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Home Antigomobilismo

REPLICAR É PRECISO – PARTE II

identicon por Portuga Tavares
04/03/2020
em Antigomobilismo, Destaques, PT
Foto: (Material publicitário da Metalúrgica Bola S.A.)

Foto: (Material publicitário da Metalúrgica Bola S.A.)







Conheci Henrique Erwenne por conta da sua paixão pelo Karmann-Ghia. Ele havia recentemente formado o clube dedicado ao modelo depois de pedir afastamento de outro clube, do qual ele havia participado por anos. Foi em conversa com aquele simpático senhor que descobri que ele, antes — em 1979 — havia participado da criação de um dos mais belos fora-de-série do nosso país, o Fera XK4.1 HE, uma réplica do Jaguar XK120 (foto de abertura).

Material publicitário do Fera XK 4.1 HE feito pela Artefatos Metálicos Bola S.A.

Meu primeiro contato com esse veículo foi durante a realização do Rally Imperial, em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro. A convite do saudoso jornalista (e mestre) José Rezende Mahar — que foi o assessor de imprensa do evento — parti de São Paulo para participar daquela prova de carros antigos. Na ocasião, Arnaldo Keller, Anísio Campos e eu reunimos três veículos, sendo dois originais XK120 (um roadster e um cupê) e um Fera.

Arnaldo Keller e sua paixão automobilística, o Jaguar Xk120 (Foto: Paulo Keller/AUTOentusiastas)

Na época do Sr. Henrique Erwenne (falecido em 2014), sua obra desenvolvida pela empresa Artefatos Metálicos Bola S.A., tinha como motor o 4100 do Opala, o seis-cilindros em linha que fez fama e é venerado até os dias atuais. O Fera tinha como opcionais assistência hidráulica de direção e câmbio automático. Os direitos de construção do Fera foram passados para a Americar, em 2003, quando o então proprietário, Cléber Lopes, reativou a construção da réplica do modelo.

No início dessa retomada o conjunto mecânico continuou a ter como opção o motor e câmbio de Opala ou do Omega. Sendo assim, dependendo do veículo doador, o automóvel poderia contar com sistema de formação de mistura por carburador ou por injeção eletrônica multiponto. Em 2012 o Cléber me ligou, oferecendo para gravação uma novidade, seu modelo Americar XK120 com motor V-8.

Eu, em 2012, andando com o Americar XK120, o primeiro com motor V-8 (Foto: Cléber Lopes)

Levei o carro ao Autódromo Velo Città, em Mogi Guaçu, no interior do estado de São Paulo. Queria passear com o belo Xk120 de carroceria cor preta e motor V-8, que era um 327 (5.3 litros) Chevrolet, motor que ficou famoso no Brasil ao equipar os Camaro e Impala dos anos ’60 e ’70. O câmbio era manual de cinco marchas. O carro ainda era um protótipo, mas agradava muito.

Cléber teve a ideia de modificar a posição de dirigir, com isso o veículo dele era mais cômodo que o antecessor (Fera 4.1) e o original da Jaguar — o que era algo apreciável, já que não se tratava de um carro original de1948, mas perdendo o charme apreciado dos puristas por não ser de chapa de aço (era feito em compósito de fibra de vidro). Ganhou a praticidade de ser mais usável no dia a dia do que o antigo inglês. O criador de réplicas ainda ousou um pouco mais, criando a versão cupê, que no carro original é raríssima e com pouquíssimas unidades em todo o mundo, sobretudo fora da Inglaterra.

Jaguar XK 120 cupê, versão teve poucas unidades produzidas e, por isso, é raríssimo encontrar um destes que não seja de volante na direita (Foto: .pixelcar.com)

Em 2013, a Americar mudou de mãos, que agora com seu atual proprietário tem o nome de American Classic. A história é peculiar: Antônio Carlos procurou o Cléber para comprar uma réplica de XK120, se apaixonou tanto pelo modelo que acabou adquirindo a fábrica. De início continuou a produzir os veículos como feitos na época de Cléber, usando motores de seis cilindros em linha Chevrolet.

A empresa decidiu homologar seu modelo Xk120, criando chassi próprio e cadastrando o veículo na BIN (Base de Índice Nacional) do Denatran. O automóvel passou pelos testes obrigatórios como, por exemplo, os testes de impacto frontal e lateral. Com isso, uma das exigências era a propulsão mecânica nova com garantia de um veículo 0-km. Assim a empresa passou a adotar um conjunto mecânico novo, sempre importado dos Estados Unidos, sendo motor V-8 Chevrolet 350 (5,7 litros) com câmbio automático Turbo-Hydramatic TH400, além do diferencial e suspensão novos.

Agora sob tutela da American Classic a réplica do XK120 recebe motor e câmbio 0-km importados dos EUA (Foto: American Classic)

Nesse momento o amigo leitor deve estar se perguntando como é que sobrevive um fabricante de carros artesanais, tendo que lidar com toda a burocracia e procedimentos necessários para homologar e produzir um automóvel, bem como ter que importar tantas peças dos Estados Unidos, em tempos de dólar nas alturas. Pois bem, como diz o ditado “enquanto uns choram outros vendem lenços”, a fabricante achou na exportação dos veículos em forma de kit, sem mecânica, uma solução para conquistar, com preço competitivo, um mercado que realmente gosta de automóvel. A prova de que está dando certo, a criação do Sr Henrique Erwenne pode até ter mudado o nome, o powertrain e a empresa, mas continua bela e conquistando pessoas e mercados mundo a fora.

Na terceira parte dessa série vamos contar outra história, a de um carro  que nasceu como réplica nacional, mas conquistou mercado até no Japão. Será que o leitor ou leitora adivinha qual é?.

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Portuga Tavares

Jornalista automobilístico e um grande autoentusiasta, tem carros antigos, entre eles um Galaxie com motor 302 ano 1981. É diretor técnico da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e presidente do Galaxie Clube do Brasil.

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