

COMO ESCOLHER A PRIMEIRA MOTO

ESSA DECISÃO É MUITO IMPORTANTE PARA QUEM QUER COMPRAR A PRIMEIRA MOTO

identicon por Lucas Rizzollo
05/03/2020
em Destaques - MOTOentusiastas, Destaques do Editor - MOTOentusiastas, LR, MOTOentusiastas
Honda CG (Esta foto e demais: divulgação)

Honda CG (Esta foto e demais: divulgação)







Recentemente o AE recebeu um e-mail do leitor Paulo Lucas pedindo conselhos sobre como escolher sua primeira motocicleta. De nossa conversa surgiu uma sugestão para este texto. De antemão aviso que o assunto é muito vasto e temos por padrão editorial não indicar um modelo A ou B. Porém traremos algumas dicas básicas que podem ajudar para quem quer começar no apaixonante mundo das duas rodas.

Por muitos anos o mercado brasileiro contava com poucas opções, com no máximo duas em cada categoria. Quem não se lembra das disputas entre Suzuki GS 500 e Honda CB 500? Hoje felizmente isso mudou e nunca tivemos tantas opções de motos por aqui. Apesar dessa variedade ser excelente para o consumidor, pode também deixar ainda mais indeciso quem está começando.

A primeira pergunta que deve ser feita é qual o uso da moto. Todo veículo é pensado e fabricado com um propósito. Conhecendo o seu tipo de uso fica mais fácil fazer esta escolha. Será uma moto para não depender mais do transporte público e usada diariamente? Uma para passear nos finais de semana e realizar eventualmente uma viagem? Será usada em vias bem pavimentadas ou por estradas de terra também? Além de todas essas perguntas é fundamental saber se teremos um passageiro/garupa durante o trajeto. Deste modo já poderemos descartar algumas categorias e incluir outras.

O segundo ponto para ser considerado é porte físico do piloto(a). Pessoas mais altas geralmente gostam da categoria Trail justamente por ter mais espaço para as pernas. Enquanto que pessoas mais baixas podem ter dificuldades de plantar bem os pés no chão em motos com maior altura do banco.  Além disso, é preciso respeitar a carga máxima da motocicleta. Não são raros os casos em que o total de piloto mais garupa superam esse limite comprometendo assim a segurança do conjunto. Informações como a carga e altura do banco podem ser facilmente encontradas nos sites dos fabricantes.

Vou listar abaixo algumas categorias de motos encontradas em nosso mercado. Você verá que não listamos motos de média/alta cilindrada. Acredito que a evolução das motos deve ser gradual. Em alguns países da Europa é preciso começar com uma moto de menor potência e somente depois de um tempo sem incidentes é que a permissão para motos maiores é conquistada.  Para quem mesmo assim pretende começar com uma moto maior indico que antes seja feito um curso de pilotagem. Em locais assim e com instrutores reconhecidos que realmente aprendi a pilotar motos. Nas aulas de motoescola é ensinado apenas como passar no percurso, muitas vezes com informações desencontradas e até mesmo erradas.

Cub ou Scooter

 

São veículos geralmente equipados com câmbio automático tipo CVT ou semiautomático dispensando o uso da embreagem — apenas acelerador e freio. Suas principais vantagens estão na baixa altura do banco e também na facilidade de pilotagem. Todos contam com um prático espaço sob o banco para guardar alguns itens ou o capacete. Por terem motores pequenos são muito econômicos, porém não indicados para rodovias. As desvantagens são a menor capacidade de carga e suspensões de menor curso — o que pode influenciar no conforto locais com asfalto ruim. Lembrando que também temos scooter maiores, esses sim mais aptos para pegar estrada.

City ou Street

 

São as motos mais vendidas e geralmente usadas para trabalho e entregas. Têm por vantagem o baixo custo de manutenção e consumo de combustível. Apensar de contar com embreagem e marchas são fáceis de pilotar — não por acaso são os modelos mais usados em motoescolas. Também podem ser consideradas motos Naked como a categoria abaixo, porém têm motores de menor cilindrada e consequente menor desempenho. Esta acaba sendo uma desvantagem para que gosta de viajar, ainda que muitas delas sejam vistas na estrada. É a escolha de primeira moto por muitos brasileiros justamente pelo baixo custo de aquisição. Ainda nesta categoria temos as motos Trail de baixa cilindrada com maior curso de suspensão e rodas raiadas. A motorização é a mesma porém com mais conforto em buracos e mais aptas para andar em estradas de terra.

Naked > 200 cm³

 

Estas, juntamente com a categoria abaixo, são as motos mais indicadas (em minha opinião) para quem está começando. São motos com potência suficiente para viajar até mesmo com garupa. Têm pneus e freios melhores além de uma resposta de motor mais imediata — o que pode te tirar de algumas situações perigosas. Suas desvantagens são o maior custo de aquisição e consumo de combustível. Porém são o degrau perfeito para quem pretende no futuro comprar uma moto de alta cilindrada. Nos últimos anos é uma das categorias que mais recebeu novos lançamentos com motos cada vez mais completas, potentes e equipadas.

Trail > 200 cm³

 

Neste segmento a motorização é semelhante à da categoria acima. A principal diferença está novamente nas suspensões e rodas de aro maior. São muito usadas na cidade para se obter maior conforto em buracos e ondulações. Conseguem viajar com maior desenvoltura e também andar por estradas de terra sem problemas. As desvantagens são as mesmas da categoria anterior, sendo a Trail geralmente mais cara que sua versão Naked. É preciso ter em mente que a maior altura do banco ao solo pode atrapalhar os mais baixos.

Considerações finais

Por fim lembramos que uma das principais diferenças entre os carros e as motos são os equipamentos de segurança. Num carro, após comprar o primeiro veículo só precisamos afivelar o cinto de segurança e estamos prontos. Nas motos é preciso investir também em equipamentos de segurança. Além do capacete lembre-se de comprar ao menos: um par de luvas para motos, jaqueta e botas. São itens básicos que podem literalmente salvar a sua pele, mesmo para quem anda em baixa velocidade e dentro da cidade.

Uma boa notícia é que quando comprei minha primeira moto em 2006 quase nenhuma loja oferecia motos para teste. Atualmente isso mudou e a maioria das marcas já tem essa opção nas concessionárias. Não deixe de fazer um teste antes da compra, somente assim poderá conhecer a moto de verdade. Minha recomendação final é que sempre que possível escolha motos com freios ABS. Investir em segurança faz toda a diferença. principalmente na vida de um piloto iniciante.

LR





Tags: BMWDafraHondakawasakiKTMmotosYamaha
Anterior

RALI DE REGULARIDADE EM INTERLAGOS, SEMPRE UM SUCESSO

Próximo

HISTÓRIA DO PNEU DE AUTOMÓVEL – PARTE 2

identicon

Lucas Rizzollo

Jornalista de formação começou a carreira nos cursos de pilotagem do ECPA. Já atuou como repórter na Revista MotoMax e na Agência Infomoto. Trabalhou também como piloto de testes.

Próximo
Foto: falkentire.com

HISTÓRIA DO PNEU DE AUTOMÓVEL – PARTE 2

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: Mercedes

NOVELA HAMILTON E O REINO DE MERCEDES SEGUE PATINANDO

26/01/2021
Fotos: autor

VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 3ª SEMANA

25/01/2021
Foto site Propmark

ALEX PERISCINOTO, O CÉREBRO DA PROPAGANDA VW NO BRASIL

25/01/2021
Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In