• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Fotos: divulgação Ford

    FORD MUSTANG MACH 1, O RESSURGIMENTO

    Fotos: Divulgação Honda

    HONDA APRESENTA O ACCORD HÍBRIDO

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NISSAN KICKS SENSE 2022, NO USO COM AS VERSÕES MANUAL E CVT (COM VÍDEO)

    MINI COOPER S E COUNTRYMAN ALL4 TOP, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home BS

CAOA CHERY ARRIZO 5: NOVO CÂMBIO CVT E MUDANÇA NO QUADRO DE INSTRUMENTOS

CÂMBIO PASSA A TER 9 MARCHAS ANTE AS 7 ANTERIORES E TORQUE AUMENTA

identicon por Bob Sharp
19/10/2020
em BS, Destaques, Lançamentos
Fotos: fabricante

Fotos: fabricante







O sedã Caoa Chery, produzido em Jacareí, SP, foi lançado em dezembro de 2018 e testado pelo AE em abril do ano passado. Agradou bastante, como pode ser lido na matéria com vídeo. O carro, que mais parece ser uma marca europeia do que chinesa, permanece igual, mas recebeu o câmbio (sempre WLY, chinês) CVT de 9 marchas, também com conversor de torque. O motor flex 1,5-litro turbo foi recalibrado para produzir mais 2 m·kgf de torque e em rotação mais baixa, e o quadro de instrumentos foi atualizado para maior facilidade de leitura, além de trazer mais informações no computador de bordo.

Continuam duas versões, RT em vez de RX, e RTS no lugar da RXT. Preços, R$ 74.590.e R$ 83.590, nessa ordem.

Linhas são decididamente agradáveis, com se não se tratasse de um carro chinês

Câmbio

Com duas marchas mais, e o encurtamento da primeira de 2,46:1 para 2,69:1 e alongamento da última marcha, de 0,42:1: para 0,38:1. o “leque” (nome técnico espectro, spread) de marchas aumentou de 5,77:1 para 7,07:1. Significa que, em princípio, são melhor atendidas todas as condições de utilização do veiculo. A relação do diferencial foi encurtada de 5,14:1 para 5,409:1, o que se traduz numa primeira efetivamente 15,1% mais curta. Essa fato, combinado com mais 2 m·kgf de torque e a 1.750 rpm ante 4.000 rpm, deu mais agilidade a partir da imobilidade ao Arrizo 5, claramente perceptível. Claro, contribui para a aceleração 0-100 km/h ter caído de 10,8 s para 9,98 s.

Na outra ponta, a v/1000 do RTS com pneus 205/50R17W (como no anterior RXT) subiu de 54,8 km/h para 56,7  km/h, daí que a 120 km/h velocidade verdadeira o motor está a  2.120 rpm (2.190 rpm antes, praticamente sem alteração).

Padrão de posições de marchas universal; botão serve para escolher entre modos Eco e Sport

O conversor de torque o multiplica por 1,9, estola a 2.200 rpm e bloqueia após 3 segundos, informa a Caoa Chery, Aos 40.000 km óleo e seu filtro são trocados uma única vez, depois não troca mais. Modificação na bomba de óleo tipo palheta melhorou a lubrificação e a eficiência do sistema

O câmbio tem dois modos, Eco e Sport, o primeiro determinando retenção das marchas baixas o mais possível, para menor consumo, o Sport, elevando a rotação antes de subir marcha e trocas mais rápidas. Um botão no console da alavanca alterna os dois modos.A alavanca tem as posições PRNDL, esta última deixando o câmbio restrito às marchas mais curtas, útil para freio-motor em descidas de serras. Deslocando a alavanca para a esquerda têm-se o modo manual (sobe marcha para frente). Ao o motor chegar a 5.800 rpm sobe marcha, e nesse modo a função kickdown (redução comandada por acelerar rápido e a funfo) fica inerte.

 

O funcionamento geral deste CVT é bom, embora a reduza marcha com uma frequência que me parece desnecessária, tanto ao movimentar o pedal do acelerador, quanto nas leves pendentes das autoestradas. Há crreeping (avanço lento ao soltar o freio) calmo, mas não há controle de neutro.

Motor

O motor 1,5 litro turbo, e flex, duplo comando por corrente e válvulas por cilindro, com variador de fase na admissão, e injeção no duto, tem potência de 143/150 cv a 5.500 rpm. O torque, como vimos acima, era 19,4 m·kgf e subiu importantes 2 m·kgf para 21,4 m·kgf e em rotação mais baixa, 1.750 rpm ante 4.000 rpm, por meio de nova calibração que pode ter resultado também de alguns décimos de bar mais na pressão se turbocarregamento (dado a conferir antes do teste “no uso”).

Descansa-braço escamoteável, com porta-copos no banco traseiro, só no RTS

O motor prima pela suavidade de funcionamento em toda a faixa de rotação e tem marcha-lenta isenta de trepidação com em todo 4-cilindros Sua relação r/l é perfeita, 0,295, e a taxa de compressão é adequada a um motor flez turbocarregado, 9,5:1.

A fabricante não informa velocidade máxima, mas afirmou que ela é conseguida em 8ª marcha. Tenho certeza de que supera com facilidade 200 km/h fazendo um exercício de cálculo. Se a  v/1000 da 8ª é 41,2 km/h e supondo que o motor não chegue às 5.500 rpm da potência máxima, mas a 5.000 rpm, temos aí 206 km/h; mas pode ser que até passe um pouco disso.

O consumo de combustível de homologação no Denatran é 11,0/7,6 km/l na cidade e 12,9/9,6 km/l, na estrada.

Trem rodante

A suspensão é a “universal” dianteira McPherson e traseira por eixo de torção. Faz jus à fabricação do Arrizo 5 em solo pátrio, tal o comportamento do veículo no nosso piso de quinta categoria. Ou seja, perfeito controle das oscilações pelos amortecedores, total compatibilidade com as constantes das molas, conforto de rodagem, e ausência de rumorosidade da suspensão trabalhando.

A direção eletroassistida está entre as melhores que já dirigi, com peso de volante (de Ø 370 mm) ideal em qualquer velocidade, e centro definido. Não há informação da relação de direção — estimo ser entre 14.5:1 e 15:1 —, nem diâmetro do mínimo de curva, só que são 2,7 voltas do volante entre batentes.

Os freios a disco ventilado na dianteira e a disco sem ventilação na traseira dão a certeza de atender com perfeição a massa do carro e as velocidades que alcança. O freio de estacionamento passa a ser eletromecânico e há agora O seu autoacionamento nas paradas, bastante cômodo ao ser desnecessário manter o veículo usando o freio de serviço. Basta encostar o pé no pedal do acelerado para esse freio ser liberado.

Grande novidade é o freio de estacionamento eletromecânico, pelo interruptor superior, e seu autoacionamento (auto-hold) nas paradas, que pode seer desativao

As rodas da versão-topo RTS, oferecida para dirigir na apresentação são de liga de alumínio com face externa polida e são montadas pneus 205/50R17W (Michelin Primacy 4), mostrando boa escolha da medida pela Caoa Chery.  A versão RT tem rodas de 16 polegadas com pneus 205/55R16V.

Equipamentos

A lista de equipamentos ao final mostra razoável dotação de equipamentos. Mas faltam alguns itens apreciados atualmente,como ajuste de distância do volante e encosto do banco traseiro dividido pelo menos 50:50. Não há faróis de neblina, mas há a importante luz traseira para esse condição de tempo e a hoje essencial luz de rodagem diurna em LED.

Os mais exigentes poderão apontar a falta de espelho retrovisor eletrocrômico (é prismático) e não haver espelho no para-sol do motorista, nem iluminação nesse espelho do passageiro dianteiro; falta iluminação no porta-luvas e alguns sentirão falta da faixa degradê no para-brisa.

Há a sempre e cada vez mais bem-vinda leitura digital de velocidade em repetição ao velocímetro no mostrador de 3,5 pol entre os dois instrumentos principais e na versão RTS são quatro bolsas infláveis além das obrigatórias frontais.

Porta-malas é de capacidade apenas razoável para o porte do Arrizo 5,, 430 litros, poderia ser maior; acesso é bom, 1,08 m x 0,48 m e o estepe é temporário estreito T125/70R16 M

Conclusão

O Arrizo 5, principalmente com as mudanças, constitui uma boa opção em sedã. É espaçoso e de rodar confortável, muito agradável de dirigir , além de denotar boa construção. O porta-malas merecia uns 50 litros mais, passando dos 430 litros para 480 litros, o mesmo com o tanque de combustível, 7 litros mais, para 55 litros, seriam bem-vindos, em especial para quem utilizar álcool. A marca está bem estabelecida no país, com fábricas em Jacareí, SP e Anápolis, GO, certeza de operação definitiva em solo brasileiro.

BS

 

FICHA TÉCNICA CAOA CHERY ARRIZO 5 RT/RTS 2021
MOTOR
Tipo 4-cilindros, dianteiro, transversal, bloco de ferro fundido, cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas com variador de fase na admissão, corrente, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca roletada, turbocompressor com interresfriador, injeção no duto, flex
Diâmetro x curso (mm) 77 x 80,5
Cilindrada (cm³) 1.499
Taxa de compressão (:1) 9,5
Potência (cv/rpm, G/A) 147/5.500//150/5.500
Potência específica (cv/L, G/A) 98,1/100.1
Torque (m·kgf/rpm, G/A) 21,4/1.750
Torque específico (m·kgf/L, G/A) 14,3 m·kgf/L
Comprimento da biela (mm) 136
Relação r/l 0,295
Ignição Eletrônica digital incorporada ao sistema de injeção
TRANSMISSÃO
Fabricante WLY
Tipo Transeixo dianteiro com câmbio automático CVT de 9 marchas à frente mais ré; com conversor de torque, trocas manuais sequenciais pela alavanca, tração dianteira
Relações de transmissão (:1) 1ª 2,69; 2ª 1,68; 3ª 1,10; 4ª 0,88; 5ª 0,72; 6ª 0,61; 7ª 0,52; 8ª 0,44; 9ª 0,38; ré 0,745
Relação do diferencial (:1) 5,409
Espectro (:1) 7,078
Estol do conversor de torque (rpm) 2.200
Relação do conversor de torque (:1) 1,9
Bloqueio do conversor de torque Após 3 segundos
FREIOS
De serviço Servoassistidos, ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem
Dianteiro (Ø mm) A disco ventilado (n.d.)
Traseiro (Ø mm) A disco (n.d.)
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade
Voltas entre batentes 2,7
Diâmetro do volante de direção (mm) 370
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Alumínio, 6J x 16 (RT), 6J x 17 (RTS)
Pneus 205/55R16V (RT), 205/50R17W (RTS)
Estepe Temporário, roda de aço, pneu T125/70R16M
Marca dos pneus Michelin Primacy 4 nacional
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, sedã, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.356
Carga útil 391
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4.532
Largura sem espelhos 1.814
Altura (vazio) 1.487
Distância entre eixos 2.650
Distância mínima do solo (vazio) 129
 CAPACIDADES (L)
Porta-malas 430
Tanque de combustível 48 (9 de reserva nesse total)
DESEMPENHO
Velocidade máxima (km/h) 206 (est)
Aceleração 0-100 km/h (s) 9,9
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBEV (km/l)
Cidade (G/A) 11/7,6
Estrada (G/A) 12,9/9,6
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 na relação mais longa (km/h) 66,9 (RT), 67,3 (RTS)
Rotação a 120 km/h, últ. marcha (rpm) 1.793 (RT), 1.780 (RTS)
Rotação à vel. máxima em 8ª (rpm) 5.000 (est).
MANUTENÇÃO
Troca do óleo do motor (tempo/km) 1 ano ou 10.000
Revisões (km) 10.000
Troca do óleo do  câmbio Única com 40.000 km, inclusive filtro
GARANTIA
Veículo todo (anos) 3
Motor e câmbio  (anos) 5

 

EQUIPAMENTOS DE SÉRIE CAOA CHERY ARRIZO 5 2021
RT RTS
EXTERIOR
Faróis com ajuste elétrico de altura do facho S S
Faróis com duplo refletor e guia de LED S S
Lanternas traseiras de LED S S
Luz de rodagem diurna (DRL) S S
Luz traseira de neblina S S
Moldura cromada nos vidros laterais – S
Para-choques, espelhos e maçanetas na cor do veículo S S
Repetidoras de seta nos retrovisores S S
Rodas em liga de alumínio de 16″ S –
Rodas em liga de alumínio de 17″ polidas – S
SEGURANÇA
Alças de teto (3) S S
Aviso de cinto de segurança do motorista desatado S S
Aviso de cinto de segurança do passageiro desatado – S
Bolsas infláveis laterais – S
Bolsas infláveis de cortina – S
Bolsas infláveis frontais (obrigatórias) S S
Cinto de 3 pontos e apoio de cabeça para os 5 ocupantes S S
Controle eletrônico de estabilidade e tração S S
Engates Isofix para dois bancos infantis S S
Freio a disco nas 4 rodas S S
Freios com ABS (obrigatório) e distribuição eletrônica das forças de frenagem S S
Indicador de portas abertas/mal fechadas S S
Indicador de pressão e temperatura dos pneus S S
Setas com função pisca-3 S S
Sistema de alarme S S
CONFORTO E COMODIDADE
Abertura/travamento das portas e alarme por controle remoto S S
Acendimento automático dos faróis S S
Ar-condicionado eletrônico S S
Assistente de partida em aclives S S
Banco do motorista com regulagem de altura S S
Banco traseiro com descansa-braço central e porta-copos – S
Banco traseiro com encosto inteiriço rebatível S S
Câmera traseira S S
Comando de áudio no volante S S
Console central total com porta-objetos e descansa-braço dianteiro S S
Controlador automático de velocidade de cruzeiro com comando no volante S S
Controle elétrico para os retrovisores S S
Direção eletroassistida S S
Iluminação no porta-malas S S
Para-sol com espelho do passageiro S S
Revestimento dos bancos em couro com porta-revistas no dorso  do encosto do banco do acompanhante – S
Revestimento dos bancos em tecido S –
Sensor de estacionamento traseiro S S
Teto solar elétrico com cortina rígida não transparente – S
Tomada 12 V S S
Vidros elétricos nas 4 portas, um-toque descida/subida no do motorista, com fechamento remoto S S
Volante com regulagem de altura S S
Volante revestido em couro S S
TECNOLOGIA
Bluetooth S S
Computador de bordo com tela de 3,5 pol em cores entre o conta-giros e o velocímetro S S
Destravamento das portas por sensor de aproximação, sem chave S S
Freio de estacionamento eletromecânico e função autoacionamento S S
Multimídia de 7 pol com espelhamento de celular Android Auto e AppleCarplay S S
Partida do motor por botão com chave presencial S S
Porta USB S S

 





Anterior

CAOA CHERY ARRIZO 5 COM NOVO CÂMBIO CVT EM "OS ESPECIALISTAS"

Próximo

O FUSQUINHA DO PAI

identicon

Bob Sharp

Um dos ícones do jornalismo especializado em veículos. Seu conhecimento sobre o mundo do automóvel é ímpar. História, técnica, fabricação, mercado, esporte; seja qual for o aspecto, sempre é proveitoso ler o que o Bob tem a dizer. Faz avaliações precisas e esclarecedoras de lançamentos, conta interessantes histórias vividas por ele, muitas delas nas pistas, já que foi um bem sucedido piloto profissional por 25 anos, e aborda questões quotidianas sobre o cidadão motorizado. É o editor-chefe e revisor das postagens de todos os editores.

Próximo
Foto Yuri Leite

O FUSQUINHA DO PAI

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Foto: autoexpress.co..uk

DOZE CARROS QUE NUNCA DIRIGI, MAS GOSTARIA MUITO

19/04/2021
Foto enviada por Yel Feu

NOVO CAUSO: TEMPO EM QUE TUDO DAVA ERRADO…

19/04/2021
Fotos: Divulgação Mercedes-Benz

MERCEDES-BENZ EQS É O PRIMEIRO SEDÃ ELÉTRICO DE LUXO DA MARCA

19/04/2021
Foto RBCP/Getty Images

F-1 IMOLA: VERSTAPPEN VENCE, HAMILTON LIDERA CAMPEONATO

18/04/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In