• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
    • Todos
    • Lançamentos
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    NOVO ONIX RS, NO USO (COM VÍDEO)

    Fotos: autor

    VOLKSWAGEN NIVUS 200 TSI COMFORTLINE – 2ª SEMANA

    Fotos: autor

    VW NIVUS 200 TSI COMFORTLINE– 1ª SEMANA

    Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / Fotos: autor

    JEEP RENEGADE MOAB, UMA BOA OPÇÃO DE 4X4 TURBODIESEL, NO USO (COM VÍDEO)

  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Autoentusiastas
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Home CF

SEGUNDA CARTA ABERTA AO EXMO. SR. PRESIDENTE DA REPÚBLICA

identicon por Celso Franco
08/02/2020
em CF, Destaques, Trânsito
Foto: www.senado.leg.br

Foto: www.senado.leg.br







Exmo. Sr. Presidente Jair Bolsonaro,

Venho, pela segunda vez, tomar a liberdade de escrever a V. Exa. com o propósito leal e patriótico de auxiliá-lo num assunto em que, desculpe-me a franqueza, o seu governo está enganado.

No momento em que o Congresso, após o recesso,  volta a exercer o seu papel de legislar, venho humildemente alertar V. Exa. sobre o perigo de submeter a julgamento, não especializado, um assunto da maior complexidade como o Código de Trânsito Brasileiro, sem ter o projeto passado pelo crivo de uma comissão de especialistas de alto nível.

Assusta-me — ou como dizem os ingleses gentilmente, I am afraid — que erros  que constatei pelo noticiário sejam incorporados na revisão do novo Código de Trânsito Brasileiro a ser votado e discutido no Congresso Nacional por não especialistas e, pior ainda, por políticos com interesses eleitoreiros num ano eleitoral.

Aprendi muito cedo, quando tive a responsabilidade de dirigir o trânsito do então Estado da Guanabara, na década de 1960, que “é muito difícil se organizar o trânsito com a política, mas, desgraçadamente, é muito fácil estabelecer regras no trânsito utilizando a política”.

O atual Código, redigido em 1997 por um grupo  abnegado e desejoso de acertar, trouxe grandes inovações com o propósito de melhorar as condições do nosso trânsito. Infelizmente, logo no inicio de sua vigência recebeu tentativas amenizadoras de emendas políticas, exatamente dos membros do Congresso que acabavam de aprová-lo.

Mede-se o valor do remédio, no tratamento de qualquer doença, pelos resultados no seu combate. No caso do nosso trânsito, seriamente doente, com um saldo vergonhoso de mortos em acidentes, o remédio empregado não está tendo o efeito desejado na maioria dos casos. Os dados estatísticos não me deixam mentir.

Uma administração de trânsito, que faça jus a este título, e a responsabilidade que deve ter, baseia sua ação nos resultados estatísticos.

No desejo patriótico de deixar registrado para os pósteros, escrevi e publiquei um livro, uma catarse, com o título sugestivo de: “Ultrassonografia do Trânsito Brasileiro”. Nele coloquei tudo que aprendi ao longo de minha já longa vida  (94 anos) como último do “Buchanistas”. Nele sugiro aos que têm o poder de agir como se ter um trânsito, tranquilo e com fluidez e que não nos envergonhe.

Ações como modificar a formação do motorista, instituir a vistoria dos veículos, propor melhorias nas condições das estradas, punir as infrações (mas pôr um fim à indústria da multa), e estabelecer uma campanha permanente de segurança nas rodovias, poupando o Governo Federal de conviver com este quadro macabro, desgastante, que hoje temos.

Este livro foi entregue em mãos ao Exmo. Sr. Ministro Sérgio Moro pelo autor do prefácio, jornalista Alexandre Garcia.

Também foi entregue, em mãos, ao deputado relator da proposta de modificação do Código de Trânsito atual que, pelo noticiário que vi das medidas propostas pelo governo, “a emenda será pior do que o soneto,”

Finalizando esta minha angustiada carta, sugiro a V. Exa., confiante em seu espírito público e na sinceridade de propósitos que aprendemos nas escolas militares, que se digne a convocar uma comissão de alto nível técnico a fim de que, tendo o meu “livro-relatório” baseado em mais de 60 anos (desde 1958) estudando e convivendo com o assunto, como definidor de parâmetros ou, se preferirem, roteiro a ser seguido, seja redigido um projeto para as leis de trânsito (foto de abertura) com o rigor que a situação exige, amenizado com medidas construtivas educacionais contrariando fortes interesses financeiros, cientes de que  a vida humana e, neste caso a maioria é de jovens, não tem preço.

Assim procedendo, V. Exa. permitirá a este abnegado estudioso da bela “ciência do controle do trânsito”, ainda em vida, a alegria incomparável do dever cumprido.

Queira aceitar, Exmo. Senhor Presidente, os meus mais elevados protestos de consideração.

Celso Franco

Capitão de Mar-e-Guerra (Reformado), Consultor de trânsito.

Celso Franco escreve quinzenalmente no AUTOentusiastas sobre questões de trânsito.





Anterior

NOVA FIAT STRADA

Próximo

PNEUMÁTICO SURFISTA?

identicon

Celso Franco

Celso Franco, ou Comandante Celso Franco como era conhecido e assim chamado por ter servido na Marinha de Guerra do Brasil, tem toda sua vida ligada ao trânsito. Foi diretor de Trânsito no antigo Estado da Guanabara, depois na cidade do Rio de Janeiro, e até de São Paulo. Tem experiência internacional, fez cursos e estágios na Alemanha e nos Estados Unidos, o que lhe confere autoridade neste vasto tema que afeta todos nós. Ao longo de sua vida escreveu para veículos de imprensa importantes, e até publicou livros, portanto esse seu lado será de grande utilidade na comunicação com o leitor ou leitora do AE, quando poderá transmitir todo seu conhecimento e experiência em assuntos de trânsito. Celso Franco estará no AE a cada 15 dias, sempre aos sábados às 10h00.

Próximo
Foto: Enciclopédia do Automóvel/Dunlop

PNEUMÁTICO SURFISTA?

Nenhum resultado
Ver todos os resultados

PUBLICIDADE

CONTEÚDO AE

  • Tendências
  • Comentários
  • Recentes
Da esq. para a dir.: Leonardo Senna, Ayrton Senna, Christian Schues.(vendas Exportações), Ronaldo Berg e o engenheiro Luiz Antônio da Silva, designado para a VW Motorsport (Foto: Imprensa VW)

O GOL GTi DE AYRTON SENNA: “ACIDENTE” COM O CARRO DO CAMPEÃO

24/02/2019

“VW FUSCA” ÚLTIMA SÉRIE 1986 PARA FUNCIONÁRIOS: REVELADO O SEGREDO – PARTE 1

25/09/2019
Foto ilustrativa: morozcomunicacao.com.br

PONTUAÇÃO NA CNH: BOLSONARO OUVIU O GALO CANTAR, SEM SABER ONDE

11/07/2020

DESIGN – CRIANDO UM ESPORTIVO SOBRE O CHASSI DO FUSCA

11/05/2019

TABELA DE VELOCIDADE MEDIDA E CONSIDERADA

CARROS COM 100 MIL KM: QUEM TEM MEDO?

SANDERO RS, FEITO PARA AUTOENTUSIASTAS

ÁLCOOL? SOU CONTRA

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

PUBLICIDADE

MATÉRIAS RECENTES

Monteverdi Hai de 1970 foto: Wallpaper Up)

DEZ FABRICANTES INDEPENDENTES DE ESPORTIVOS QUE NÃO SÃO INGLESES NEM ITALIANOS

24/01/2021
Foto: autoindustria.com.br

MONTADORA…

24/01/2021
Foto: teknikensvarld.se

RECALL DO ESC: ENQUANTO MERCEDES FAZ, TOYOTA NEGA O QUANTO PODE

23/01/2021
Foto: viatrolebus.com.br

O AUTOMÓVEL NO DIVÃ – PARTE FINAL

23/01/2021

AE NO INSTA

PARCEIRO AE

AE NO FACE

PUBLICIDADE

Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

Publicidade

Publicidade

Publicidade

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Home
  • Avaliações
  • Mundo AE
    • 10 mais
    • AE Classic
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Motos
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Colunas
    • Conversa de Pista
    • De Carro por Aí
    • Do fundo do baú
    • Coluna Fernando Calmon
    • Falando de Fusca & Afins
    • Opinião de Boris Feldman
    • Pelos Retrovisores
    • Perfume de Carro
    • Visão Feminina
    • Panorama
    • Garagem do Bellote
  • Matérias
    • Análises
    • Editorial
    • Mercado
    • Notícias
    • Outros
    • Viagens
  • Vídeos AE
    • Testes & Avaliações
    • Postagens
  • Fotos AE
    • Fotos
    • Instagram
  • Portal AE
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Garagem do Bellote
    • Motores Clássicos
    • AEROentusiastas
    • MOTOentusiastas
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Loja
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17

Entre na sua conta abaixo

Esqueceu a senha?

Fill the forms bellow to register

Todos os campos são obrigatórios Log In

Recuperar senha

Por favor, entre com seu nome de usuário ou e-mail para ressetar a senha

Log In